Confira tipos de conteúdos para redes sociais

Se você é um criador de conteúdo, influencer ou tem sua marca com presença online, sabe a importância de entregar os tipos certos de conteúdo nas redes sociais. Entregar postagens de qualidade requer estar por dentro dos formatos tendência no momento, que fazem sucesso nas redes sociais do momento, como Instagram e TikTok.

Para aguçar sua criatividade e dar alguns insights, selecionamos algumas ideias de conteúdo para bombar suas redes sociais. Vamos às dicas!

1. Vídeos

Os vídeos são muito atrativos e queridinhos do algorítimo. Isso porque, entregam um entretenimento mais dinâmico ao usuário. Por isso, também são registrados os números de visualizações, se seu conteúdo for interessante, terá mais visualizações e pode ser entregue a mais pessoas.

Os vídeos quando postados no feed podem ser mais longos. Então se tiver um conteúdo mais extenso, publicá-lo no feed é um ótimo formato. Use para campanhas, short movies e etc.

2. Reels

O Reels é um formato mais recente que o Instagram ofereceu, faz muito sucesso e possui uma timeline apenas para eles. Esse formato é muito parecido com os vídeos assistidos no TikTok. Inclusive, é uma ótima oportunidade postar o mesmo conteúdo nos dois locais e garantir que mais pessoas tenham acesso ao seu conteúdo.

Além disso, pode ser uma forma de trazer conteúdos diferenciados, mais conceituais ou engraçados. Explore as ferramentas de edição, lá você pode cortar, fazer transições e colocar efeitos. Os áudios de outros vídeos também podem ser usados para sua edição: use aqueles que estão fazendo sucesso e post seu reels!

3. Story

O story é um conteúdo rápido que não fica registrado no feed, mas é muito visto. Se não tiver muito o que compartilhar por ali, tente trazer uma imagem do produto ou repostar um vídeo promocional.

Por ficar no ar apenas 24h, é uma ótima forma de fazer divulgações rápidas de eventos, ou de oferecer condições especiais de pagamento, assim como cupons de desconto.

Quem compartilha o lifestyle e faz autopromoção efetivamente, pode usar a ferramenta do Instagram que transforma o story em reels ou destaques.

4. Publicar imagens

As publicações estáticas ainda são usadas. Dentro dela existe a opção de carrossel de imagens, que é ótima, pois conta com a interação do seguidor ao passar as imagens. Nessa opção, use a criatividade para tirar fotos atrativas, que despertem bons sentimentos nos usuários.

5. Destaques

Os destaques são ideais para deixar informações das lojas, pois eles ficam na “home” do seu Instagram, logo abaixo da descrição do perfil. Como chegar, formas de pagamentos, os FAQs e muitas outros dados podem ser incluídos lá. Inclusive, conteúdo sem teor transacional, como curiosidades sobre sua empresa.

Para os influenciadores, concentre dicas específicas, conteúdos que são mais detalhados e que você explicou muito bem no story, o que você compartilha da sua vida e acha interessante disponibilizar, além de outros momentos que julgar interessante para um público que está começando a interagir com o seu perfil!

6. Live

O conteúdo ao vivo é uma ótima forma de contato com seu seguidor. Procure entender o horário que tem mais pessoas online e faça sua live!

Além disso, é muito importante ter uma pauta bem estruturada. Afinal, como é ao vivo, é importante você saber sobre o que irá falar e evitar possíveis gafes. Nesse momento, tente prever possíveis perguntas do seu público e se antecipe estruturando boas respostas!

Para lojas, as lives de vendas são um sucesso, o senso de urgência é desperto no seguidor ao oferecer cupons e descontos somente para quem estava na live.

Faça conteúdos sobre o seu produto!

Se você usa as redes sociais para fortalecer a sua marca e dar mais visibilidade aos seus produtos, é muito importante garantir que toda a arte concorde com a sua persona: o público que consome seu conteúdo. Para isso, dê atenção para:

– Imagens de qualidade

Sejam fotos ou vídeos, as imagens do seu produto devem ter boa resolução. Então, priorize fotos de estúdio, invista em mostrar o produto em uso e faça postagem com os detalhes para levantar a curiosidade do público. Lembre-se, capriche no clique!

Não precisa investir em equipamentos caros, basta atentar-se a produção: atenção na iluminação e, se preciso, use aplicativos de edição para pequenos ajustes como luz e sombra.

O mesmo serve para influencers, mas neste caso, envolve tudo o que você compartilha, não apenas as imagens de divulgação.

FAQ: dúvidas frequentes sobre o produto e a marca

O FAQ são as dúvidas frequentes dos usuários, e esse conteúdo pode ser apresentados de diversas formas. Você pode separar por assunto e fazer uma série de vídeos ou publicações explicativas.

Por exemplo: faça um post sobre dúvidas quanto a logística e publique na segunda. Na sexta, dúvidas sobre o material do produto, e assim por diante.

Para quem cria conteúdos, ao abrir aquela caixinha de perguntas do Instagram, é possível ter uma noção das maiores dúvidas do seu público. É provável que envolva coisas como o seu dia-a-dia, seu trabalho e perguntas relacionadas ao seu nicho.

Transforme essas dúvidas em conteúdos!

Processo criação

Como funciona o processo de criação do seu produto? Fale da matéria-prima, de como é elaborado e mostre valor do processo de criação e produção.

Se não consegue filmar o passo a passo de como ele é elaborado, ofereça as informações que tem. Mostre o dia-a-dia embalando os produtos ou a etapa que conseguir. O importante é mostrar cuidado e atenção com o envio do item, garantindo que os usuários vejam vantagem em comprá-los!

Para o criador de conteúdo, o processo é o mesmo. Explique para o seu seguidor como faz pesquisas, suas inspirações, estudos e forma que se prepara. Nesse caso, mostrar o seu dia a dia é uma ótima maneira de agregar valor aos conteúdos que entrega!

Anúncio para vendas

O foco principal são as vendas, então venda. Mostre o seu produto, fale das formas de pagamento, possibilidade de parcelamento e promova descontos – as campanhas promocionais ganham muito destaque aqui!

Para os influencers, não tenha medo de falar dos seus serviços, mostre quantas pessoas interagem contigo, o quanto seus posts são curtidos e salvos, número de internautas alcançados e muito mais.

Dica de conteúdo para influencer

Além dessas dicas que podem ser adaptadas, selecionamos opções especialmente para criadores de conteúdos e influencers digitais. Confira:

Fale sobre o seu nicho: Informações e notícias

Trazer informações e notícias relacionadas ao seu nicho fortalece a ideia de que você é uma autoridade no assunto.

Se você é criador de conteúdo do mercado financeiro, correlacione acontecimentos com o seu nicho, traga informações reais e tire dúvidas sobre assuntos específicos. Porque investir, o que são moedas digitais e etc…

Se é da área da moda, fale sobre história da moda, como a moda influencia ou é influenciada pela história. Também mostre suas composições de looks, invista em um vídeo sobre como elaborar composições com peças clássicas e fáceis de usar, por exemplo.

Se seu conteúdo é sobre boa alimentação, traga dados sobre saúde, como o consumo saudável influencia em outros aspectos da vida e tudo que possa contribuir ao seu seguidor.

Essa é uma forma de fazer o marketing de conteúdo em seu perfil. Encontre assuntos relacionados ao seu nicho e compartilhe!

Tutoriais: ensine os seguidores!

Os tutoriais podem ser mais complicados, mas sempre existe algo a ensinar. Identifique na sua área algo que você pode ensinar aos seus seguidores. Vale desde o passo a passo para fazer uma maquiagem, organizar a mesa de trabalho, como se cadastrar em algum fórum ou até melhores poses para fotografar.

Como funciona o trabalho

Fale do seu trabalho ou como você entra em contato com marcas, mas entenda se o seu seguidor tem interesse nisso.

Muitas vezes a curiosidade vem de como é a rotina, como você organiza suas tarefas e trabalhos e assim por diante. Entenda o que faz sentido mostrar ao seu seguidor, de forma que valorize seu trabalho.

Com todas essas dicas de conteúdo, escolher o quê e como postar será mais prático. Esperamos que elas tenham oferecido alguns insights para aplicar nas suas redes sociais. Continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos sobre marketing e redes sociais!

Confira o também nosso post exclusivo sobre CTA no instagram, e converta ainda mais!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário