O que é inbound marketing e como usá-lo para vender mais?

É fato que, com o tempo, as estratégias de vendas vão sendo refinadas segundo as mudanças sociais, culturais e econômicas. Com o marketing, não foi diferente. Desde a sua concepção até hoje, várias novas formas de abordagem de clientes surgiram e uma delas é o inbound marketing.

Em uma publicidade passada pela TV lá pela década de 70, 80 e 90, era comum o chamado formato de “interrupção”, em que a propaganda interrompia os afazeres dos telespectadores para ser vinculada. Com o inbound marketing, a ideia é não interromper, mas sim atrair consumidores por meio do conteúdo, ou seja, utilizando técnicas como SEO, redes sociais e outros.

Essa diferente forma de abordar explora primeiro a atração e tem se mostrado muito relevante para as vendas. Se interessou? Então, confira este post para descobrir como ela pode te ajudar nas suas vendas, especialmente, no segmento de afiliados.

Afinal, o que é inbound marketing?

Por inbound marketing podemos compreender a técnica a partir da qual um público-alvo é atraído a uma marca ou empresa por intermédio de conteúdos valiosos e úteis, produzidos com o intuito de ajudar o interlocutor.

Assim, ao invés das interrupções, como no marketing tradicional, o inbound capta clientes de uma maneira muito mais sútil e, de certa forma, atua de modo a estabelecer primeiro uma comunicação para depois oferecer um produto ou serviço.

Além do público para o qual o conteúdo está sendo destinado pertencer a um grupo específico de pessoas, aqui, são os possíveis clientes que procuram a empresa após serem conquistados pelo conteúdo.

E aproveitando que estamos falando de conteúdo, você sabe o que é conteúdo evergreen? Em suma, trata-se de um tipo de conteúdo que se mantém atual independente do tempo, o que é extremamente válido e proveitoso. Quer entender melhor? Acesse o link e confira todos os pormenores sobre o assunto!

O que caracteriza o inbound marketing?

A principal característica do inbound marketing é, certamente, a postura adotada para se comunicar com o cliente. Isso porque se trabalha com um modelo de venda indireto e mais natural.

O intuito dessa estratégia é primeiramente identificar a persona da marca para, em seguida, compreender a sua dor e oferecer soluções a fim de auxiliá-la. A partir da produção de conteúdo abordando a necessidade desse público, se estabelece uma conexão entre usuário e empresa, o que o leva até o momento da compra.

Pensemos, por exemplo, na dona de uma loja de roupas aí da sua cidade, que tem produzido conteúdo para redes sociais, sobre dicas de moda e como fazer composição de looks, ajudando milhares de mulheres a se vestirem melhor. Ou, ainda, aquele teu conhecido dono de uma barbearia e que também está produzindo conteúdos de valor sobre como tratar da barba e como evitar a calvície, auxiliando os homens a cuidarem da aparência.

Veja que não existe uma intromissão direta no sentido de esses clientes comprarem o produto e o serviço deles, o que há é a agregação de valor por meio de conteúdos úteis. Assim, uma mulher que chega até ao Instagram e vê as dicas, automaticamente, se sente atraída e adquire roupas da loja e o mesmo movimento ocorre com a barbearia.

Quais são as principais estratégias de inbound marketing?

E, se você está se perguntando como, afinal, colocar o inbound em prática, listamos as principais estratégias a fim de você saiba como utilizá-lo. Confira:

  • Site: por meio do site, você consegue incluir seções sobre o seu produto ou serviço e discorrer sobre como ele pode ajudar o seu público-alvo;
  • Blog: também é interessante contar com um domínio para blog e, nele, produzir posts a respeito da sua área de atuação;
  • Redes sociais: outra medida também essencial é investir nas redes sociais, a maior variedade possível. Assim, esteja presente e ativo no Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, entre outros;
  • SEO: o Search Engine Optimization é uma espécie de tráfego orgânico por meio do qual você consegue otimizar o conteúdo do seu blog e site de forma estratégica a fim de que ele apareça nos resultados de pesquisa do Google.

Como o inbound marketing pode ajudar o marketing de afiliados?

Os afiliados são responsáveis pela divulgação de produtos ou serviços de uma empresa. Com isso, cabe a eles utilizarem o marketing a seu favor.

No caso do inbound, o afiliado pode se valer de suas estratégias a fim de se comunicar com a persona do que ele está divulgando e tentando vender. É muito comum que no segmento de afiliação, haja a necessidade de produção de conteúdo a fim de gerar utilidade e valor para as pessoas e, dessa forma, atraí-las.

Portanto, perceba que o inbound marketing é válido para todo tipo de negócio que deseja vender mais e melhor, o que abrange o mercado de afiliados!

Nesse post, você pôde compreender o que significa marketing da atração, o famoso inbound marketing e entender como funcionam as suas táticas práticas. Além disso, também foi possível notar que você pode se valer dessas estratégias para alavancar as suas vendas no ramo de afiliação.

Esperamos ter ajudado e se você deseja continuar aprendendo mais, dê uma olhada nos nossos vários conteúdos aqui no blog. Não deixe de conferir o nosso post sobre como fazer a primeira venda como afiliado e até mais!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário