Benchmarking: o que é e como funciona em uma empresa?

Se uma das melhores formas de obter conhecimento é aprender com os erros dos outros, tirar lições e ganhos de acertos alheios deve ter igual importância, especialmente quando estamos falando de empresas!

Nessa lógica de ideias, temos um ramo do marketing chamado benchmarking, cujo propósito é fazer uma análise das práticas mais efetivas dos concorrentes e, a partir disso, absorver ações que podem ser replicadas em seu negócio.

Gostou da ideia? Então, confira este post para entender o conceito mais detalhado desse mecanismo estratégico e como colocá-lo em prática aí na sua corporação a fim de que seu negócio obtenha o maior quadro de vantagens possível. Boa leitura!

O que é o benchmarking?

O benchmarking é uma ação estratégica que visa estudar quais medidas têm sido usadas e gerado bons resultados para os seus concorrentes. Em suma, por meio desse recurso você consegue analisar as empresas que pertencem ao mesmo ramo que a sua e extrair procedimentos que deram certo por lá, podendo aplicá-los na sua entidade.

Essa tática utiliza as referências e a comparação como pontos de partida. Assim, empresários, gestores e os funcionários de vendas e operações buscam parâmetros para, também, notar como tem sido o desempenho da própria organização e em quais áreas é possível alcançar melhores resultados.

Porém, convém destacar que não se trata de uma simples cópia de ações. Na verdade, esse processo envolve a interpretação e a visão analítica de quem está observando os fatores de impacto de outra organização.

Além disso, é preciso ter sabedoria para compreender o que os dados alheios têm a dizer.

Como fazer benchmarking?

Pense que você é dono de uma empresa de eletrônicos. A situação do seu negócio não é das melhores, dada o baixo nível de vendas e de fidelização de clientes. Acontece que, tem uma outra empresa cujo porte é bem semelhante à sua e que tem feito grande sucesso, batendo metas e alcançando grande retorno financeiro, a fidelização de consumidores e muito mais.

Frente a esse cenário, uma medida acertada é fazer o benchmarking para conseguir entender como essa outra empresa tem se saído tão bem e, especialmente, como você consegue gerar resultados similares no seu negócio. Para tanto, você vai precisar seguir os passos a passos elencados abaixo; veja quais são eles:

1. Selecione 3 concorrentes

Como essa ferramenta utiliza das experiências de outros negócios, o primeiro passo é selecionar algumas empresas para analisar.

Nesse sentido, cabe destacar que não é recomendado fazer uma seleção extensa e genérica, haja vista que isso acarretaria um distanciamento do objetivo da medida.

Com isso, escolha os seus concorrentes considerando os seguintes pontos:

  • Selecione, no máximo, 3 concorrentes;
  • Eles precisam ter semelhança com o seu negócio e, de preferência, atuarem no mesmo segmento que o seu;
  • O desempenho deles precisa ser bom e gerar resultados consideráveis.

2. Faça uma pesquisa de campo

Com os 3 negócios que funcionarão como inspiração “em mãos”, é hora de levantar a maior quantidade de dados possível. Por isso, utilize as ferramentas que indicam a performance dessas empresas e compre produtos para testar e avalie os serviços prestados.

Outra excelente maneira de obter os dados é checando as mídias sociais, como Instagram, Facebook, site e blog, sempre checando comentários e avaliações. No momento de colher informações, é essencial ter uma visão holística, pois todo conjunto de dados pode apresentar uma lição importante.

Assim, extraia ideias baseadas desde os números obtidos até a imagem da instituição.

3. Estabeleça os indicadores de análise

Você pode otimizar esse processo criando um arquivo e fazendo o preenchimento dele por meio dos dados levantados. Nesse documento, elenque quais são os principais pontos que você deseja entender das organizações.

Se, por exemplo, você busca compreender como elas têm preparado as ações de marketing para as datas comemorativas, inclua esse tópico. Caso você intente observar como tem sido o desempenho nas redes sociais, também adicione essa questão e vá fazendo isso com todos os assuntos que julgar necessário.

Para ficar mais fácil, faça a seguinte pergunta para si mesmo: “O que eu quero descobrir em relação à atuação da empresa X, Y e Z que faz sentido para a minha organização?”

5. Interprete os dados e faça comparações

Depois de colher as informações, você precisa interpretá-las. Para isso, não perca da mente o porquê você está analisando outras empresas, ou seja, para extrair boas práticas para o seu próprio negócio!

Com isso, liste todas as medidas que considerar válidas e entender que foram determinantes para a obtenção de sucesso dos concorrentes.

Imagine que você é dono de uma rede de franquia de comida árabe e na sua cidade existe um concorrente menor, porém de peso que tem vendido mais que a sua empresa. Ao analisar as informações e experimentar os produtos, você percebe que os ingredientes utilizados pelo concorrente possuem mais qualidade que os seus, além disso, checa que a atuação nas mídias digitais são bem mais ativas que nas suas.

Diante desse contexto, é importante já ter as informações que precisam para implantar mudanças, porque além de colher as informações e interpretar os dados, você também já comparou com o seu negócio.

6. Analise os pontos altos e baixos

Por fim, não deixe de considerar também os pontos negativos porque como dissemos logo no início do artigo, você também pode aprender com os erros e o mais importante disso é que você consegue evitar prejuízos por meio dessa conduta.

Recomendamos, portanto, que você liste os pontos altos e os baixos de todas as medidas que julgou importantes. Tendo esse material, ficará mais fácil determinar o que deve se adequar melhor ao seu empreendimento e estabelecer um grau de relevância e prioridade.

Veja também: Quais conteúdos investir para as redes sociais?

Quais os benefícios do benchmarking?

As principais vantagens do benchmarking são:

  • Identificação dos pontos que favorecem os concorrentes e de fórmulas de sucesso;
  • Atualização de novas práticas e estratégias;
  • Recebimento de mais referências e formação de um arcabouço de ideias;
  • Comparar e reconhecer quais são os aspectos que precisam de melhoria no seu próprio negócio;
  • Aprimorar processos internos;
  • Reduzir custos e evitar prejuízos.

Pois bem, agora que você sabe o que é benchmarking, quais são as vantagens de utilizá-lo e como colocá-lo em prática, que tal começar a utilizar no seu negócio a fim de alavancar os seus resultados? Aqui, no blog da Actionpay, você encontra vários conteúdos ricos que também podem te ajudar, por isso, não deixe de conferir. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário