Tráfego pago para iniciantes: de que forma começar e aplicar

O tráfego pago é uma estratégia de marketing digital democrática, que pode estar ao alcance de empresas grande e pequenas. Afinal, empreendedores dos mais variados tamanhos e modelos de negócio podem vir a se beneficiar dela.

Não conhece a estratégia, mas deseja implementar no seu negócio? A gente te ajuda! No post de hoje vamos entender o tráfego pago para iniciantes, diferenças com o orgânico, benefícios e como aplicar na sua empresa. Confira!

Leia ainda: Marketing de conteúdo e o quanto ele é importante para sua marca

O que é tráfego pago?

Tráfego significa trânsito, circulação!

Tráfego pago é uma estratégia que utiliza do investimento em anúncios patrocinados para atração de clientes para seu negócio, gerando uma maior movimentação.

Na prática, ocorre quando um usuário está navegando na internet, se depara com um anúncio, fica interessado e clica para acessar o site e conhecer melhor o produto. Ao realizar essa ação, além de produzir tráfego para uma página, esse usuário pode se transformar em um provável consumidor.

O tráfego pago auxilia na construção de uma maior visibilidade e fortalece a presença digital de sua marca!

Diferença entre tráfego pago e tráfego orgânico

As principais diferenças entre tráfego pago e orgânico estão na relação entre valor do custo e objetivos.

O tráfego pago é gerado mediante um investimento financeiro, sendo criado a partir do planejamento de metas e alcance do público alvo. O valor empregado costuma ser calculado com base na projeção de retorno financeiro que seu negócio, e-commerce ou serviço terá a partir do início da divulgação.

Enquanto um dos principais diferenciais e características do tráfego pago, está também o fato de que a modalidade proporciona resultados mais acelerados e um alcance maior em um menor tempo.

Já o tráfego orgânico decorre de acessos realizados sem a interferência de anúncios pagos, e não costuma gerar o mesmo alcance do tráfego pago.

Entretanto, a modalidade orgânica também é utilizada enquanto estratégia de marketing de empresas, pelo seu potencial de, a longo prazo, gerar uma boa visibilidade e posições nas páginas de pesquisa. Ele auxilia, ainda, na construção do fortalecimento de autoridade de uma marca.

Como planejar o tráfego pago

O planejamento estratégico é uma importante ferramenta para ajudar iniciantes a gerenciar o tráfego pago e colocá-lo em prática.

Para isso, algumas etapas precisam estar presentes:

1. Tenha uma compreensão clara do seu nicho de atuação e mercado

Esse é um ponto que precisa estar presente desde a concepção inicial do seu negócio. A definição e compreensão do seu nicho, ou seja, do seu segmento de atuação, é o que vai assegurar que os recursos aplicados (dinheiro, tempo, estudo e mão de obra) estejam em alinhamento com seu propósito final.

2. Trace um objetivo

Com seus valores e nicho de atuação bem alinhados, defina um propósito para a ação do tráfego pago. Estabeleça as metas deseja obter e, claro, baseie suas ações em números e cenários reais possíveis de serem atingidos.

Tenha consciência das suas possibilidades com relação a qual valor poderá investir e por quanto tempo a ação irá durar.

É importante ter o entendimento de que as ações iniciais de tráfego pago podem e devem fornecer dados, informações e subsídios que, com o tempo, te ajudarão a redefinir metas e aperfeiçoar os resultados.

3. Estabeleça uma persona

Para atingir o objetivo traçado e desejado, você precisa ter muito bem definido quem é a pessoa ideal do seu negócio.

A criação de persona se dá a partir da assimilação dos dados coletados por você com relação aos seus clientes. São eles que te possibilitam compreender também de que maneira os consumidores aturam e consomem determinados conteúdos. Isso fortalece a jornada de compras e potencializa a conversão!

Essa definição de persona é mais um dos elementos responsáveis por te orientar na criação do seu conteúdo de marketing.

4. Selecionar os canais de divulgação

Cada meio de acesso a informações tem características próprias e particularidades. Tenha como base sua persona, busque entender quais são as mídias e redes sociais de maior uso no dia a dia de seus consumidores e quais redes podem se alinhar mais adequadamente ao que você deseja alcançar.

A partir dos formatos escolhidos, acontece também a definição da linguagem, imagens e mensagem a ser transmitida. A qualidade dessas publicações te coloca um passo mais próximo de conseguir atingir e atrair clientes.

5. Acompanhar o desempenho da ação

Após colocar em prática as técnicas de tráfego pago, ainda é necessário medir o desempenho da campanha.

E tão importante quanto todo planejamento da ação é saber utilizar boas métricas para conseguir analisar o desempenho e resultados alcançados.

Caso o resultado atingido não esteja dentro do esperado ou você perceba que determinada movimentação não foi o suficiente para dialogar e atrair o cliente para sua página, essa é a chance de conseguir alterar seu planejamento e construir uma estratégia mais assertiva.

Assim, é possível observar se as táticas são eficazes. E caso não seja, há como mudar o direcionamento da estratégia.

Onde aplicar o tráfego pago

São diversas as ferramentas e softwares que te possibilitam fazer o gerenciamento e veiculação dos anúncios de tráfego pago.

A definição de qual melhor se encaixa ao seu negócio e possibilidades de investimentos é quem te levara a optar por uma das opções existentes no mercado. Alguns dos serviços mais utilizados pelas empresas são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • LinkedIn Ads
  • Youtube Ads
  • Instagram Ads

Veja: Google Ads: tudo o que você precisa saber!

Significado de CPC e CPM e relação com o tráfego pago

O CPC e CPM são componentes técnicos de relevância, e que nos ajudam a compreender melhor as estratégias de tráfego pago. Enquanto iniciante, alguns termos e siglas podem parecer confusos, mas nós explicamos:

CPC e CPM são duas modalidades de pagamento a partir dos anúncios. As formas através das quais você fará o pagamento do serviço de divulgação.

O CPM (custo por mil impressões) é adequado para quem deseja projetar em maior evidência um determinado produto, marca e mensagem, já que cobra pelo montante de mil pessoas expostas ao anúncio. Lembrando ainda que a mera exposição e visualização de um anúncio não significa necessariamente conversão para o seu negócio.

Já o CPC, custo por clique, permite a expectativa de maior conversão real ao seu e-commerce, pois o valor é calculado a partir do clique realizado no anúncio.

Para auxiliar na decisão de qual melhor se adéqua ao seu nicho, considere os seguintes pontos:

  • O CPM pode ser um importante aliado no alcance de maior visibilidade de seu negócio, principalmente se está no início, é uma boa estratégia de divulgação da marca;
  • O CPC entra em jogo quando você tem uma melhor definição de quanto quer investir e qual número de possíveis conversões deseja projetar.

Benefícios do tráfego pago

  • Se comparado ao tráfego orgânico, o tráfego pago demanda menos técnica especializada e é possível de ser compreendido e colocado em prática também por quem está iniciando no marketing digital;
  • Resulta em resultados mais rápidos que o tráfego orgânico;
  • Permite investimento ajustável e adaptado às suas possibilidades de valores e demais recursos;
  • Possibilita a escolha de quais páginas em específico você deseja aumentar o tráfego e, em consequência, maior conversão;
  • Divulga o seu negócio, e-commerce ou estabelecimento para pessoas que não o conheciam, possibilitando atingir um número mais amplo de possíveis consumidores.

Esperamos que nossas dicas tenham esclarecido suas principais dúvidas sobre o tráfego pago.

Munido de boas informações e ferramentas, você pode começar a colocar em práticas essas técnicas e estratégias, que garantem um melhor planejamento e investimento para o tráfego pago do seu site!

Confira também nosso post sobre as melhores técnicas de vendas online e impulsione ainda mais o seu empreendimento!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário