Ações para Black Friday: 10 dicas para aumentar as suas vendas!

Antes mesmo de chegar novembro, as empresas já estão preparadas para colocar as ações para Black Friday em prática. Isso porque apostar nessa época do ano é uma ótima oportunidade para elevar o faturamento.

Obviamente, não basta aplicar a mesma estratégia de venda que usou durante os outros meses do ano, já que essa data se destaca das demais épocas sazonais na expectativa dos clientes.

As pessoas estão em busca de promoções e outros tipos de condições especiais. Por isso, nós, da Actionpay, vamos te dar 10 dicas para vender mais na Black Friday e aumentar o faturamento da sua empresa. Acompanhe até o fim e anote as que mais se adéquam ao seu negócio!

Veja também: As melhores datas do ano para lucrar com e-commerce!

Afinal, como fazer uma boa campanha de Black Friday?

Conforme nos aproximamos dos últimos meses do ano, todo comércio inicia a preparação das ações para Black Friday com intenção de vender o máximo possível.

Nessa época, as pessoas aproveitam para antecipar a compra dos presentes de natal e adquirir aquele smartphone ou outro item desejado que esperou o ano todo para investir seu dinheiro, garantindo uma condição especial de desconto.

Antes de elaborar as ações para Black Friday, é necessário entender o que o seu público deseja para planejar uma campanha efetiva, que esteja alinhada ao que a empresa está preparada para oferecer em termos de serviço e quantidade de mercadoria. O primeiro passo seria utilizar ferramentas de pesquisa para alinhar as expectativas do seu público com o que você tem a oferecer.

Como inovar na Black Friday? Veja 10 dicas de campanhas!

A inovação só acontece quando entendemos os erros cometidos em campanhas anteriores e aprendemos com eles, além de entendermos o que o nosso público precisa e qual a melhor forma de solucionar seu problema. Separamos aqui 10 dicas para garantir que você irá vender mais com as ações para Black Friday e melhorar o resultado de suas campanhas.

1. Planejamento estratégico

A preparação das ações para Black Friday deve ter início com o planejamento, que precisa ser iniciado alguns meses antes da implementação. Se a sua empresa que está no mercado há alguns anos, analise os relatórios dos anos anteriores e as estratégias que resultaram em um bom faturamento.

Verifique quais são os produtos que possuem maior número de vendas e aqueles que permanecem no estoque após esse mês. Com base nessas averiguações, é possível começar a definir os produtos que devem ter reposição em seu estoque, quais promoções fazer, calcular sua margem de lucro e montar uma estratégia assertiva para a divulgação.

2. Tenha uma estratégia de marketing definida

Não adianta tentar fazer promoções incríveis e vender produtos de ótima qualidade sem divulgação. “Quem não é visto, não é lembrado”, como diz o ditado e, se as pessoas não têm acesso às suas ações para Black Friday, não irão comprar.

Seu papel é determinar a forma de divulgação e autopromoção que irá utilizar para atingir o seu público alvo. Anúncios pagos são excelentes para impulsionar suas vendas e atingir novos clientes. Aprenda ou contrate serviços de um freelancer especialista em tráfego pago que te auxiliará nessa tarefa para garantir que terá resultados expressivos.

Use as redes sociais de seu negócio para fortalecer a conexão com a audiência e permitir que eles se sintam parte do conteúdo. A identificação com os seus posts, fazem com que os usuários compartilhem com outras pessoas e, assim, acontecer uma divulgação gratuita da sua marca.

3. Faça antecipação em suas redes sociais

Use os artifícios da antecipação para causar um impacto e gerar curiosidade. Sua audiência ficará na expectativa sobre as promoções, antes mesmo de saber o que virá pela frente. Se prometer uma condição especial para os primeiros que compartilharem uma postagem sua, por exemplo, terá mais engajamento e divulgação gratuita.

4. Reabasteça o seu estoque

No planejamento se dá o momento de verificar o que vende mais nesse período e o que a empresa possui em estoque. Um passo importante para implementar nas ações para Black Friday é o reabastecimento de seu estoque. Separe o orçamento e converse com os seus fornecedores sobre o prazo da entrega para garantir que dará conta da demanda necessária para a ação.

5. Acompanhe e estude os seus concorrentes

Uma das dicas de ações para Black Friday que vão possibilitar um bom desempenho em seu negócio é estudar os concorrentes. Com certeza, eles estão em momento de preparação igual a você. Note como fazem a divulgação, quais produtos tem mais saída e como promovem a antecipação.

Repare nos posts que mais tem mais engajamento e se inspire neles. Mas lembre de reproduzir de uma forma diferente, com a cara da sua marca e empresa.

6. Prepare sua equipe para as ações de Black Friday

Contar com uma equipe preparada para executar as ações da Black Friday, com certeza, trará mais resultados. Por isso, não deixe de fazer uma reunião para alinhar todos os pontos da estratégia traçada. O ideal é montar uma jornada para explicar onde cada profissional está inserido e qual sua respectiva função.

Antecipe-os sobre os imprevistos que podem acontecer e como eles podem agir prontamente para solucionar. Para garantir que tudo irá correr bem, promova um treinamento para testar a habilidade da equipe e ver se todos os integrantes estão bem informados.

7. Estruture o seu site para vendas

O design é uma parte muito importante da campanha. Porém, muitas pessoas focam em trocar preços e colocar imagens de desconto em todo site e esquecem de verificar se a hospedagem suportará a quantidade de acessos ao site.

Suponhamos que você implemente, na sua promoção da Black, uma campanha de anúncios para atingir 300.000 pessoas, será que com o acesso de 100 mil visitantes seu site continuará em pleno funcionamento?

Ou seja, não adianta atrair clientes e seu site não suportar muitos acessos simultâneos. O ideal é conferir a velocidade de carregamento também, para que os usuários não desistam de comprar com você. Caso sua página demore muito a carregar, é possível que se direcionem ao site da concorrência.

+ As melhores técnicas de vendas online para aumentar conversões.

8. Insira diversas formas de pagamento

Facilitar os métodos de pagamento pode trazer uma vantagem sobre os concorrentes. Pensar em quais métodos implementará em sua loja, aumenta a probabilidade do seu cliente comprar mais.

Além das formas tradicionais, como cartão de crédito e dinheiro, tente implementar a opção de dividir em dois cartões, além de adicionar a opção de pagamento via PIX. Quem sabe colocar até um QR Code na sua loja para facilitar na hora de receber o PIX.

Possibilitar dividir o pagamento em dois cartões é uma interessante adição para suas ações para Black Friday, uma vez que a pessoa pode não ter limite suficiente em apenas um cartão e isso pode fazer com que ela desista de uma compra ou gaste menos do que gostaria em sua loja.

Isso também pode facilitar para quem quer presentear uma pessoa em comum e quer repartir o valor em dois, como dois irmãos que desejam presentear a mãe, por exemplo.

9. Tome cuidado com o prazo de entrega

Ao colocar as informações no site, assuma o compromisso de entregar na data prevista. A maioria dos clientes, ao comprar algo na internet, contam os dias para receber suas encomendas. Uns ficam apenas ansiosos, enquanto outros contam com a data prevista para conseguir presentear alguém a tempo.

Evite que atrasos aconteçam, principalmente nas suas vendas da Black Friday, em que a estratégia de investir em métodos para enviar as encomendas de forma mais rápida e que tenha menos imprevistos pode ser uma excelente pedida. Às vezes, vale a pena colocar na descrição um tempo de entrega um pouco maior, apenas para ter uma margem de erro para sua segurança.

10. Peça um feedback dos clientes

No fim dessa época de vendas, não se prenda apenas aos números. Sempre há algo para melhorar. Estar próximo de seus clientes através de um meio de comunicação eficaz permite que você solicite a opinião deles sobre o desempenho do seu negócio.

Seja por e-mail, WhatsApp, telefone ou mídias sociais. O importante é você ter perguntas pré-determinadas para que eles respondam exatamente o que precisa saber. Isso servirá para você utilizar como depoimento para, futuramente, atrair mais clientes e para fazer análise de dados da campanha.

Muitas empresas deixam de fazer essa etapa e perdem a grande chance de evoluir sua maneira de atuar no mercado. Não tenha medo de receber dicas para a Black Friday vindas dos seus clientes, afinal, eles constroem o caminho de crescimento da empresa com você!

Já anotou as melhores dicas para vender mais na Black Friday? Prepare uma ação assertiva e colha todos os frutos de uma boa campanha! Não esqueça de compartilhar esse artigo e, caso tenha dúvidas, volte a conferir essas dicas incríveis!

Continue acompanhando o blog da Actionpay para ficar por dentro dos melhores temas sobre marketing e mercado de afiliados. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário