Realizar a emissão de uma nota fiscal eletrônica é de responsabilidade obrigatório dos estabelecimentos em qualquer tipo de transação realizada, para recolher tributos sobre as operações do local. Além disso, também é uma ótima forma de conseguir ter um controle de entrada e saída no faturamento empresarial.
Para emitir a nota fiscal é necessário um passo a passo que conta, muitas vezes, com itens um pouco mais complexos que podem deixar várias pessoas na dúvida. Por isso, a Actionpay separou um guia completo para te ajudar nesse momento de emissão da nota fiscal eletrônica. Continue a leitura e entenda como fazer:
Como emitir uma nota fiscal para o cliente?
A nota fiscal eletrônica (NF-e) é a mais comum, são utilizadas para empresas do comércio e com elas é possível pagar o ICMS. Entretanto, para começar a emitir notas fiscais, é necessário seguir e realizar alguns protocolos para que tudo saia corretamente.
Aproveite e leia também: trabalhar como afiliado vale a pena?
– Adquira um certificado digital
Para que a nota tenha validade, é necessário passar por uma validação feita pela asseguradora, utilizando a assinatura digital da empresa contratada (a emissora do documento) e autorizada pela Secretaria da Fazendo (SEFAZ).
Essa assinatura funciona para pessoas jurídicas como se fosse uma assinatura que garante autenticidade a essa transação. No site ICP-Brasil, você consegue encontrar uma lista completa das empresas autorizadas para realizarem esse serviço.
– Cadastro fiscal junto ao governo
Além disso, para conseguir fazer a emissão da NF-e, você precisa fazer um cadastro fiscal junto ao governo para obter a autorização necessária do órgão responsável. Nesse meio, você pode precisar tirar uma para comércio e serviços.
- Credenciamento de empresas de comércio:
Esse procedimento pode variar de acordo com cada região, o ideal é procurar desde o início um contador para te ajudar nesse processo de legislação local, assim, você tem uma garantia de que tudo saia como planejado. - Credenciamento de empresas prestadoras de serviço:
Para realizar serviços, você também vai precisar fazer um cadastro junto à prefeitura, para emitir a NFS-e, que seria a nota de serviço (mão de obra).
No site da prefeitura é possível realizar um credenciamento e, na hora de apresentar, é necessário levar os seguintes documentos: número de protocolo para obter a senha, via original do CPF e documento de identificação e dos atos constitutivos da pessoa jurídica.
Feito isso, se estiver tudo correto, a senha será bloqueada e um e-mail é enviado liberando o acesso ao sistema para gerar notas.
Aprenda como converter leads em clientes para a sua empresa! Não deixe de conferir depois!
– Escolha o emissor de NF-e
Com a autorização liberada, é a hora de escolher o emissor da NF-e, dessa forma, o empreendedor tem duas opções: utilizar o método gratuito do Sefaz (NF-e) e/ou o da prefeitura (NFS-e), ou entrar em contato com um emissor próprio e integrado ao sistema do governo.
Por mais que seja disponibilizada a versão gratuita pelo governo, ele apresenta o problema de não ser integrado ao sistema da empresa, deixando com muitas limitações, como a de precisar digitar dados todas vezes que necessitar utilizá-lo. Visto isso, o ideal é que se utilize um emissor pago. No mercado, você consegue encontrar vários, muitos deles, contam com um ótimo custo-benefício.
– Comece a emissão das notas fiscais
Com a autorização, certificado digital e com um emissor, você já consegue iniciar o processo de emissão das notas fiscais eletrônicas. E sempre verifique seus dados, para que tudo fique certo e não tenha nenhum problema posteriormente.
O que é necessário para emitir nota fiscal de serviço?
Feito o seu credenciamento na prefeitura, começar a emitir a nota fiscal de serviço é um processo bem simples. Você precisa acessar o site da prefeitura, fazer o login, buscar pela seção de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e preencher o documento com os dados necessários.
Verifique se os dados estão corretos, caso contrário, é necessário cancelar e realizar a emissão novamente. Se estiver tudo certo, basta finalizar o processo.
Vale lembrar que cada prefeitura tem uma numeração diferente e apresenta diferenças de valores que variam de cidade para cidade, visto que é ela quem determina a alíquota do imposto para cada tipo de serviço realizado.
Dessa forma, antes de tudo, você deve entrar em contato com a prefeitura para ter acesso a essa lista ou, em algumas cidades, você consegue encontrá-la on-line.
Além disso, os métodos de emissão das notas fiscais variam de emissor para emissor, cada uma conta com diferentes funcionalidades e benefícios em seus aplicativos, com versões das mais básicas até as mais completas.
Portanto, a emissão de notas fiscais é algo obrigatório para todas as empresas e necessária também para mensurar seus lucros e serve de garantia pelo serviço que foi prestado, tanto para a empresa quanto para o cliente, que pode precisar usar para garantir a garantia de um produto que adquiriu.
Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas com esse post sobre o que é necessário para emitir a NF-e. Para saber mais assuntos interessantes, continue acompanhando o blog da Actionpay!
Não deixe de conferir: quero ter um e-commerce e agora? Até a próxima!