Guia completo: como fazer nota fiscal eletrônica

Realizar a emissão de uma nota fiscal eletrônica é de responsabilidade obrigatório dos estabelecimentos em qualquer tipo de transação realizada, para recolher tributos sobre as operações do local. Além disso, também é uma ótima forma de conseguir ter um controle de entrada e saída no faturamento empresarial.

Para emitir a nota fiscal é necessário um passo a passo que conta, muitas vezes, com itens um pouco mais complexos que podem deixar várias pessoas na dúvida. Por isso, a Actionpay separou um guia completo para te ajudar nesse momento de emissão da nota fiscal eletrônica. Continue a leitura e entenda como fazer:

Como emitir uma nota fiscal para o cliente?

A nota fiscal eletrônica (NF-e) é a mais comum, são utilizadas para empresas do comércio e com elas é possível pagar o ICMS. Entretanto, para começar a emitir notas fiscais, é necessário seguir e realizar alguns protocolos para que tudo saia corretamente.

Aproveite e leia também: trabalhar como afiliado vale a pena?

– Adquira um certificado digital

Para que a nota tenha validade, é necessário passar por uma validação feita pela asseguradora, utilizando a assinatura digital da empresa contratada (a emissora do documento) e autorizada pela Secretaria da Fazendo (SEFAZ).

Essa assinatura funciona para pessoas jurídicas como se fosse uma assinatura que garante autenticidade a essa transação. No site ICP-Brasil, você consegue encontrar uma lista completa das empresas autorizadas para realizarem esse serviço.

– Cadastro fiscal junto ao governo

Além disso, para conseguir fazer a emissão da NF-e, você precisa fazer um cadastro fiscal junto ao governo para obter a autorização necessária do órgão responsável. Nesse meio, você pode precisar tirar uma para comércio e serviços.

  • Credenciamento de empresas de comércio:
    Esse procedimento pode variar de acordo com cada região, o ideal é procurar desde o início um contador para te ajudar nesse processo de legislação local, assim, você tem uma garantia de que tudo saia como planejado.
  • Credenciamento de empresas prestadoras de serviço:
    Para realizar serviços, você também vai precisar fazer um cadastro junto à prefeitura, para emitir a NFS-e, que seria a nota de serviço (mão de obra).

No site da prefeitura é possível realizar um credenciamento e, na hora de apresentar, é necessário levar os seguintes documentos: número de protocolo para obter a senha, via original do CPF e documento de identificação e dos atos constitutivos da pessoa jurídica.

Feito isso, se estiver tudo correto, a senha será bloqueada e um e-mail é enviado liberando o acesso ao sistema para gerar notas.

Aprenda como converter leads em clientes para a sua empresa! Não deixe de conferir depois!

– Escolha o emissor de NF-e

Com a autorização liberada, é a hora de escolher o emissor da NF-e, dessa forma, o empreendedor tem duas opções: utilizar o método gratuito do Sefaz (NF-e) e/ou o da prefeitura (NFS-e), ou entrar em contato com um emissor próprio e integrado ao sistema do governo.

Por mais que seja disponibilizada a versão gratuita pelo governo, ele apresenta o problema de não ser integrado ao sistema da empresa, deixando com muitas limitações, como a de precisar digitar dados todas vezes que necessitar utilizá-lo. Visto isso, o ideal é que se utilize um emissor pago. No mercado, você consegue encontrar vários, muitos deles, contam com um ótimo custo-benefício.

– Comece a emissão das notas fiscais

Com a autorização, certificado digital e com um emissor, você já consegue iniciar o processo de emissão das notas fiscais eletrônicas. E sempre verifique seus dados, para que tudo fique certo e não tenha nenhum problema posteriormente.

O que é necessário para emitir nota fiscal de serviço?

Feito o seu credenciamento na prefeitura, começar a emitir a nota fiscal de serviço é um processo bem simples. Você precisa acessar o site da prefeitura, fazer o login, buscar pela seção de emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) e preencher o documento com os dados necessários.

Verifique se os dados estão corretos, caso contrário, é necessário cancelar e realizar a emissão novamente. Se estiver tudo certo, basta finalizar o processo.

Vale lembrar que cada prefeitura tem uma numeração diferente e apresenta diferenças de valores que variam de cidade para cidade, visto que é ela quem determina a alíquota do imposto para cada tipo de serviço realizado.

Dessa forma, antes de tudo, você deve entrar em contato com a prefeitura para ter acesso a essa lista ou, em algumas cidades, você consegue encontrá-la on-line.

Além disso, os métodos de emissão das notas fiscais variam de emissor para emissor, cada uma conta com diferentes funcionalidades e benefícios em seus aplicativos, com versões das mais básicas até as mais completas.

Portanto, a emissão de notas fiscais é algo obrigatório para todas as empresas e necessária também para mensurar seus lucros e serve de garantia pelo serviço que foi prestado, tanto para a empresa quanto para o cliente, que pode precisar usar para garantir a garantia de um produto que adquiriu.

Esperamos que você tenha tirado suas dúvidas com esse post sobre o que é necessário para emitir a NF-e. Para saber mais assuntos interessantes, continue acompanhando o blog da Actionpay!

Não deixe de conferir: quero ter um e-commerce e agora? Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário