O que é cashback? Entenda como funciona essa tendência!

Se você tem costume de fazer compras pela internet, certamente, já ouviu falar sobre o cashback. Essa é uma estratégia que vem crescendo cada vez mais e se tornando muito popular no Brasil. Essa ferramenta tem o objetivo de aumentar o interesse do consumidor e incentivar a compra.

Se quer descobrir o que é o cashback, quais seus tipos, como foi criado e suas vantagens, continue sua leitura e descubra mais sobre essa tendência!

Afinal, o que é a tendência do cashback?

Cashback é um termo vindo do inglês que significa “dinheiro de volta”. De forma simplificada, você realiza uma compra em um estabelecimento parceiro que oferece o cashback e ganha de volta uma porcentagem do valor gasto em bônus ou dinheiro. Simples, né?

Ah, vale ressaltar que o cashback não é um programa de pontos ou desconto. No programa de pontos, o valor gasto se transforma em uma quantidade de pontos, já o cashback é uma porcentagem do valor devolvido diretamente para o cliente. As porcentagens desse valor dependem da empresa e, geralmente, variam de 0,5% a 50% para fazer com que o cliente compre mais e também para atrair uma nova clientela.

Como ele foi criado?

Nos anos 90, a empresa norte-americana Ebates começou a trabalhar com o esquema de oferecer uma quantia de volta para seus clientes. Anos depois, em 2011, a empresa Méliuz trouxe o conceito para o Brasil, mas somente em 2019 que essa técnica começou a ser reconhecida e amplamente utilizada por várias empresas de vendas on-line.

Como funciona o cashback?

Primeiramente, para participar de um programa de cashback é preciso fazer um registro no site da empresa parceira. Depois disso, é só fazer sua compra e receber parte do dinheiro novamente em sua conta. Você pode usar o dinheiro recebido em sua conta digital para fazer outras compras de seu interesse.

Por exemplo, você comprou uma câmera fotográfica no valor de R$2.000 e após fazer o cadastro na empresa parceira recebe 10% de cashback. Isso significa que após finalizar a compra, você recebeu R$200 em sua conta que vai poder comprar acessórios para a câmera ou outros produtos não relacionados.

Como as empresas lucram mais devolvendo parte do dinheiro?

Essa técnica faz com que os consumidores se fidelizem a marca que realizaram uma compra e receberam o cashback. Isso possibilita que os clientes avaliem a empresa positivamente, escolhendo-a para comprar novamente – ainda que seja um produto não esteja com uma tag de marketing de cashback, oferecendo o dinheiro de volta.

O segundo grande motivo das empresas manterem lucrando mesmo devolvendo parte do dinheiro é pela redução dos gastos com grandes campanhas de marketing. Grandes empresas gastam milhões de reais em campanhas que muitas vezes não dão o retorno necessário para obter lucros significativos.

Apesar de ter o investimento em campanhas de cashback, comparado com as ações tradicionais, o custo ainda é menor. Além disso, o cashback possibilita a fidelização de novos clientes.

Confira nosso post sobre técnicas de venda on-line para alavancar suas vendas!

Quais são as modalidades de cashback atuais?

Embora o funcionamento sempre seja o mesmo, cada plataforma de cashback tem um funcionamento único. Por isso sempre confira as condições e métodos de pagamento. Mas de forma resumida existem quatro tipos de cashback. Confira:

1. Cashback financeiro

Essa é a modalidade oferecida por bancos. Nela, você recebe um valor diretamente em sua conta bancária. Não apenas lojas parceiras oferecem esse “reembolso”, mas gastos feitos no cartão de crédito do banco também rendem cashback.

2. Cashback social

Existem empresas que fazem o chamado “cashback social”. Nesses casos, ao invés do dinheiro ir para sua carteira digital, ele será destinado para instituições humanitárias sem fins lucrativos. Quando feitos dessa forma, você pode escolher qual será a entidade que você deseja receber o dinheiro.

3. Carteira digital

Essa é a forma mais comum da técnica. Nessa modalidade, o valor é depositado em uma carteira digital até que seja usado para fazer novas compras. Algumas plataformas exigem um valor mínimo para utilizar a quantia, mas em alguns locais o cliente pode pagar boletos ou fazer depósitos para contas bancárias de outras pessoas.

Aproveite e conheça o que são as plataformas de afiliados e como lucrar em seu e-commerce por meio delas!

4. Lojas físicas

Nesses casos, as lojas físicas contratam programas de cashback e recebem uma maquininha que converte parte do valor do pagamento em cashback para o cliente. Para os consumidores participarem, assim como nas compras on-line, é necessário fazer um cadastro antes da compra. Esses cadastros são descomplicados e rápidos de serem feitos.

Quais as vantagens para os consumidores?

O cashback beneficia os dois lados da moeda: tanto a empresa quanto o cliente. Confira alguns dos benefícios dessa modalidade para o cliente:

  • Monetização: receber um valor a mais é satisfatório e sempre bem-vindo;

  • Flexibilidade: é possível usar o valor onde quiser e quando quiser;

  • Transparência: não existem critérios complexos para poder receber o dinheiro;

  • Processo simplificado: o procedimento é feito de forma automatizada e sem dores de cabeça.

Gostou de aprender sobre o cashback? Se sim, compartilhe esse post com seus amigos que precisam conhecer melhor sobre essa tendência! Siga acompanhando os conteúdos que a Actionpay prepara semanalmente aqui no Blog. Esperamos você no próximo post!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário