Entenda sobre o marketing de conteúdo e como ele é importante para sua marca

marketing de conteúdo é uma das estratégias mais usadas e mais recentes que tem dado muito resultado para quem o aplica. Mas você sabe exatamente do que se trata? E quais são as formas de aplicar no seu conteúdo? A Actionpay, neste post, te explica melhor do que se trata, como aplicar e suas estratégias. Assim você verá por que tantas empresas investem nesse plano para alavancar seus resultados.

O que é marketing de conteúdo?

É uma estratégia focada em engajar o público-alvo e fazer crescer a rede de clientes, por meio de uma criação de conteúdo relevante que gere valor. Esses conteúdos podem ser textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais, tendo como principal objetivo ajudar e agregar valor ao público-alvo, além de fortalecer a autoridade da marca.

Por exemplo, quando pesquisamos algum vídeo ou então ouvimos um podcast durante o trajeto até o trabalho, essas são formas de consumir um conteúdo. Mas claro que, por trás disso, existe uma estratégia muito bem executada.

As estratégias de marketing estão evoluindo e superando os métodos mais antigos, proporcionando uma aproximação maior ao público-alvo. O principal objetivo do marketing de conteúdo é se aproximar, engajar e manter um público fiel, proporcionando um conteúdo relevante, que ajude e agregue valor ao usuário.

Muitas pessoas podem ter dúvidas se um marketing de conteúdo é a melhor estratégia do que um e-mail marketing. Mais adiante neste texto, iremos falar sobre ele, mas você pode conferir um post em nosso blog onde falamos com mais detalhes sobre qual a melhor estratégia para seu negócio: marketing de conteúdo ou e-mail marketing.

Como fazer um marketing de conteúdo?

Sem uma estratégia bem estruturada e bem definida, apenas criar conteúdos não atingirá os resultados esperados. Todo esse processo do marketing de conteúdo funciona, mas é necessário disponibilizar de um tempo para elaborar uma estratégia assertiva correspondente à sua marca.

Produzir conteúdo não é somente texto para um blog ou então um post nas redes sociais. Existem variás formas de criar conteúdo que geram valor para seu público-alvo, por exemplo:

  • Blog;
  • canal de vídeos;
  • redes Sociais;
  • e-mail Marketing.

Fazer conteúdo é muito mais do que apenas escrever, é pensar no que escrever, em qual canal promover esse texto, qual o formato, quem será a sua persona, etc. Todas essas formas precisam de objetivos e metas definidas para que gerem resultado a sua marca.

Como usar ferramentas de forma estratégica

Um dos aspectos mais importantes que o criador de conteúdo deve ter em mente é que ele deve se basear em uma estratégia organizada e estruturada, para conseguir atingir os resultados esperados. Por isso vamos te explicar melhor como cada uma das vertentes funciona e como elas podem agregar a sua estratégia de marketing de conteúdo.

Blog

É uma excelente forma de trazer conteúdo relevante para sua persona e sobre os mais variados assuntos. O ponto forte de se ter um blog para sua marca, é a possibilidade de os textos serem compartilhados em outros meios de comunicação ou até mesmo em outros blogs.

Muitas vezes o blog é a porta de entrada para futuros clientes e a forma mais comum de se atrair audiência na internet. Com conteúdos que gerem valor e tenham relevância ao usuário, além de seguir as boas práticas do SEO, esse meio é a melhor forma de conseguir tráfego a sua marca.

Alguns pontos para se atentar ao produzir um conteúdo ao seu blog:

  • Tenha cadência nas postagens: mantenha um padrão e periodicidade em suas postagens. Quanto mais publicações novas, mais chances seu blog tem para se destacar entre os demais. Mas lembre-se, quantidade não prevalece sobre a qualidade. Produza com qualidade de forma que agregue algo ao seu usuário.
  • Planejamento de pautas: para que sua estratégia de marketing de conteúdo seja eficaz, os conteúdos do seu blog precisam fazer sentido. Assim, elabore com antecedência um levantamento de pautas para suas produções. Dessa forma, você consegue organizar melhor os conteúdos e mantém um foco sobre a sua linha editorial.
  • Otimize o seu texto para o Google: nesse caso é importante seguir as boas práticas do SEO, para que sua publicação fique bem posicionada no Google. Por exemplo, utilizar uma palavra-chave da forma correta e técnicas de SEO On-Page.
  • Diversifique a comunicação do seu blog: fator importante para a produção de conteúdo do blog é a estrutura. A leitura em um blog diferencia de um livro, revista ou jornal, por exemplo. Então lembre-se de fazer o uso de subtítulos, listas, bullet points, imagens, vídeos, etc.

Vídeos

Se utilizado uma estratégia de marketing de conteúdo, o vídeo pode se tornar algo extremamente valioso para usa empresa. É um formato que vem se popularizando atualmente e por ser fácil de produzir. Os vídeos estão tão em alta pois a maioria do consumo de conteúdo é através deles.

Um vídeo em sua página pode aumentar em até 85% a intenção de compra, pelo fato de reforçar a confiabilidade do seu produto ou serviço.

Redes sociais

Excelentes meios de comunicação atualmente para uma empresa que deseja realizar um bom marketing de conteúdo. Alguns motivos do porque a sua marca deveria investir mais em redes sociais:

  • É o principal meio de comunicação usado por muitas pessoas, tanto para consumo de conteúdo, informações ou entretenimento;
  • É um canal barato e pode render bons resultados para aqueles que nem impulsionam seus conteúdos;
  • Altas chances de compartilhamentos em relação aos conteúdos e de viralização;
  • Forma de se comunicar com seu cliente, como no uso de mensagens inbox ou até mesmo na própria publicação;
  • Fonte de geração de tráfego e gerador de leads para o site da marca.

Vale lembrar também que as redes sociais, além de ser uma alternativa para divulgação de conteúdos do blog ou para o que sua empresa faz, é também um canal de comunicação onde é possível produzir conteúdo diretamente da plataforma, em formatos diferentes utilizados no blog.

E-mail marketing

É um dos principais métodos utilizados por muitas empresas. Além de fazer o envio de mensagens e notificar, é também uma forma de espalhar o conteúdo, atraindo novos visitantes e aprofundar mais o relacionamento com a base de contatos criada.

Por ser um canal de comunicação de baixo custo, é muito utilizado por marcas dos mais diversos tipos de negócio que desejam praticar de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.

Por mais que seja muito usada, algumas empresas fazem o uso dessa ferramenta erroneamente. Para isso, a Actionpay te mostra alguns detalhes que podem fazer a diferença:

  • Não compre listas de contatos;
  • Gastar esforços na segmentação;
  • Não envie “e-mails imagens”;
  • Preocupe-se com a frequência;
  • Verifique os resultados de suas ações com o e-mail marketing.

Dicas de marketing de conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é manter o contato com os clientes, mais precisamente no momento em que estão chegando no seu site. Por isso é necessário oferecer o que eles estão procurando ou o que precisam.

O uso dessa estratégia pode ser uma ferramenta valiosa para a empresa, e assim iremos te mostrar algumas dicas para fazer esse planejamento acontecer da maneira correta.

Concentre-se no seu cliente

Por mais que seja tentador mostrar uma nova funcionalidade do produto ou de algum reconehcimento que sua empresa conquistou, evite esses tipos de conteúdo. Um bom marketing de conteúdo parte do princípio sobre o que seu cliente precisa saber, e não sobre o que você quer dizer.

Mencionado anteriormente, seu conteúdo deve informar ou então influenciar, mas não anunciar ou vender diretamente. um conteúdo de qualidade é aquele que atende a necessidade de um cliente, sem forçá-lo a querer comprar algo.

Ofereça informações e respostas

Pensando atualmente, qual o principal lugar que uma pessoa recorre quando está com uma dúvida? no Google. Com base nessa informação, o marketing de conteúdo faz suas estratégias com fundamento a partir desse princípio.

Então a empresa que responda a essas perguntas de maneira objetiva e que apresente as soluções a esse problema, tem grandes chances de tornar esse visitante do site em um cliente. Ou seja, inicia com um diálogo e depois aborda para uma venda.

Utilize palavras-chaves e termos específicos

Pode parecer meio óbvio, mas é realmente isso. Conhecer os parâmetros do mecanismo de busca e otimizar o seu conteúdo não é uma tarefa tão simples. É para isso que existem técnicas, como a escrita para web e as de SEO (Search Engine Optimization) sendo aliadas ao seu conteúdo informativo e útil, de acordo com esses critérios.

Invista em conteúdo Evergreen

Evergreen nada mais é do que aqueles conteúdos que não são sazonais. Eles podem ajudar seu visitante mesmo após 6 meses ou até 1 ano depois da publicação. Isso mantém as visitas em seu blog de maneira organica, diferente dos resultados obtidos com anúncios.

Forneças as respostas no momento certo

Agora que já sabe o que os usuários estão perguntando no Google, é hora de pensar nas respostas. Como dito anteriormente, pode ser por posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações.

Se o conteúdo é útil e informativo, existem grandes chances de seu site ser encontrado pelos clientes no momento que tiverem dúvidas sobre algo. Lembre-se de que o seu conteúdo precisa estar focado em oferecer e responder à pergunta do seu usuário, e não promover o seu produto ou serviço.

Mantenha a constância na produção e divulgação

Uma produção constante de seus conteúdos tem diversas finalidades para sua empresa, que é muito além de uma venda. Os conteúdos demonstram o conhecimento que a marca possui, a interação e comunicação com o usuário, além de criar uma base forte de clientes.

Conteúdos de qualidade

Como dito anteriormente, a produção de conteúdos para seu blog é importante para atrair visitantes e fazerem conhecer sua marca. As produções de qualidade servem para gerar valor e agregar ao usuário.

Com esse tipo de conteúdo, que acrescente valor ao visitante do site, a sua marca pode continuar informando-o e no momento certo, podendo fazer uma abordagem para venda do produto.

Um modo de realizar esses conteúdos, além dos textos pro blog, são com Ebooks, webinars, ferramentas, kits e infográficos.

Escrever com qualidade vai muito além de escrever bem. Precisa ter gatilhos mentais que levem o usuário a se tornar um próspero cliente. Por isso, saber como ser um copywriter pode fazer a diferença durante a produção de seus conteúdos.

Através das ferramentas, como as redes sociais e e-mail marketing, é viável atingir números consideráveis de pessoas, convertendo após algum tempo, de usuários para clientes. Então desenvolva o seu tempo na criação de conteúdo, presença nas mídias sociais e corporativas. Compartilhe o máximo que puder.

Quanto mais completa e objetiva for sua estratégia de marketing, mais chances a sua marca tem de alcançar os resultados esperados. Esperamos que você consiga elaborar grandes planejamentos e com isso alavancar suas vendas. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário