Perfil profissional no Whats: como usar o WhatsApp business?

O WhatsApp se tornou uma ferramenta de comunicação amplamente utilizada no mundo todo, permitindo que a interação entre pessoas se estreitasse quase que instantaneamente. Tanto no Brasil como em outros países, hoje, estima-se que mais de 2 bilhões de usuários utilizem a ferramenta ao redor do mundo. Com toda essa popularização, obviamente, o WhatsApp começou a ser utilizado como ferramenta comercial.

Pensando nisso, a Actionpay trouxe alguns tópicos para você entender melhor o que é o WhatsApp profissional e como utilizá-lo a seu favor. Continue na página e aproveite a leitura!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é uma conta profissional, desenvolvida exclusivamente para fins corporativos. Ele apresenta funções únicas que auxiliam tanto o comerciante quanto o cliente, mostrando as seguintes informações:

  • localização;
  • ramo;
  • descrição;
  • mensagens automáticas;
  • horário de funcionamento;
  • estatísticas de ações;
  • site;
  • tags para dividir os contatos;
  • e-mail.

E outra funcionalidade que a ferramenta apresenta é a vitrine, onde é possível colocar fotos dos produtos ou serviços que presta, informar os preços, realizar uma descrição mais completa, sendo possível esclarecer diretamente para o cliente, sem a necessidade de contato.

Confira tudo o que você precisa saber sobre anúncios digitais!

O que colocar no perfil profissional do WhatsApp?

O ideal é preencher todos os campos possíveis, afinal, quanto mais informações forem repassadas para o cliente, melhor. Ou seja, além desses tópicos listados acima, faça uma boa descrição e utilize uma foto de perfil de qualidade para sua conta profissional do WhatsApp.

Como criar uma conta no WhatsApp profissional?

O processo de criação é simples e rápido, mas se atente: há dois modelos de contas. Mas a sua criação segue o mesmo passo a passo, veja:

  • Entre no App Store ou Google Play Store;
  • Baixe o aplicativo “WhatsApp Business”;
  • Abra o app;
  • Clique em concordar e continuar;
  • Permita acesso a fotos, contatos e arquivos;
  • Insira e verifique se o número está correto;
  • Pronto, conta criada.

Além disso, caso você utilize o WhatsApp tradicional, você consegue importar seus contatos do antigo para o Business, sem perder seus contatos, conversas e mídias.

Leia mais: como fazer lives para divulgar seu produto!

Agora que já sabe como criar a sua, confira como elas se configuram:

Conta comercial regular:

Assim que o perfil Business é criado, todas as contas estarão nessa modalidade. Com a opção de virar oficial após alguns passos de verificação — entretanto, não depende de você.

A conta regular também conta com todos os recursos ditos acima, com todas as informações e funcionalidades. Entretanto, na conta regular, o usuário não é verificado pelo WhatsApp, desse modo, muitas pessoas podem ficar com o pé atrás quando entrarem em contato.

Conta comercial oficial:

Na conta oficial, ela é verificada pelo próprio aplicativo, garantindo maior segurança e pertencimento a uma marca real — agradando mais o público e permitindo menos dúvidas sobre a identidade da empresa. Assim, uma conta oficial terá um símbolo verde ao lado do nome, no cabeçalho das conversas.

Entretanto, para tornar sua conta oficial, não depende de você. Os selos são dados pelo próprio WhatsApp, com base em critérios deles — não divulgados. Mas você pode solicitar uma análise.

Como o WhatsApp Business pode ser utilizado para aumentar as vendas?

Para gerar mais rendimentos pelo WhatsApp, é essencial você seguir alguns passos — que serão fundamentais para a conversão! Confira 5 dicas que fazem a diferença:

1. Divulgue seu WhatsApp:

Divulgue seu WhatsApp com um link de direcionamento, isso facilita muito! Principalmente porque muitas pessoas não gostam de entrar em contato com empresas por outras redes, ou ainda, não gostam de salvar o contato no celular.

2. Lista de transmissão:

A lista de transmissão permite que você envie a mesma mensagem para diversos clientes (até 256 contatos), dessa maneira, você passa informações, promoções e muito mais, com muito mais facilidade. Assim, sempre que alguém entrar em contato, salve o contato e adicione a essa lista.

3. Utilize tags:

As tags são marcadores no próprio aplicativo, é uma ótima função para você dividir seus contatos por categorias, por exemplo, o que é cliente, fornecedor, funcionário — você escolhe a cor e o nome dessa tag. Fique livre para utilizá-la da melhor forma para você.

4. Confira as estatísticas:

Outra funcionalidade que ajuda a acompanhar seu desempenho é analisar as estatísticas do aplicativo, como: mensagens enviadas, entregues, quantas foram lidas por clientes. Para você encontrar essa função:

  • Clique nos três pontos no lado direito superior;
  • Vá em “Configurações”;
  • “Configurações da empresa”;
  • Clique em “Estatísticas”.

5. Envolva seu cliente:

Por último, envolva seu cliente quando entrar em contato, busque entender sua dor e o que precisa, buscando solucionar seu problema e apresentar seus produtos/serviços da melhor forma possível.

Se você também trabalhar com o Instagram para publicações e vendas. Confira nosso post: como montar um Instagram profissional!

Viu só? Se você tem um estabelecimento comercial, é ideal que você utilize essa ferramenta a seu favor, ela vai facilitar muito, principalmente passando as principais informações, como horário de funcionamento e com as mensagens automáticas.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido mais sobre essa função do WhatsApp! Para mais dicas de aplicativos — continue seguindo o blog da Actionpay! Até a próxima leitura!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário