Aprenda como Converter Leads em Clientes para a sua Empresa

Quem conhece um pouco de marketing digital provavelmente já ouviu falar do lead. Esse conceito está ligado à clientes em potencial, ou seja, aquelas pessoas que entram em contato de alguma forma com a sua empresa e demonstram grandes chances de fechar negócio.

No entanto, é importante ressaltar que eles não viram clientes apenas com boas promoções e condições de pagamento diferenciadas. Para convertê-los  é necessário criar estratégias e contar com algumas  ferramentas e técnicas específicas para essa finalidade.

Acompanhe o artigo para entender como as pessoas agem durante o processo de compra e aprender como torná-las clientes.

O que é um lead? 

De forma geral, o lead é uma pessoa que demonstrou interesse na sua marca em algum momento. Ao fazer comentários ou perguntas no Instagram, baixar um ebook ou até mesmo preencher formulários a pessoa se torna um cliente em potencial e uma oportunidade de negócio.

Vale ressaltar que lead não é sinônimo de cliente. Só porque uma pessoa interagiu com a sua empresa não quer dizer que ela realmente vai fechar negócio com você. Para que ela se torne parte da sua clientela é necessário guiá-la pela jornada de compra.

Imagine, por exemplo, que você é um despachante PCD. Como parte da estratégia de marketing, sua empresa tem um blog na internet para publicar assuntos do mundo burácrito e disponibilizar ebooks sobre o assunto.

Entre os ebooks está um material sobre desconto PCD. Para ter acesso a esse material o visitante do seu blog precisa preencher um formulário com algumas informações como e-mail, telefone e nome.

A partir daí ele já se tornou um lead, pois demonstrou interesse nos seus serviços e forneceu algumas informações pessoais por vontade própria.

É por esse motivo também que é perigoso comprar comentários para as redes sociais e para o site. Se por um lado esse tipo de comentário ajuda a construir quase instantaneamente a imagem da empresa e atrair mais pessoas, por outro eles não representam leads de verdade.

Sendo assim, invista em outras formas de chamar as pessoas para suas redes e estude como ganhar seguidores no facebook e instagram, por exemplo, para que as interações entre você e possíveis clientes seja o mais natural e orgânica possível.

Mas afinal, como converter os leads?

Quando falamos da jornada de compra também estamos falando do funil de vendas. Esse conceito do marketing e vendas determina que antes de efetivamente decidir comprar um produto ou contratar um serviço o consumidor passa por um processo.

Esse processo acontece dentro do funil de vendas e passa pelos estágios de aprendizado, descoberta, reconhecimento, consideração e decisão. 

No processo do funil o número de pessoas com real interesse em fechar negócio vai se afunilando conforme elas avançam pelas etapas. Cabe a empresa guiá-las pelo funil e filtrar até que elas se tornem clientes.

A conversão de leads, por sua vez, faz parte do fundo do funil, ou seja, da etapa de consideração e decisão. 

Estratégias para a conversão

Agora que você já conheceu um pouco sobre o conceito de funil de vendas e em qual etapa está a conversão de leads, chegou a hora de saber quais estratégias  podem ajudar a tornar os leads em clientes.

Acompanhe algumas dicas! 

Copywriting 

Para que a conversão aconteça, o lead precisa ser sentir atraído pela empresa e pelo que ela está oferecendo. Isso quer dizer que ele precisa ser persuadido a escolher a empresa em questão para suprir sua necessidade.

Para isso, é necessário persuadi-lo, por meio de e-mails, redes sociais, blogs, landing pages e outros meios, a realizar ações – desde preencher formulários até executar a compra. 

Esses meios devem vir acompanhados de textos de boa qualidade que fomentem a tomada de decisões. Tais texto serão escritos com base no Copywriting. 

O Copywriting é uma técnica de escrita persuasiva que explora gatilhos mentais para induzir o lead a avançar pelo funil de vendas e realizar ações.

Exemplo

Para explicar melhor, vamos a um exemplo prático:

Digamos que você tem uma empresa de reforma especializada em obras de grande porte. 

Para chegar ao seu público usando o Copywriting nos seus materiais de marketing você poderá explorar o gatilho mental da autoridade. Por meio de textos para blogs e redes sociais, por exemplo, é possível demonstrar toda a sua expertise na área e atrair mais clientes. 

Um exemplo de Copy aplicado no gatilho de autoridade é o seguinte título:

A (nome da empresa) tem 15 anos no mercado e mais de 100 clientes satisfeitos. Confira nossos projetos e ache a solução ideal para o seu imóvel!

 CTA (call to action)

O CTA é uma das principais ferramentas que fazem parte do Copywriting. Ele é utilizado para chamar a atenção do público e é essencial para convencê-los a realizar as ações citadas anteriormente.

Ele pode ser empregado no formato de links que direcionam os visitantes para outras páginas – sejam elas de formulários, videos, compra, etc –  ou na forma de expressões como “saiba mais” ou “entre aqui”.

Sendo assim, o CTA atrai as pessoas por meio da chamada,  as transforma em leads e os leads em clientes. 

Fluxo de nutrição

Depois de produzir conteúdos usando Copywriting e guiar os leads pela jornada de compra por meio dos CTAs chegou a hora de fazê-los virarem clientes.

Isso quer dizer fortalecer a relação entre a sua empresa e o lead para que eles continuem lembrando da sua existência.

Nessa etapa os leads já foram qualificados e sinalizados como clientes em potencial. No entanto, eles ainda não estão prontos para fechar negócio. 

Para garantir que eles continuem considerando a sua empresa como opção de compra é preciso fazer-se presente a todo momento. Assim, você irá enviar uma série de e-mails, de maneira automatizada, seguindo os interesses de cada pessoa e o estágio do funil. 

A partir disso o lead continuará lembrando de você ao longo da jornada de compra, tornando mais fácil que você e a sua empresa sejam os escolhidos no momento da decisão.

Invista na conversão de leads

A partir desse conteúdo você aprendeu sobre a importância dos leads para a sua empresa e como eles podem ser convertidos em clientes.

Tenha em mente que novas ferramentas de tratamento de leads surgem a todo momento. Por isso, continue estudando e fique de olho em novas estratégias para fazer do seu negócio um sucesso!

Conteúdo produzido por Business Connection

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário