Você sabe o que é UX Writing? Como usar essa estratégia?

Entenda o que é UX Writing e como utilizar essa estratégia a seu favor

Em meio a tantas profissões deixando de existir por falta de procura ou utilidade, outras começam a surgir e ganhar forma, principalmente devido ao incessante uso das mídias sociais e web de modo geral.

E, com isso, é natural que estejamos nos preocupando cada vez mais para garantir a melhor experiência para os usuários, deixando-os cada vez mais próximos e interessados pelo que acontece no meio virtual.

Nesse sentido, uma dessas atuações profissionais que mais cresce nos últimos anos é o UX Writing, uma profissão que se preocupa com a usabilidade de sites e aplicativos.

Para te ajudar a entender mais sobre esse tema, a Actionpay trouxe tópicos para exemplificar o que essa profissão realiza na prática. Continue na página e boa leitura!

UX Writing: o que é e como usar a estratégia?

O UX Writing visa tornar a navegação mais clara, simples e amigável por meio escrita — bem intuitiva para que os usuários possam ter mais clareza por onde percorrer e adentrar em determinado site ou aplicativo.

Desse modo, a pessoa consegue ter um bom funcionamento da interface, mesmo que seja a sua primeira vez adentrando no site ou app.

Por exemplo, assim que você entra no aplicativo do Instagram e Facebook pela primeira vez, os passos na interface são bem claros, primeiro necessita realizar o cadastro, com isso, toda a ficha cadastral é bem clara e intuitiva.

E feito esse processo, ao utilizar o aplicativo, você já vai conseguir se localizar e entender o que cada item significa e o que encontrar quando clicar neles.

Portanto, o UX Writing vem a experiência que o usuário terá com a parte de leitura!

Leia também: nutrição de leads — o que é e quais as principais estratégias.

O que precisa para ser um UX Writer?

Para essa profissão, ter familiaridade e facilidade com alguns assuntos e tópicos podem fazer toda a diferença. Com esses pontos a favor, você tem mais chances de gostar e se desenvolver melhor nessa carreira, alcançando melhores resultados!

Confira os conhecimentos que fazem a diferença para adentrar nesse meio:

1. Pensamento alinhado entre função x design

Tenha em mente que para ser um bom UX Writing é necessário combinar o design com praticidade, para que o usuário tenha uma boa experiência enquanto navega no domínio, pois, nada adianta uma aparência impecável e não apresentar uma interatividade intuiva para as pessoas.

2. Comunicação ativa

Ter uma boa relação é ideal para qualquer profissional, mas nessa área em específico, o colaborador trabalha em conjunto com outras pessoas, geralmente são os: UX designers, gerentes de produtos e desenvolvedores.

Desse modo, para que tudo corra bem e como planejado, a comunicação entre as partes deve ser positiva. E, consequentemente, saber ouvir a opinião dos outros, seja dos colegas ou do cliente que estão trabalhando.

3. Aprendizado constante

Analisando que essa é uma nova carreira, os meios e métodos de realizar cada função pode mudar com o tempo, e certamente, irá! Assim, tenha em mente que a mudança vai ocorrer, e para não ficar para trás, é necessário que mude junto.

Dessa maneira, a melhor maneira é manter os estudos em dias, se mantendo em dia com as novidades da área, o que mudou e como você pode mudar para gerar ainda mais aspectos positivos para seu trabalho.

Entenda o que é a profissão de copywriter e o que fazem! Confira depois!

Como usar o UX Writing para divulgar seus produtos digitais?

Só por utilizar essa estratégia, você já irá gerar boas conversões para seu site. Mas, além disso, o principal passa que vai te ajudar a melhorar suas métricas na divulgação de produtos é utilizar uma linguagem clara e objetiva, algo que o usuário possa bater o olho e já entender o que está sendo dito na frase, resultando em um fácil processamento de informações.

Quanto ganha um profissional de UX?

Por mais que seja um cargo novo no mercado, o salário de um UX Writing que está começando pode girar em torno de R$3.000. Para pessoas com mais experiência de mercado, o salário tende a ser mais alto, podendo chegar ao dobro do valor inicial.

Além disso, essa faixa salarial também pode variar de acordo com a política das empresas e as regiões do país.

E, se você está pensando em mudar de profissional, o UX Writing é uma ótima opção, sendo possível encontrar vários cursos on-lines, que te darão certificação e bom desempenho como profissional!

Vale a pena conferir e estudar para entender mais como ingressar com a carreira de UX Writing!

Confira: o que faz um gestor de tráfego e como é trabalhar nessa profissão?

Viu só? Essa é uma área nova do mercado de trabalho, mas que está crescendo e tende a continuar nesse ritmo. Sendo uma ótima opção para você que está começando agora a trabalhar ou está na mudança de carreira!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, e para continuar aprendendo mais sobre — continue acompanhando o blog da Actionpay! Até a próxima leitura!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário