Design mobile friendly: o que é e por que é importante?

A usabilidade e visibilidade de um site ou aplicativo é um fator extremamente importante atualmente, principalmente quando pensamos na questão da experiência do usuário, um fator que garantirá a permanência dos usuários na página.

Pensando também nos layouts de computadores e smartphones, ter um site mobile friendly é essencial para garantir uma boa experiência tanto no desktop quanto no mobile.

Pensando nisso, a Actionpay trouxe alguns tópicos para explicar melhor sobre essa questão, a sua importância e vantagens de desenvolver um site com boa performance em todos os dispositivos com acesso à internet. Continue na página e aproveite a leitura.

O que é um site mobile friendly?

Provavelmente, você já deve ter percebido haver algumas diferenças da disposição de tela entre computadores e smartphones, principalmente na usabilidade deles, enquanto um computador a tela é na horizontal, com a utilização do mouse e do teclado para interagir, no smartphone temos a tela na vertical e o touch para realizar a interação com os sites e apps.

Com isso, claro — há muita diferença em suas configurações! Assim, é necessário que cada site tenha configurações e disposições diferentes para cada tipo de dispositivos para ser considerado mobile friendly.

Qual a importância do design mobile friendly?

Conforme os anos, o uso do smartphone vem crescendo consideravelmente e, desde 2015, mais de 50% das buscas feitas no Google foram realizadas por dispositivos móveis. Deixar de considerar essa mudança de comportamento pode representar a perda do seu alcance pelo buscador, já que um dos fatores de ranqueamento das páginas está relacionado com a adaptabilidade do site para os dispositivos mobile.

Exatamente, o Google considera se o site é compatível tanto para leituras em monitores quanto em dispositivos móveis para ranqueá-lo em uma pesquisa.

Conforme uma pesquisa do E-commerce Brasil, 48% das compras onlines são realizadas por meio de smartphones e 22% são auxiliadas por eles. Dessa forma, é essencial que o site tenha um layout configurado adequadamente, a fim de melhorar a experiência do usuário e garantir a possibilidade de aparecer entre os primeiros resultados do Google.

Consequentemente, com um site mobile friendly, seus números podem mudar, seja em acessos, permanência dos usuários nas páginas e até mesmo na sua taxa de conversão.

Aproveite e leia também: entenda o que é CPC, CPA e CPM — e entenda suas funções!

Quais são os parâmetros para um site ter um design mobile friendly?

Pensando nisso, devemos analisar e nos atentar a alguns parâmetros, confira:

1. Fácil de navegar

A navegação em site precisa ser fácil, ou seja, com uma estrutura bem visível, a fim de facilitar ainda mais o uso do usuário. O buscador dentro do site deve ser intuitivo para o usuário encontrar facilmente o que procura, organizando os resultados corretamente e de forma bem visível.

Além disso, evite o uso de muitos pop-ups, pois eles atrapalham a jornada do usuário, obstruindo a visão e, ainda, podem não se adequar com o tamanho correto da tela.

2. Carregamento rápido

Outro fator influenciável é o tempo de carregamento das páginas, visto que layouts com mais de 3 segundos para carregar aumentam o índice de saída dos usuários.

Atualmente, os usuários desejam acessar sites rápidos, com um layout otimizado, principalmente porque ele não quer ter todos seus dados móveis esgotados por conta dessa demora quando está tentando acessar um site em um local sem Wi-Fi, não é mesmo?

3. Funcionamento correto em tamanhos diferentes

Para ser um bom design mobile friendly, é necessário adequação para os dispositivos — e para diferentes tamanhos também!

Para efetuar a navegação, podemos utilizar tanto smartphones quantos tablets e os tamanhos são bem distintos. Assim como é feita a configuração de computador e smartphone, também é válido pensar nos diferentes tamanhos de tais dispositivos.

Dessa maneira, o texto deve seguir uma margem correta para se adequar, não sumindo partes dos textos da visão do usuário. Isso, além de atrapalhar a leitura, também pode ocasionar o mau-funcionamento dos links e, claro, resultar na diminuição da satisfação do usuário com a leitura da página.

4. Formatação do conteúdo

Um texto com parágrafos longos cansam os usuários na hora da leitura. Um parágrafo com mais de 5 linhas já é considerado enorme atualmente, por isso, sempre utilize sempre de 2 a 3 linhas na hora de escrever os textos do seu site.

Esse é um ótimo de paragrafação e deixa o texto muito mais organizado e harmônico. Dessa forma, utilize sempre de métricas como:

  • 2 a 3 linhas;
  • bullet points para informações curtas;
  • negritos em partes importantes;
  • conteúdo dividido entre tópicos.

Assim, seu site terá um conteúdo mais escaneável, ou seja, o usuário conseguirá identificar o que ele realmente está procurando, visto que as informações estarão destacadas por bullet points, negritos ou por tópicos!

Pensando nisso, separamos esse conteúdo para você entender melhor sobre como a leitura é um aspecto importante para o usuário interagir com a página. Confira depois: o que é UX Writing e como utilizar essa estratégia a seu favor!

Portanto, um site mobile friendly, além de ser compatível para diferentes telas, está diretamente ligado com a experiência do usuário e garante maior tempo de permanência na sua página.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e entendido mais sobre como é essencial que seu site seja mobile friendly. Para mais conteúdos como esse — continue acompanhando o blog da Actionpay. Até a próxima!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário