Estratégias Avançadas de Segmentação de Audiência para Afiliados

A segmentação do público no marketing de afiliados é uma ótima maneira de personalizar a experiência de seus clientes. Continue lendo para saber mais sobre os benefícios e as práticas recomendadas de segmentação de clientes.

A era da personalização chegou, todos se beneficiam do tratamento individualizado. Visto que, os próprios clientes preferem a personalização. Se você não fizer, ficará para trás, tanto aos olhos da concorrência quanto dos clientes.

O que é segmentação de público alvo?

A segmentação de público alvo é uma estratégia de marketing em que você divide seu grande público alvo em pequenos grupos e oferece a eles diferentes recomendações e tipos de conteúdo. 

A segmentação pode ser feita com base em local, gênero, idade etc. Assim, por exemplo, você pode enviar e-mails promocionais oferecendo guarda-chuvas para segmentos de público alvo que tendem a ter chuva em suas cidades.

É importante estar sempre atento aos seus números e ao desempenho da sua campanha. Depois de dividir grandes grupos em grupos menores, você pode enviar diferentes recomendações de produtos, adaptar imagens ou tons de voz a seu gosto e enviar e-mails mais personalizados e conteúdo relevante.

Qual é a importância da segmentação de clientes?

Primeiramente, esse passo é muito importante, pois se trata de um processo vital para qualquer empresa, pois permite dividir o mercado-alvo em grupos menores e homogêneos com características e necessidades semelhantes. 

Isso facilita a personalização das estratégias de marketing e vendas, o que, por sua vez, melhora a satisfação do cliente, otimiza o uso de recursos, reduz custos e aumenta a competitividade.

Ao entender melhor seus clientes, as empresas podem oferecer produtos e serviços mais relevantes, identificar oportunidades de mercado e permanecer à frente em um ambiente de negócios dinâmico e competitivo.

Quais são os principais critérios a serem considerados na segmentação de clientes?

Os critérios de segmentação são essenciais para direcionar as estratégias da empresa para os clientes certos, a fim de maximizar a eficiência, a lucratividade e a satisfação do cliente.

Principais critérios na segmentação de clientes

  • Relevância: os segmentos devem ser significativos e relevantes para as estratégias de marketing e vendas da empresa.
  • Mensurável: os critérios de segmentação devem ser mensuráveis e atingíveis para que seja possível avaliar a eficácia das estratégias implementadas.
  • Acessibilidade: os dados necessários para segmentar os clientes devem estar disponíveis e acessíveis para a empresa.
  • Diferenciação: os segmentos devem ser distintos uns dos outros e permitir uma diferenciação clara em termos de necessidades, comportamentos ou características.
  • Estabilidade: eles devem ser suficientemente estáveis ao longo do tempo para que as estratégias de marketing possam ser eficazes a longo prazo.
  • Ação: os segmentos devem ser específicos e detalhados o suficiente para permitir ações concretas e personalizadas por parte do afiliado.
  • Lucratividade: os segmentos selecionados devem ter objetivos de lucratividade que justifiquem o esforço e os recursos investidos em sua segmentação e atenção subsequente.

Quatro tipos de segmentação de mercado

Você pode dividir os grupos de clientes de acordo com diferentes características e, com base nisso, sua mensagem será diferente de várias maneiras. Portanto, vamos dar uma olhada em quatro tipos de segmentação de mercado.

Demográfica

Esse é um dos tipos mais populares de segmentação em marketing. Seu foco principal é quem, o que significa que suas variáveis de segmentação são gênero, idade, renda, religião e profissão. 

Geográfico

A segmentação geográfica envolve a categorização dos clientes de acordo com sua localização. Não é o tipo mais popular de segmentação porque é muito amplo, mas é amplamente usado como complemento de outros tipos de segmentação de mercado. 

Dependendo da localização, talvez seja necessário reconsiderar o idioma e as moedas, assim como as mensagens e as imagens, pois culturas diferentes valorizam coisas diferentes. Você também pode enviar mensagens com base no clima local, notícias importantes, eventos, feriados etc.

Psicográfica

O tipo psicográfico de segmentação se concentra em personalidades. Você divide os clientes de acordo com seus interesses, estilos de vida, valores e crenças. Esse é um dos tipos mais poderosos, mas também o mais desafiador, porque você precisará fazer muita pesquisa para implementá-lo, especialmente em pesquisas. 

Comportamental

A segmentação comportamental se baseia nas interações anteriores de seus clientes com a campanha, ou seja, seus hábitos de gastos, compras e navegação, sua fidelidade à marca e seus comentários recentes sobre o produto. 

Por exemplo, você não daria um cupom para a primeira compra aos clientes fiéis e não ofereceria vendas do programa de fidelidade aos novos clientes.

Práticas recomendadas de segmentação de clientes

Então, como exatamente você coleta todos os seus dados, onde você incorpora suas descobertas e existem técnicas de segmentação de clientes para aproveitar ao máximo a segmentação? Vamos dar uma olhada nas respostas abaixo.

Criação de perfis de clientes

Então você decidiu tentar a segmentação de clientes, o que vem a seguir? Inicialmente, você precisa decidir sobre o tipo de segmentação que deseja e coletar dados das fontes disponíveis. 

Se escolher demográfico, o tipo mais simples, você poderá encontrar todas as informações sobre seu público no Google Analytics, na plataforma de comércio eletrônico ou no software de relacionamento com o cliente que já está usando. O mesmo vale para os tipos geográfico e comportamental.

Para os psicográficos, você precisará de mais informações: a maneira mais precisa de obter informações sobre os interesses e estilos de vida de seus clientes são pesquisas e entrevistas; você também pode usar pesquisadores e provedores de dados de terceiros, bem como software de segmentação de marketing.

Você pode criar perfis típicos de clientes quando tiver todos os dados disponíveis. Por exemplo, Cristina, mulher de 35 anos, mora em São Paulo, usa o Facebook com mais frequência do que outros canais de comunicação, é casada, tem dois filhos, tem renda média, gosta de ioga e de cachorros, seu dia a dia é etc.

Anote as necessidades do grupo

Não basta saber quão diferentes são seus grupos de clientes, é preciso conhecer suas necessidades e preferências: em que tipo de produtos eles estão mais interessados, que problemas eles têm que esse produto pode resolver, quais são seus canais de comunicação preferidos, cores e fontes que eles gostam, etc.

Priorize seus segmentos

Alguns segmentos de clientes são maiores e mais valiosos do que outros. Por exemplo, você pode ver as mulheres como possíveis compradoras de perfumes masculinos porque elas podem querer dar de presente para seus maridos, pais, irmãos, namorados ou até mesmo por elas gostarem e usarem. 

No entanto, elas gerarão menos receita do que os compradores reais e talvez você queira se concentrar nelas em dias específicos, como Natal, Dia dos Namorados, etc., em vez de durante todo o ano. 

Não será a decisão mais inteligente colocar todos os seus esforços e pesquisas em mulheres enquanto seus principais consumidores são homens. Portanto, aprenda a priorizar e a trabalhar o máximo possível em seus segmentos mais importantes.

Assim como também é fundamental considerar o marketing sazonal. Recomendamos nossos artigos sobre marketing de afiliados em datas comemorativas. Temos guias para uma campanha no dia do consumidor, na páscoa e na Black Friday.

Adapte seus e-mails aos segmentos de clientes

Se estiver se perguntando onde usar a segmentação de clientes, os e-mails geralmente são a primeira opção. O público em geral, por exemplo, detesta ver e-mails irrelevantes, 70% deles ficarão diretamente incomodados se a comunicação for genérica.

Portanto, envie e-mails com diferentes recomendações de produtos, notícias e recursos visuais para diferentes segmentos a fim de aumentar as taxas de conversão e baixas as taxas de irrelevância. 

Forneça somente conteúdo relevante

Ademais, a segmentação de público alvo não se refere apenas a recomendações de produtos relevantes, mas também a sugestões de conteúdo. Por exemplo, se estivermos falando de sites de esportes, você precisa confiar na segmentação psicográfica e fornecer conteúdo com base nos interesses deles.

Considerações finais

A segmentação de público alvo é uma estratégia de marketing de afiliados poderosa que permite que os afiliados fiquem à frente da concorrência na era da personalização, aumentem a receita e criem melhores relacionamentos com os clientes.

Você pode segmentar os clientes com base em dados demográficos, geográficos, de personalidade ou comportamentais e criar segmentos com base em dados do Google Analytics, CRM, CMS, pesquisas e entrevistas com clientes, empresas de dados de terceiros e ferramentas de segmentação de marketing.

Depois de ter todas as suas buyer personas, você pode começar a implementar seus novos insights em recomendações de produtos e conteúdo em seu site, em seus e-mails e redes sociais.

1/5 - (Total de avaliações: 1)
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário