O que é marketing de oportunidade e como usar ao seu favor?

Saber estruturar de forma assertiva e coesa o marketing de oportunidade pode ser a chance que a sua marca precisa para conseguir fortalecer o seu impacto nas mídias sociais e construir uma relação de autoridade, presença e relevância com seus consumidores.

Afinal, essa metodologia o direciona para a utilização de sacadas e movimentações que aproveitem de temáticas, datas e discussões para ampliar a participação e engajamento dos clientes.

E, se você deseja compreender mais a fundo o que é o marketing de oportunidade, qual é a sua importância, principais aplicações e cases de sucesso, continue a leitura e acompanhe com a Actionpay!

Afinal, o que é o marketing de oportunidade?

O marketing de oportunidade é uma conceituação aplicada às divulgações, campanhas e estratégias que buscam aproveitar de eventos atuais, tendências, calendários comemorativos, celebrações culturais e acontecimentos que geram engajamento direto com o seu público-alvo.

Essa técnica tem como foco o estabelecimento de uma conexão em tempo real com seus consumidores, por meio de ações de posicionamento e interação, gerando um impacto positivo e influenciando no valor final de um empreendimento.

Alguns dos exemplos tradicionais do marketing de oportunidade são encontrados nas principais datas para campanhas de marketing, como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras.

Mas, além dessas possibilidades, a cada ano temos vivenciado execuções ainda mais criativas, antenadas e atualizadas com os principais eventos e discussões vivenciados e debatidos pelos clientes.

Esse tipo de intervenção demanda um olhar criativo, conectado e apurado, levando, na prática, ao planejamento e desenvolvimento de ações assertivas e com grande capacidade de gerar atração, promoção, engajamento e conversão.

E, ainda que possa estar presente em diferentes meios de comunicação, as mídias digitais são as principais impulsionadoras desse tipo de projetos, que demandam um canal igualmente dinâmico e capaz de alcançar de maneira instantânea um alto volume de usuários, que passam a ter a chance de dialogar e responder ativamente essa comunicação.

Você vai gostar de saber: quais são as melhores iscas digitais para o marketing?

Por que é importante desenvolver oportunidades de marketing?

Os anúncios de oportunidade sempre estiveram presentes na veiculação de campanhas e ações de marcas, mas é com a presença, velocidade e impacto da internet que eles vêm vivenciando o seu momento de destaque e evidência.

Os perfis de comportamento e formas de consumo e interação entre clientes e empresas são aplicados nessa estratégia e estreitam uma relação cada vez mais próxima, aumentando a necessidade e capacidade de reinvenção dos negócios e fortalecendo a sua presença.

Um dos principais impactos e diferenciais dessa modalidade está justamente na proximidade que esse tipo de marketing desenvolve ao atrair e cativar clientes, que passam a se sentir estimulados a responder, interagir e, consequentemente, ampliar e divulgar as ações de forma orgânica e participativa.

Assim, as marcas conseguem estar presentes no dia a dia e passam a fazer parte de tópicos de conversas e discussões, por meio de suas sacadas pontuais e também graças à relevância e autoridade que vão construindo.

Não deixe também de conferir as principais estratégias de marketing digital para impulsionar o seu e-commerce!

Quais os principais benefícios do anúncio de oportunidade?

A utilização do marketing de oportunidade traz vantagens significativas ao seu negócio, principalmente quando bem ajustado e alinhado às técnicas, posicionamento e linguagem da marca.

A seguir, confira alguns dos principais pontos de benefícios desse método:

  • A aplicação dos anúncios de oportunidade demonstram aos seus consumidores, o quanto o seu negócio está antenado e inteirado das principais temáticas, tendências e discussões, cravando a sua presença ativa e participativa nos meios de comunicação e, em especial, no meio digital;

  • A dinâmica e relacionamento com o seu público alvo experiencia uma importante melhora, desenvolvendo um nível mais expressivo de identificação e envolvimento;

  • Os custos para planejamento e prática do marketing de oportunidade demandam um investimento financeiro menor, principalmente quando comparados a ações tradicionais;

  • Essa metodologia produz resultados expressivos em termos de visibilidade e engajamento. Seja como resposta a um concorrente, com uma ideia criativa e diferenciada ou opinião afiada a respeito de um assunto, as marcas que conseguem se posicionar no tempo ideal e com uma linguagem assertiva se destacam.

Como aplicar o marketing de oportunidade?

Conhecer os principais benefícios e importância dessa estratégia podem levá-lo a considerar a sua aplicação enquanto tática permanente em seu negócio, mas, para isso, é preciso ponderar e considerar alguns aspectos essenciais, que garantem o sucesso e alinhamento do seu objetivo.

Confira alguns dos principais pontos de análise:

1. Tenha um bom entendimento do perfil do seu público-alvo

Estabelecer de forma assertiva o perfil e principais tendências de comportamento do seu público-alvo é uma demanda básica e inicial para qualquer planejamento e desenvolvimento de projetos.

Essas questões são as grandes responsáveis por nortear um alinhamento coerente, coeso e passível de ser bem compreendido pelos consumidores. Afinal, são eles quem irão receber e traçar uma interpretação frente ao que está sendo comunicado.

2. Estabeleça e compreenda o posicionamento da sua organização

Tão importante quanto conhecer o seu público é saber quem é a sua marca.

  • Quais os valores e ideais a serem seguidos?

  • De que forma você gostaria que o negócio fosse percebido?

  • Suas ações costumam ser mais dinâmicas e atrevidas ou a sua organização prefere um posicionamento mais formal?

Considere de que maneira o assunto levantado pode afetar essa posição, afinal, traçar uma tática de marketing de oportunidade não significa que a sua marca deverá estabelecer um diálogo para todo e qualquer tema, mas sim para os que fazem sentido para a empresa e seus consumidores.

3. Estruture uma linguagem para sua marca

O tom de voz do seu negócio e a maneira como as linguagens verbal e textual são apresentadas conferem destaque a sua marca e também humanizam a dinâmica com o público.

Quanto mais significativa for essa expressão da personalidade, maiores serão as chances desses clientes conseguirem associar e compreender o que está sendo anunciado. Desta maneira, a linguagem precisa fazer sentido e captar a essência de como falam, pensam e expressam as suas opiniões.

Outro ponto a ser destacado está relacionado à necessidade de sua adequação a partir do canal de comunicação onde será veiculada. Na internet, redes como o Instagram, por exemplo, a presença de memes e outros termos coloquiais e despojados pode ser a aposta mais adequada.

4. Saiba aproveitar o timing

Nas mídias sociais, o ciclo de consumo e o surgimento de novas pautas se renova de maneira constante e acelerada, abarcando acontecimentos e discussões com um potencial de viralizar a qualquer momento.

Assim, para que o marketing de oportunidade consiga alcançar o seu objetivo e impactar, é necessário estar pronto para alcançar o timing certo de lançamento.

5. Tenha uma presença ativa nas mídias digitais e redes sociais

A criação de relevância e autoridades de sua marca passam pela forma como ela busca estabelecer uma dinâmica ativa e presente nos canais. Não é preciso aguardar que uma grande discussão caia em evidência para conseguir aproveitá-la.

Para isso, o ideal é manter uma postura de conexão com as principais tendências, podendo desenvolver um faro que consiga identificar e até mesmo perceber questões e oportunidades antes dos seus concorrentes.

Para ler depois: marketing de conteúdo e como ele é importante para sua marca!

Exemplos de marketing de oportunidade de sucesso

Deseja conhecer alguns exemplos práticos de campanhas e estratégias de anúncios de oportunidade? O mercado brasileiro é um dos principais líderes da área, com um perfil de usuários que costuma ter uma boa recepção para ações bem delineadas e executadas.

– Burger King e McDonald’s

É impossível nunca ter se deparado com esses dois gigantes do setor alimentício de fast foods. Outro ponto que jamais passa despercebido entre os clientes é o quanto as marcas conseguem utilizar de maneira cômica, afiada e divertida os lançamentos e, principalmente, possíveis erros da concorrência.

Levando para os holofotes algumas discussões que, por muito tempo, ficaram reservadas para os bastidores, divulgam campanhas verdadeiramente escandalosas — e tentadoras.

Por exemplo, ao buscar a evidência para o lançamento de um novo hambúrguer no cardápio, o Whopper, o Burger King optou por utilizar o seguinte slogan:

“Whopper: bem mais Big que o Big ***”.  

Um clássico que consegue remeter a lembrança dos consumidores para o seu principal concorrente, mas de uma forma que os faz parecerem menos relevantes e trazendo a atenção ao quanto o seu produto é melhor.

– Netflix

Com uma intensa e notável presença nas redes, a Netflix Brasil é um dos maiores exemplos de cases de anúncios de oportunidades. A cada lançamento da plataforma, a gigante do entretenimento consegue captar as principais tendências do país e levá-las para as suas propagandas.

Quem não se lembra da icônica passagem de Xuxa anunciando o sumiço do seu ”baixinho”? Bem a tempo de divulgar a nova temporada de uma das principais séries de seu catálogo, que conta a história do desaparecimento de um dos seus personagens.

Ou, que tal quando o streaming resolveu patrocinar um time de futebol nordestino com um nome que remete ao som que ouvimos na tela cada vez que assistimos uma produção original?

Foi o que aconteceu com o Tuntum Esporte Clube. Nas redes, os usuários começaram a levantar a similaridade sonora e, prontamente, a Netflix soube aproveitar o momento para se conectar e até mesmo patrocinar o time, gerando um aumento do engajamento.

Esses são apenas alguns dos exemplos de bons planejamentos de marketing de oportunidade. A utilização precisa e bem conectada desse tipo de técnica pode ser um significativo impulso para a sua marca construir e fortalecer seu valor frente ao público-alvo.

E se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando o blog da Actionpay e tenha acesso a muitas outras discussões e informações do mundo do marketing, performance e afiliação.

Aproveite e confira nosso post sobre quais tipos de conteúdo investir para as suas redes sociais. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário