Calendário de datas para o marketing em 2023!

Os feriados e datas comemorativas são períodos que movimentam o comércio, por isso, é fundamental se planejar para ter um ótimo faturamento, aproveitando as principais datas para conseguir mais clientes e conversões. Desse modo, é possível adotar diversas estratégias para atrair o público, como oferecer descontos, montar combos, aumentar as formas de pagamentos, entre tantas outras disponíveis.

Mas, para que isso seja possível, o comerciante já deve estar ciente de quais serão os principais feriados, as datas e já começar seu cronograma, detalhando as principais ideais e, até mesmo, colocar tudo no papel e depois se aprofundar no planejamento de cada específica.

Pensando nisso, a Actionpay separou uma lista com as principais datas comerciais de 2023. Continue na página e aproveite a leitura!

Afinal, quais são as principais datas comerciais para se atentar em 2023?

No total, teremos 19 feriados principais no ano de 2023, mas claro, não é possível fazer campanhas para cada um deles, principalmente, porque alguns não se encaixam com o nicho trabalhado. Dessa maneira, antes de se empolgar com todas as datas, analise se realmente é possível e o que é pertinente.

1. Carnaval: 21 de fevereiro

Este ano o carnaval voltará à data padrão, realizada no mês de fevereiro, após o período atípico que tivemos nos anos anteriores. Assim, já é possível começar a se planejar, visto que esse é o próximo feriado.

Esse é um feriado em que as pessoas ficam bem divididas, alguns preferem viajar e curtir a folia de carnaval, enquanto outros preferem apenas ir para algumas praias mais distantes e menos cheias. E há, ainda, aqueles que preferem permanecer no conforto do seu lar.

Assim, é possível abranger um público muito maior, veja qual deles mais se encaixa com seu negócio para montar sua estratégia. Além disso, para os e-commerces, é necessário ter um planejamento a mais por conta das entregas, visto que podem ocorrer atrasos devido à movimentação das estradas.

2. Dia Internacional da Mulher: 8 de março

Esta data é muito importante e significativa para toda a população, uma luta das mulheres contra a violência e em busca por igualdade de direitos de oportunidades.

Além disso, a sociedade tem a cultura de presentear e homenagear todas as mulheres nessa data, por isso, o comércio costuma movimentar-se bastante, principalmente quando se trata de produtos do universo feminino.

Então, na hora de planejar campanhas para gerar conversão, é válido caprichar na produção. Já pensou em fazer vídeos que mostre a luta das mulheres, contando alguma história especial ou mostrando a equipe feminina que trabalha na sua empresa? Essa ação pode gerar um ótimo engajamento para a marca e conscientizar mais pessoas sobre um tema tão pertinente como esse.

3. Dia do Consumidor: 15 de março

O dia do consumidor vem crescendo com o passar dos anos, atraindo mais e mais clientes. Claro, que isso se dá por conta das campanhas que também vêm melhorando. Considerada uma Black Friday do início do ano, no ano passado, movimentou em torno de R$ 722 milhões no comércio brasileiro.

O melhor dessa data é que abrange todo tipo de comércio, sendo uma data curinga para as lojas. Dessa forma, planeje com exatidão e faça anúncios para que seu público saiba que das suas promoções e também para alertar os clientes que ainda não conhecem a data.

Aproveite e leia também: as melhores iscas digitais para o seu negócio.

4. Páscoa: 9 de abril

A páscoa é um feriado que movimenta principalmente a indústria do chocolate. Uma época conhecida pelos ovos de páscoa presentes no mercados, mas que também movimenta o comércio de pescados, muitos buscados por conta do aspecto religioso da data, visto que muitos cristãos não comem carne vermelha no período da quaresma (do fim do Carnaval ao encerramento da Páscoa).

Outro setor que pode se destacar é a decoração, já que muitas famílias buscam decorar a casa com duas modalidades de enfeite:

  • com a temática de páscoa, com coelhinhos, cenouras, etc;
  • e a outra com itens/artigos religiosos, tanto para enfeitar quanto para presentar.

5. Dia do amigo: 18 de abril

Essa data é uma data não-oficial, mas ela é bastante celebrada por todo o país, visto que todos nós temos um amigo que merece um presente, não é mesmo? Por isso, é uma data abrangente para vários tipos de comércio.

Na data, é bem comum a realização de amigo secreto, dessa forma, realizar campanhas voltadas para a amizade, com temas relavantes, com certeza, tem tudo para dar certo!

6. Dia mundial do livro: 23 de abril

Esse é um nicho bem específico. Então, para quem trabalha com livros, esse é o momento de ir com tudo em suas campanhas, oferecer cupons de desconto, descontos progressivos, combos de livros e muito mais!

Outra ideia para essa data é a realização de conversas com autores, sessões de autógrafos ou até mesmo realizar uma transmissão ao vivo. Também pode realizar campanhas para o incentivo da leitura, principalmente para o público infantil e infantojuvenil.

Acesse e confira também: como fazer lives para divulgar seu produto!

7. Dia das Mães: 14 de maio

Essa é outra data muito lucrativa do primeiro semestre, uma das mais importantes para a sociedade brasileira. A data traz toda uma carga emocional, visto que as pessoas desejam presentear suas mães e figuras femininas importantes em suas vidas, como avós, tias, esposas, sogras e até mesmo amigas que já estão na maternidade.

Com vários tipos de presentes disponíveis, o público procura por diversos nichos, desde roupas até eletrodomésticos.

8. Dia do orgulho geek: 25 de maio

Uma data bem nichada, é uma ótima chance das lojas que trabalham mais voltadas a esse público e também para livrarias, visto que boa parte deles gostam de livros, gibis e afins.

As lojas do universo gamer são as que mais podem aumentar sua conversão, oferecendo descontos e combos de jogos para os gamers. Por mais que seja uma data bem específica, muitas pessoas costumam comprar e aproveitar os preços nos itens desse universo.

9. Dia dos Namorados: 12 de junho

O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes do ano, voltada para todos os públicos e que abrange todas as idades, até mesmo os casados, afinal — são eternos namorados.

Os itens procurados são roupas, acessórios, smartphones, chocolates e flores. Além disso, muitos buscam por itens customizados, como: canecas, camisetas, porta-retratos e cartões.

10. Dia internacional do orgulho LGBTQIAP+: 28 de junho

O dia do orgulho é uma grande oportunidade para lançar campanhas de conscientização contra a homofobia, mostrando o dia a dia dessa parcela da população, sua luta diária e como sofrem preconceito, tanto em atos verbais, olhares, quanto em atos físicos.

Na parte de venda, itens personalizados voltados para esse público tem alta procura. Com certeza, você já deve ter visto a famosa imagem do arco-íris em produtos e campanhas nessa data, não é mesmo?

11. Dia dos avós: 26 de julho

O dia dos avós não é uma data tão atrativa para o comércio, mas dar prioridade para este público pode fazer o diferencial para sua marca, visto que é possível mostrar que sua marca não faz campanhas apenas para as datas de maior conversão, mas que se importa até com todas as datas.

Além disso, os avós de hoje não são mais como pensamos, temos muitos que ainda são jovens, assim, há uma grande possibilidade de presentes, tanto de roupas, acessórios e até mesmo mais tecnológicos! Exatamente, não é por que já são avós, que são ultrapassados.

12. Dia dos Pais: 13 de agosto

Essa é a grande data para as lojas do público masculino, seja de calçados, perfumes, acessórios, itens de churrasco e até mesmo ferramentas — sem esquecer as famosas meias e cuecas, não é mesmo?

Aqui, as campanhas com vídeos são sempre bem-vindas, afinal, essa comoção sempre gera uma conversão posterior. O filho vê, relaciona com sua vida, e se esforça para presentear seu pai quando ele faz o seu papel e merece ser lembrado!

13. Dia do cliente: 15 de setembro

Outra data é pensada para boa parte do comércio, ela é ideal para deixar uma empresa mais próxima do seu cliente. Assim, busque entender qual a dor dele, o que ele está procurando e como você pode auxiliar.

Por isso, faça pesquisas, veja o que eles preferem, como: descontos progressivos, frete grátis, cupons para as próximas compras, etc. Para o dia do cliente, uma ótima opção é realizar as famosas “shopping live”, em que é possível oferecer produtos descontos durante a transmissão ao vivo.

14. Dia das Crianças: 12 de outubro

Esse é um dia bem esperado no comércio brasileiro, afinal, é o momento de presentear os pequenos com muitas oportunidades:

  • brinquedos;
  • acessórios;
  • roupas;
  • sapatos;
  • livros infantis.

Possibilidade é o que não falta assim, mas como você deve imagjnar, para as crianças, os itens mais esperados são os brinquedos.

15. Black Friday: 24 de novembro

A Black Friday é uma das datas mais esperadas pelo público adulto! Com seus descontos atrativos, os consumidores juntam dinheiro para gastar e aproveitar para economizar com os valores mais baixos. Assim, é muito importante se preparar e abastecer o estoque da loja para conseguir suprir toda a demanda.

Além disso, sempre ofereça descontos reais! Muitas empresas sobem o preço algumas semanas antes para depois abaixar, essa foi uma tática muito recorrente em vários anos, mas com recorrentes análises feitas, o público começou a pesquisar e ter mais atenção nessa tática falida.

Pensando desta data, separamos um post que pode te ajudar muito para aumentar a conversão do seu e-commerce na Black Friday!

16. Cyber Monday: 27 de novembro

Após a Black Friday, logo na segunda, essa é outra data que vem ganhando destaque. Ela é voltada para itens de tecnologia, com vários descontos, às vezes, até melhor do que o da própria Black Friday.

E a mesma dica do tópico anterior vale aqui também: sempre utilize de descontos reais. Além disso, faça propagandas tanto da Black Friday quanto da Cyber Monday.

18. Natal: 25 de dezembro

O Natal é uma das principais datas do ano, que gera altíssima conversão em boa parte do comércio, tendo espaço para todas as pessoas da família.

Aqui, também vale a dica de se atentar para o estoque, até dos itens com menor saída, visto que podem acontecer mudanças nas tendências e determinado artigo ganhar mais notoriedade nessa época.

19. Réveillon: 31 de dezembro

Pensando no início de um novo ano, todos querem passar a virada da melhor forma possível. O que mais pesquisam nessa data são:

  • sapatos;
  • acessórios;
  • pacotes de viagens.

Além disso, também procuram por itens temáticos, como os famosos balões ou itens que remetam a essa festividade, sem falar em bebidas e comidas para aproveitar a festa.

Confira: veja o que é UX e como utilizar desta estratégia.

Portanto, o ano conta com diversas datas importantes, possibilitando que boa parte do comércio em geral possa ter um rendimento maior em alguma época do ano com alguma data voltada para seu nicho, fora as que são curingas e que se encaixam para boa parte deles.

O ideal é que logo no começo do ano a empresa já trace um caminho definido, escolhendo as datas que irão realizar campanhas, traçando os passos e metas propostas.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para mais dicas para seu e-commerce, — continue seguindo o blog da Actionpay! Até a próxima.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário