CPA: Custo por ação ou custo por aquisição?

O CPA pode significar Custo por Ação quando falamos de campanhas afiliados e anúncios com influencers. Nesse caso o anunciante realiza o pagamento somente referente ao que o usuário realiza, seja aquisição, cadastro, etc.

Custo por Aquisição são mais focados em campanhas de tráfego pago. Para esses casos, o CPA é o valor em média por cada transação. Ou seja, quanto foi empregado para que esse resultado fosse alcançado.

Para quem atua no mercado de afiliados, marketing digital ou tem como estratégia anúncios com influencers, já deve ter ouvido falar em campanha CPA. Mas, se não é o seu caso ou você ainda tem dúvidas sobre o assunto, fique tranquilo! Hoje, vamos esclarecer pontos importantes sobre custo por ação. Vamos lá!

O que é uma campanha CPA – custo por ação?

Esse formato de campanha é focado na ação final. Seja a compra, download ou até cadastro de newsletter. O anunciante paga apenas quando o objetivo for atingido. Nesse modelo só é realizado o pagamento referente a uma ação finalizada, um objetivo atingido.

As campanhas CPA falam diretamente com quem tem interesse naquilo, não é para quem está conhecendo a marca ou o assunto. Por exemplo, uma campanha que visa o cadastro para participar de um webinar com tema “Como usar o marketing de conteúdo no instagram”.

Esse conteúdo não serve para quem está aprendendo a usar a rede social, ou para quem não sabe o que é marketing de conteúdo. O ideal é que essa campanha seja direcionada para pessoas já familiarizadas e que tenham interesse em aprender sobre o assunto.

Como calcular o custo por aquisição em campanhas gerais?

O custo por aquisição pode ser uma forma de medir se um anúncio ou patrocínio de posts deu certo. Neste caso é feito um cálculo: o valor total investido na ação dividido pelas conversões, e as conversões vão variar conforme o objetivo da sua campanha.

Por exemplo, se o objetivo da sua campanha era gerar leads. Ao investir 100 reais num anúncio, você recebeu 50 leads, teremos 100/50 = 2. Neste anúncio cada lead custou R$2,00.

Como funcionam as ações CPA?

O afiliado anuncia, faz as divulgações, depois disso é feita a aferição de quanto foi alcançado em ações finalizadas.

Após realizado o cálculo de ações finalizadas e valor combinado, o anunciante faz o pagamento da campanha ao afiliado. As métricas para pagamento nas campanhas CPA são as ações e o valor previamente definido.

Se o valor a ser pago por ação, objetivo da campanha, for Z e se a quantidade de pessoas que finalizarem as ações for Y, o anunciante pagará Y multiplicado por Z.

Através de um link ou cupom de desconto o anunciante tem acesso ao quanto gerou de conversões com aquele anúncio, com isso é realizado o pagamento da campanha.

Confira algumas dicas para afiliados iniciantes e fique por dentro do mercado de afiliações para conhecer mais sobre as campanhas.

Quais as vantagens e desvantagens da campanha com CPA?

A única desvantagem desse modelo é o custo elevado, sendo o formato de campanha mais caro quando comparado a CPC e CPM. Para realizar o pagamento dessa ação é feito o cálculo com o número de ações executadas pelo valor definido por ação.

Entre as vantagens da campanha com custo por aquisição, está a certeza de que o valor investido é referente a retornos concretos. É possível, ainda, direcionar a estratégia da campanha para diferentes fins, como compra de um determinado produto ou download de um e-book, e assim por diante.

Qual é a diferença de CPA, CPC e CPM?

A diferença começa pelo nome, o CPA é custo por ação, CPC é custo por clique e CPM é custo por mil impressões. Essas siglas são referentes a formatos de campanhas, e a partir delas existem categorias e tipos de afiliados especializados em cada modelo.

Cada um tem uma forma de atuação e resultados. Vamos entender melhor o que significa cada um delas?

CPC

CPC são custos por clique. Como o nome já diz, esse formato gera valor a cada clique no anúncio ou link. Nesse formato, é possível analisar o quanto o anúncio cativa o usuário a acessar o link. Porém, as conversões não são contabilizadas, é ai que o site ou blog deve estar preparado para incentivar o cliente a concluir a compra ou cadastro.

CPM

CPM são custos por mil impressões. Nesse formato, o afiliado recebe a cada mil impressões alcançadas. Um formato muito usado por páginas de blog com grande fluxo de acessos. A principal diferença entre o custo por mil impressões e custo por ação é que no CPM, o pagamento é feito a cada mil pessoas impactadas e no CPA é preciso finalizar o caminho de compra.

Qual é o melhor formato de campanha?

Para definir o melhor formato de campanha será necessário entender qual é a sua estratégia, ou seja, seu objetivo com a campanha. Se quer aumentar o número de pessoas que conhecem sua marca ou reforçar o branding, o CPM faz todo sentido, afinal, a visualização é o foco.

Para uma campanha que deseja aumentar o número de acessos a uma página ou impactar com uma landing page, o CPC pode ser uma ótima alternativa. O CPA é o ideal para quem deseja alcançar uma conversão, uma ação do usuário. Neste caso não se trata apenas de acessar a página, mas finalizar um pedido.

Escolha sua campanha!

Após compreender esses formatos de campanha e como o CPA pode ser uma métrica de marketing, ficou mais fácil escolher campanhas e medir valor de anúncios. Seja para quem atua com tráfego pago ou maketing digital, ter um conhecimento aprofundado nesses formatos pode ser crucial no momento de elaborar uma estratégia assertiva e que dê retorno.

Por isso a Actionpay oferece diversos conteúdos, elaborados para facilitar a sua compreensão do mercado e rotina como afiliado. Entenda mais sobre as campanhas disponíveis com CPA, CPM e CPC, e por que ser afiliado na actionpay.

Acesse e entenda como esse mercado tão vantajoso pode ser uma virada de chave para você.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário