O que é CPC do marketing? Veja tudo sobre Custo Por Clique!

Quando temos uma loja on-line ou um perfil nas redes sociais, o desejo de fazer aparecer para as demais pessoas é inevitável, principalmente quando se tem o objetivo de conseguir muitos seguidores. E um dos meios possíveis para alcançar esse objetivo é tornando-se um afiliado, ou seja, ser o responsável por suas divulgações nas plataformas digitais.

Provavelmente, se você estudou um pouco sobre marketing digital, já deve ter ouvido falar sobre CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil Impressões) e CPA (Clique por Aquisição).

Essas são algumas siglas relacionadas a um valor médio em que é cobrado ao clique em um anúncio. Confira neste post que a Actionpay te explicará o que é o CPC e como utilizar para beneficiar seu negócio.

O que significa CPC?

Como acabamos de mencionar, se trata de um valor médio dos custos por um clique em um anúncio. Para isso, o valor é calculado e se divide o custo total pelo número dos cliques. Sendo assim, o CPC médio tem como base o custo real por clique, em que esse é o verdadeiro valor cobrado por um clique em seu anúncio.

O custo por clique é uma das principais métricas utilizadas no marketing digital atualmente, em especial nas plataformas de publicidade on-line, principalmente quando desejamos avaliar o desempenho e a cobrança de um anúncio pago. E não é atoa que é uma métrica popular, já que ela torna em números expressivos toda sua campanha de publicidade digital.

Qual a maneira de calcular o CPC?

Agora que sabemos que se trata de uma métrica utilizada para medir as taxas de clique, como é feito o cálculo? Imagine que você tenha algum e-commerce e queira fazer diversos anúncios em blog e sites, que nesse caso a ferramenta Google Ads disponibiliza um espaço publicitário para os sites parceiros.

Se o seu negócio optar pelo custo por clique, é disponibilizado um determinado valor em que você deverá pagar por cada usuário que chegar ao seu domínio, podendo ser através de links externos ou por anúncios em que foram espalhados nos blogs e sites que o Google Ads acha relevante ao seu site.

Existe também a possibilidade de escolher através do CPM (Clique Por Mil impressões) em que a remuneração que seu site irá receber será somente após mil exibições. Porém, o custo por clique se destaca pela sua precisão que é mostrado por meio de relatórios e de algumas métricas finais.

Agora vamos ao cálculo dessa métrica, que se trata de uma fórmula simples: CPC= custo total/número de cliques.

Imaginemos que você opte por pagar R$ 1000 e o valor que lhe foi disponibilizado para os custos por clique através das palavras-chave seja de R$ 0,50, o retorno que se espera será de 2000 cliques, com base nesse exemplo.

Como fazer o uso do Custo Por Clique?

Não será muito benéfico se o seu anúncio não for relevante ao seu público-alvo. O que ele precisa é atrair aquela pessoa com um interesse real pelo seu produto e que tenha um aproveitamento significativo para ela.

Então, procure evitar anúncios que apenas servem para “caçar cliques”, que além de prejudicar a imagem do seu e-commerce, não atrai o público ideal que deveria estar visitando e conhecendo seus produtos.

Alguns indicadores de marketing, como o funil digital, podem servir para medir e visualizar algumas estratégias para atrair mais pessoas e o efeito causado pelo anúncio. Nesse caso, o clique por custo pode mostrar o interesse que seu público tem pelos anúncios.

Como o CPC funciona no Google e em redes sociais?

Não tem muita importância, digamos assim, de onde o seu anúncio irá aparecer. Independente de qual for a plataforma que o afiliado utilizará, o cálculo e o uso do custo por clique será o mesmo. O que pode diferenciar são as formas de mostrar as métricas, gráficos e outros demonstrativos que servem para avaliar o seu progresso.

Por exemplo, nas redes sociais Facebook e YouTube utilizam do espaço lateral para fazer a publicidade dos anúncios. O que muitos anunciantes estão fazendo ultimamente é aplicar essa propaganda dentro do próprio feed da rede social.

Além de ter uma melhor entrega e performance do que em sites e blogs, isso se deve pelo fato de que o uso dos smartphones já é predominante e de uso diário das pessoas.

Por isso, não importa qual canal pago você usará para fazer os anúncios. O que acontece é que a métrica utilizadas por elas são as mesmas, onde citamos no início desse post. As principais formas são:

  • CPC (custo por clique): O anunciante paga apenas quando o usuário clica em seu anúncio;
  • CPM (custo por mil impressões): Aqui o custo será gerado apenas quando o anúncio for exibido mil vezes;
  • CPA (custo por ação): Nessa modalidade, o anunciante realiza o pagamento somente quando o usuário visualiza o anúncio, clica e performa a ação deseja.

No uso das redes sociais, as métricas utilizadas podem ser um pouco parecidas, mas tem como definição os: custo por like e custo por ação. O custo por like se baseia nas curtidas que uma publicação recebe. No momento, essa métrica está perdendo um pouco de relevância. O custo por ação é um pouco semelhante ao CPA, onde esse parâmetro acompanha quais os investimentos necessários para fazer os usuários interagirem com os anúncios postos dentro de uma rede social.

Como melhorar o custo por clique?

Melhorar o seu custo por clique pode ajudar e muito em suas campanhas publicitárias. Primeiro, procure qualificar seu público e, em simultâneo, ampliar. Com isso a inteligência artificial terá maior flexibilidade no momento de trabalhar com essas mudanças. É importante criar campanhas que servem para a conversão e tráfego ao seu site, além de criar alguns visuais que chamem mais a atenção do usuário, mas sem criar nada forçado e apelativo.

Utilizar pelo no mínimo dois anúncios para cada campanha diferente, para que assim a IA (Inteligência Artificial) possa trabalhar e visualizar qual a melhor e colocar em exibição.

Outra forma de otimizar seu custo por clique é de escolher o dia e horários específicos que seus anúncios poderão aparecer. Veja quais são os horários que seu público mais apresenta um volume maior de buscas e assim, você terá uma melhor estratégia sobre quando colocar seus anúncios.

Com isso, o mesmo pode ser feito no momento de reduzir seus custos. Não invista tanto para os dias e horários que seu público alvo demonstra baixa quantidade de buscas.

Por onde começar no planejamento de uma campanha?

Antes que você possa sair criando campanhas, lembre-se que, assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, são necessários alguns estudos para ter mais assertividade nos planejamentos. Após adquirir um bom material após os estudos feitos, você terá mais opções de como estruturar sua campanha. É importante se atentar a alguns detalhes como:

  1. Estude seus concorrentes: Não será possível fazer estratégia sem antes você conhecer contra quem está concorrendo. Procure entender e conhecer quais são os textos que estão utilizando, tanto nos anúncios feitos no Google como em redes sociais.
  2. Opte por um planejamento de orçamentos: quanto mais limitado for seu orçamento, melhor. Assim, você terá mais cuidado no momento de montar as campanhas.
  3. Pense na sua persona: quais são os gostos dos seus usuários? Quais são os canais que ele mais utiliza? Em quais horários ela faz mais buscas e quando navega nas redes sociais? Com algumas perguntas, como essas, é possível elaborar uma estratégia que possa corresponder exatamente com o que a sua persona procura e no horário certo.
  4. Faça conteúdo de qualidade: Pense no conteúdo que você está produzindo para seus usuários. Procure fazer textos mais persuasivos e com imagens que chamem a atenção, trazendo qualidade e profissionalismo.
  5. Faça campanhas humanizadas: Por mais que todo processo de montar uma campanha seja mais técnico, existem também alguns meios e funções que sejam mais intuitivos.

Então, o custo por clique tem uma grande parcela de importância dentro do marketing digital. Procure fazer aprimoramentos em seu orçamento para elaborar campanhas que façam a diferença para seu negócio, gerando mais renda através da internet. Além de utilizar métricas como o Google Ads ou em redes sociais, tente sempre se atualizar. Esse é um mercado em constante evolução.

Confira nossos outros posts aqui no blog e veja outras informações pertinentes. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário