Como usar o Instagram para vender? Entenda com a Actionpay

Confira como utilizar o Instagram para vender mais em 10 passos!

O aplicativo do Instagram vem se tornando cada vez mais uma ferramenta de venda, tornando-se uma aliada para qualquer pessoa que comercializa produtos na internet!

Utilizar a plataforma para postar fotos, interagir com o público, mostrar os benefícios dos seus produtos e as novidades são ações que fazer com que suas vendas cresçam ainda mais.

Pensando por esse viés, entender como realizar como a ferramenta funciona é fundamental para atingir seus objetivos com ela. Então, decidimos elencar 10 passos para te ajudar a entender como utilizar o Instagram a seu favor. Confira!

1. Tenha um perfil comercial e capriche:

Para você entender melhor como está o desenvolvimento e engajamento do seu perfil, é necessário que sua conta seja um perfil comercial, dessa forma, você consegue verificar todas as métricas, e conferir se está alcançando bons números ou precisa mudar a estratégia.

Além disso, uma boa bio pode fazer a diferença, coloque uma boa descrição, sobre a loja, contato e e-mail. E, além disso, cadastre seus produtos no aplicativo, na parte do shopping, com isso, a visualização fica muito mais simples!

2. Publicações com boa qualidade de imagem e conteúdo

Tenha em mente utilizar a máxima qualidade, seja para imagens, vídeos ou reels e, claro, nos stories também.

Além disso, a conta deve ter um conceito por trás, o que sua marca quer transmitir ao usuário, ou seja, a sensação que leva a ele. Para isso, procure um visual que se encaixe com o produto que está vendendo. Mostrar o processo do produto, quando está sendo feito, ajuda a movimentar a conta, embalar para enviá-lo também.

3. Crie legendas completas e criativas para o Instagram

Com o conteúdo de imagem ou vídeo bem definido, criar uma boa legenda faz a diferença, mostre as informações necessárias, os atrativos do produto e aproveite todo o potencial para chamar a atenção do usuário para possibilitar a venda.

  • textos completos, porém, curtos;
  • linguagem simples;
  • não use termos ambíguos;
  • utilize 5 ou 6 hashtags a cada publicação;
  • utilize uma hashtag exclusiva da sua marca.

4. Planejamento de publicações ajudam a vender mais

Tenha um calendário bem definido, isso ajuda a deixar a conta mais definida e a conquistar mais o público, ou seja, defina o dia e horário para publicar.

Um erro que muitos perfis cometem é publicar tudo em um dia, com poucos minutos de diferença e depois ficar dias sem postar — evite isso!

5. Faça sorteios no Instagram

Para agradar seus seguidores e conquistar ainda mais, invista em sorteios! Ao utilizar essa estratégia, defina regras para participarem do sorteio, geralmente seguindo a página e marcando pessoas, desse modo, muitas dessas pessoas que não seguem a página podem se tornar seguidores, acompanhando a página e podendo se identificar com seus conteúdos.

6. Parcerias com influenciadores

Outra maneira de aumentar suas vendas por essa rede social é utilizar de parcerias com influenciadores da plataforma, mas sempre pesquise e analise bem antes de fazer uma proposta. Confira se o perfil da pessoa está parecido ou equivalente ao seu nicho de vendas, caso contrário, não fará muita diferença.

7. Anuncie pelo Instagram Ads

Esse é o método de realizar anúncios pagos na plataforma, ajudando a atingir ótimas métricas e atrair mais usuários para seguir seu perfil. Para essa ferramenta funcionar, você deve ter uma conta Business no Facebook vinculada ao Instagram.

8. Utilize os Stories a seu favor

Uma ótima maneira de aumentar a movimentação e interação com o seu perfil é utilizar os stories. Aqui, você pode utilizar a caixa de perguntas, fazer testes e muito mais interações disponíveis, com ele, você consegue ter um contato muito maior com o público e até mesmo perguntar o que eles querem ver do/sobre seu estabelecimento!

E, claro, não esqueça de manter imagens e vídeos com alta qualidade!

9. Invista no recurso da loja do Instagram

Como dito acima, colocar seus itens na loja faz a diferença e deve ser bem utilizado! Quando postar uma foto, utilize a tag para direcionar o usuário para a página de produtos, portanto — nunca esqueça de marcá-la!

10. Crie promoções e forneça cupons pelo Instagram

Um item que pode diferenciar o seu perfil é fornecer cupons para seus usuários. Utilize para queima de estoque, em datas comemorativas ou datas especiais. E, lembre-se, sempre faça as contas para saber a porcentagem de desconto que pode aplicar nos produtos!

Confira como montar um perfil profissional no Instagram

Esses são alguns passos que podem te ajudar a engatar e realizar mais vendas em sua plataforma. O Instagram é uma plataforma que vem crescendo cada dia mais, trazendo mais ferramentas para deixar a plataforma mais transacional, e provavelmente em 2023 traga ainda mais recursos para ajudar a plataforma a alavancar nesse quesito.

Portanto, fique sempre atento às novidades e saiba utilizá-las assim que entram em tendências! Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para saber mais — continue acompanhando o blog da Actionpay! Até a próxima leitura!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário