O que é conteúdo evergreen?

Resumidamente, um conteúdo evergreen é aquele conteúdo que se mantém sempre atual na web, não se tornando ultrapassado com o passar do tempo.

Esse termo é muito utilizado quando falamos de conteúdo para blogs, principalmente quando é otimizado para os mecanismos de busca. A ideia é que o conteúdo se mantenha posicionado e útil ao usuário a qualquer momento.

Como evitar datas ou conteúdos temporários?

Ao produzir um conteúdo que evergreen é importante se atentar aos detalhes, formas de abordar o tema, palavras-chave e outros aspectos de redação. Confira dicas de como manter seu conteúdo sempre fresco na web:

Atenção com as datas

Evite usar termos como “nesta semana” ou “esse mês”. Se vai citar algum acontecimento, coloque a data. Dessa forma, mesmo que passe o tempo, o conteúdo não terá esse aspecto antigo.

Por exemplo: “dia 12 de setembro a Actionpay publicou uma matéria muito interessante sobre marketing de conteúdo.” Aproveite e confira o post!

Contextualize sem usar o tempo

Ao invés de falar “no mercado atual”, busque contextualizar, sem que fique óbvio a época em que você etá escrevendo ou publicando. Use, por exemplo, “no mercado pós-pandemia”.

Isso também serve para ilustrar ao leitor do que estamos falando e qual é o cenário relacionado.

E o que é um conteúdo noticioso?

Diferentemente do conteúdo evergreen, o noticioso é diretamente relacionado a notícias, por isso, deixa claro a data em que está sendo publicado.

Como está trazendo uma informação que é muito relevante naquele momento, não precisa ser adaptado para ser visto no futuro.

É usado para notícias da atualidade, divulgar um evento ou acontecimentos específicos, além de ser muito usado para lançamentos de marcas ou campanhas.

Quais as vantagens do conteúdo evergreen?

Se ainda não ficou claro porque é bom ter conteúdos evergreen em seu blog, confira agora os principais benefícios e vantagens:

– Fortalece a autoridade

Oferecendo um conteúdo verdadeiro e duradouro, as chances de agradar os usuários são maiores. Além disso, os mecanismos de busca compreendem o comportamento dos usuários e consegue identificar se um conteúdo é realmente relevante.

– Segmentação leads

Esses textos tendem a ser bem completos e aprofundados no assunto, por isso, atraem usuários já segmentados. A ideia é que esse usuário continue sua jornada pelo funil de vendas dentro do blog.

Como os posts mais abrangentes costumam ser relacionados ao topo, a ideia é indicar posts de meio e depois fundo de funil, oferecendo assim posts mais específicos dentro de uma área de negócio.

Por meio de um CTA bem construído, o usuário é convidado a acompanhar sua marca, se tornando, assim, um leed qualificado.

+Entenda mais sobre leads no post Como converter leads.

– Posicionamento nos mecanismos de busca

O conteúdo de um blog post pode levar um tempo até alcançar uma boa posição nas páginas de pesquisas do Google.

Entretanto, conforme o tempo passa a chance de ganhar posições no ranking é maior e, como o conteúdo não perde autoridade por ser sempre atual, continua recebendo visitas. Isso fortalece o blog e o mecanismo de busca entende o quão bom é aquele conteúdo.

Dessa forma, ao invés de perder posição, pode ainda alcançar melhores resultados em mais palavras-chave relacionadas.

– Conquista de backlinks

Conteúdos evergreen, quando completos, tem grande chances de ser mencionados em outros sites ou blogs.

Receber esses backlinks é muito positivo, pois alcança acessos vindos de outras páginas. Além disso, os mecanismos de busca do Google (o Googlebot) entende que esse é um fator relevante para a construção da autoridade do seu site.

– Trafego: atrai leitores e possíveis clientes

Os conteúdos evergreen permanecem relevantes e, por isso, têm mais chances de atrair trafego ao seu blog. A qualquer momento que for acessado será útil ao usuário. Com conteúdos informativos, listas e tutoriais, ofereça qualidade nos conteúdos e receba cada vez mais trafego.

Como escrever um conteúdo evergreen? Veja dicas!

Os conteúdos evergreen são muito bons, completos e tudo mais, mas como produzi-los? Para tirar essas dúvidas e facilitar sua vida, veja essas dicas:

– Atenção a pauta

Para conteúdos sempre frescos, priorize conteúdos mais abrangentes. Conteúdos específicos também podem ser evergreen, mas é preciso ter atenção.

As pautas normalmente precisam atender uma dúvida do usuário, uma “dor”. É fundamental que sua produção atenda essa questão. Entenda qual é a necessidade da pauta que está sugerindo e traga o máximo de informações possível.

– Informações e conteúdo relevantes

O Google entende quando um conteúdo atende ao usuário, responde às dúvidas e oferece isso por mais tempo. Por isso, ter um conteúdo completo, trazer um contexto, dados reais e informação úteis fazem seu texto mais valioso e duradouro.

– Faça linkagens internas

Além de trazer informações completas sobre um assunto, você pode indicar conteúdos relacionados. Ao falar de um assunto, existem ramificações, outras matérias relacionadas que talvez não caberiam ali.

Por isso, você pode linkar esses outros conteúdos, convidando o usuário a ver mais sobre esses pontos de forma mais singular.

Além de ser ótimo para a navegação do usuário, é uma maneira saudável de trabalhar técnicas de SEO, fortalecendo ainda o posicionamento do post.

– Analise os concorrentes

Nunca copie! Copiar conteúdo é plágio e é muito mal visto pelo Google.

Analisar seu concorrente é ver como ele está trabalhando e procurar uma forma melhorada para construir um conteúdo novo para seu negócio.

– Divulge seu blog

Por meio das redes sociais, você pode compartilhar o seu post convidando os usuários para conferirem o conteúdo completo. É possível divulgar também posts mais antigos, por serem evergreen, o tempo que passou não se torna um problema.

– Comece a produzir conteúdos evergreen!

Agora que já tem um direcionamento do que fazer e não fazer nos conteúdos evergreen, comece a produzir! Entregue conteúdos completos e perenes aos usuários e veja seu blog ganhar mais tráfego!

Para ficar por dentro de outras temáticas como essa, dicas de conteúdo e marketing, continue acompanhando o blog Actionpay. Aproveite para conferir mais sobre o uso de CTA no Instagram. Até mais!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário