O que é clickbait? Vale a pena investir nessa estratégia?

Todo mundo que navega pela internet já se sentiu enganado ao clicar em um link pelo título chamativo e se frustrou ao acessar o post e ver que não era nada daquilo que prometia. Essa tática tem nome: clickbait!

Também conhecido como “caça-clique”ou “isca de cliques” é uma forma de publicidade enganosa cujo objetivo é aumentar a divulgação de uma página na internet. Embora mal vista, esta tem sido uma prática cada vez mais recorrente na web.

Mas será que usar esta técnica é uma boa estratégia digital? Se você quer saber mais sobre clickbait, continue a leitura!

Clickbait: o que é e qual é o objetivo?

Clickbait é um termo em inglês que se refere a uma estratégia de propaganda usada na internet para aumentar o número de cliques de um site. Traduzindo para a nossa língua, a “isca de cliques” funciona exatamente assim: utiliza de uma promessa (isca) para fisgar o leitor (cliques).

Geralmente, aparecem logo no início de um conteúdo, em vídeos do YouTube, em chamadas de posts e podem até estar acompanhadas de fotos. É caracterizada por títulos chamativos e sensacionalistas com uso frequente de pontos de exclamação, senso de urgência e expressões apelativas. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Aprenda inglês em menos de um mês usando esta técnica infalível!
  • Você não vai acreditar como está a atriz de Chiquititas 20 anos após o sucesso.
  • Pare agora com dietas mirabolantes e saiba como perder 5 kg em um mês!

Como você pode ver, eles apresentam uma estrutura bem parecida com “fake news”, mas o grande problema desta estratégia não está no título tentador, mas sim em não entregar conteúdos relevantes e que muitas vezes não respondem à questão levantada.

Leia também: Quais são as melhores iscas digitais par ao marketing?

É interessante produzir conteúdos clickbaits?

Agora que você já entendeu como os clickbaits funcionam e se identificou por clicar em links como este, fica evidente que usar essa estratégia digital não vale muito a pena, não é mesmo? Primeiramente, porque ela pode afetar o relacionamento das pessoas com a sua marca.

O marketing digital tem como base entregar conteúdos de qualidade para auxiliar seu público, tirar suas dúvidas e ajudar a resolver problemas do dia-a-dia. Uma estratégia baseada em mentiras vai afastar seus clientes em potencial, impactando diretamente no financeiro da sua empresa.

Outra consequência do uso do clickbait é a má reputação da sua marca na internet. Na era digital, conquistar autoridade e confiança no meio é muito importante para o crescimento de um negócio.

Esta estratégia pode ainda afetar de forma negativa o SEO e prejudicar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca.

Confira também: As melhores técnicas de vendas online para aumentar as conversões

O clickbait pode ser considerado crime?

Apesar de claramente ser uma propaganda enganosa, o clickbait ainda não é considerado um crime ou cibercrime pelas autoridades. Por isso, mesmo diante das desvantagens apresentadas, é uma técnica utilizada não só pela internet, mas por diversos meios de comunicação como:

  • comerciais de TV;
  • e-mail marketing;
  • vídeos do YouTube;
  • blogs;
  • anúncios patrocinados.

Clickbait X Fake News: qual a diferença?

É importante entender que nem todo clickbait é uma fake news, muitas vezes, o conteúdo é apenas pobre, com baixa qualidade ou não responde à questão levantada no título.

Porém, toda Fake News tem um clickbait! Essa prática também utiliza títulos sensacionalistas e chamativos para atrair o leitor. A diferença é que dentro dessas páginas são encontradas notícias falsas que visam difamar a imagem de uma pessoa ou marca.

Elas costumam ser muito bem escritas com um alto poder de persuasão. Apresentam fotos, dados estatísticos e referências inventadas que levam o leitor a acreditar na mentira criada.

Tanto o clickbait quanto as Fake News circulam livremente na internet e cada vez mais é difícil para o usuário distinguir os links em que podem confiar ou não.

Quais as alternativas para não fazer clickbait?

Se você quer cuidar da reputação da sua empresa na internet deve ter cuidado para que seus links não sejam clickbaits.

Atrair leitores com títulos curiosos e criativos é uma boa estratégia para chamar o público para seu site quando você entrega ao leitor o que se propôs a entregar. Invista no marketing de conteúdo!

Desenvolva conteúdos de qualidade, com informações verdadeiras que auxiliem as pessoas em dúvidas relevantes. Lembre-se de não prometer mais do que pode entregar. Este pode ser o primeiro contato da pessoa com a sua empresa e é uma ótima oportunidade para você estabelecer uma relação de confiança.

A prática do clickbait pode ser prejudicial para a imagem do seu negócio. Deixar o cliente no centro das estratégias de marketing é a melhor escolha para a sua marca conquistar credibilidade e autoridade no meio on-line.

Se você quer ficar por dentro das principais dicas para divulgar sua marca de maneira inteligente na internet, continue acompanhando o nosso blog! Até mais!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário