As plataformas de gerenciamento de redes sociais ajudam autônomos e empresas a coordenarem os seus canais no meio digital. É essencial conhecer as melhores opções do mercado, já que cada ferramenta oferece um recurso distinto para tornar sua marca sólida.
Por que fazer o gerenciamento de redes sociais?
As ferramentas de gerenciamento de redes sociais são vitais para ajudar a atrair mais clientes e aumentar as vendas de uma empresa ou de um autônomo.
Esses canais digitais, hoje em dia, são essenciais para o marketing e permitem que os negócios cresçam no meio online. Além disso, favorece ainda uma interação contínua com o público-alvo.
Mais do que uma plataforma de publicidade, essas mídias sociais são cruciais para gerar mais engajamento no Instagram e manter os seus seguidores cada vez mais envolvidos com os seus produtos ou serviços, por exemplo.
Além de buscar táticas que se adequem a sua marca e a sua audiência, é essencial investir em aplicativos que o ajudem a fazer a gestão das suas redes sociais de uma maneira prática e ágil.
Quais são as melhores ferramentas de gerenciamento de redes sociais?
Algumas ferramentas de gerenciamento de redes sociais que se destacam no mercado são mLabs, Etus, Hootsuite, AgoraPulse e Buffer. No entanto, ainda há muitas outras que vão ajudá-lo a divulgar os seus serviços ou produtos no meio online de modo mais simples.
Saiba ainda que a maioria delas você pode baixar em seu computador ou em seu smartphone, tanto no sistema Android quanto no iOS. Graças a essas plataformas, então, é possível:
- agendar publicações;
- responder a comentários e mensagens dos usuários;
- impulsionar posts;
- obter relatórios a partir de métricas.
Por último, mais do que facilitar o dia a dia de uma empresa ou profissional autônomo, essas ferramentas auxiliam na interação com o seu público e a entender o que é preciso aprimorar em seu negócio.
1 – mLabs
Não se pode falar em gerenciamento de redes sociais sem citar o mLabs, uma das principais ferramentas para celular ou computador. A sua fama se deve, em grande parte, pelo seu design que é bastante interativo e a sua plataforma que é bem fácil de usar.
Ela ainda traz um conjunto de recursos complexos que tornam a mLabs uma das maiores referências do mercado. Dentre eles, pode-se citar, por exemplo:
- agendar publicações;
- criar um cronograma para visualizar posts agendados e publicados;
- salvar projetos;
- adicionar lembretes.
Outra função da ferramenta é responder as mensagens dos usuários em suas redes sociais, a partir de uma caixa de entrada integrada.
2 – Hootsuite
O Hootsuite também pode cuidar do seu gerenciamento de redes sociais. Aliás, essa é uma das ferramentas mais populares e serve tanto para desktop quanto para smartphones Android ou iOS.
Dentre as suas funções, então, vale destacar o fato de agendar e postar diferentes tipos de conteúdos para redes sociais em mídias distintas. Além disso, facilita o acesso a caixa de mensagens dos clientes.
Por último, outro recurso da plataforma é permitir a interação entre todas as suas redes sociais conectadas ao Hootsuite através do monitoramento em colunas.
3 – Facebook Business Suite
O Business Suite do Facebook faz o gerenciamento de redes sociais desde 2020 e durante todo esse tempo, trouxe diversas melhorias. O objetivo da ferramenta é gerir contas comerciais no Instagram e no Facebook.
É uma plataforma que mantém os seus negócios bem atualizados e ainda cria uma interação eficaz com os seus usuários. Bem como, oferece funcionalidades, como;
- agenda postagens;
- monitora e analisa dados;
- exibe uma visão geral de suas atividades;
- cria anúncios.
Ainda, torna mais fácil o acesso a outras ferramentas como Gerenciador de Anúncios, por exemplo. Por fim, uma boa notícia é que todos os seus recursos disponíveis são gratuitos.
4 – Buffer
Para um gerenciamento de redes sociais eficiente, é essencial contar com uma plataforma experiente como a Buffer. Isso porque, ela está presente no mercado desde 2010.
Ela possui distintas funções que ajudam um gestor, por exemplo, a otimizar o seu tempo durante a gestão das mídias sociais. Aliás, ao oferecer dados com muitos detalhes, a ferramenta torna mais assertivas as ações futuras de uma empresa.
5 – Etus
Uma das plataformas favoritas de agências de marketing e gestores, por isso, tem tido uma popularidade crescente no mercado. O Etus, acima de tudo, conta com um design bem criativo e intuitivo, o que é essencial no dia a dia para não haver perda de tempo.
Graças a uma interface única, você pode fazer o agendamento de posts nas mais diversas mídias sociais. Além disso, dispõe de outros recursos, como:
- fornece relatórios;
- impulsiona publicações no Instagram e no Facebook;
- oferece um SAC para tirar dúvidas;
- ajuda a captar leads;
- realiza a gestão de projetos;
- possui um banco de vídeos e imagens.
Versão paga e gratuita
Essa ferramenta de gerenciamento de redes sociais oferece um período gratuito para testes e depois, o usuário precisa assinar um dos planos disponíveis a partir de R$ 7,80. Por fim, o custo varia de acordo com as funcionalidades e o layout é em português.
6 – AgoraPulse
Reúna todos os seus perfis nas redes sociais em uma só ferramenta com o AgoraPulse. Além disso, tenha acesso a funções, como:
- caixa de entrada integrada;
- posts intuitivos com chance de agendamento.
Dentre os recursos de destaque da plataforma, vale mencionar os seus gráficos usados para analisar quais anúncios estão sendo bem-sucedidos para assim, gerar os melhores resultados.
AgoraPulse foi eleito o melhor gerenciador
De acordo com a própria marca, esse gerenciador foi eleito pelos usuários como o melhor devido às suas funcionalidades, custo-benefício e facilidade de uso.
7 – Postgrain
Essa é uma plataforma de gerenciamento de redes sociais que tem como foco o Instagram. Portanto, é exclusiva para esse canal online e ajuda a agendar posts, IGTVs e stories com bastante antecedência. Aliás, outros recursos disponíveis são:
- repostagem;
- gestão das interações com os usuários;
- relatórios sobre os perfis comerciais;
- suporte para tirar dúvidas;
- integra o catálogo de produtos com os posts no Instagram;
- gerenciamento de equipes.
O Postgrain permite que se faça testes gratuitos antes que se opte por um dos planos disponíveis da marca que, aliás, variam de acordo com o volume de perfis gerenciados.
8 – BuzzSumo
Essa é uma plataforma que te ajuda a criar o melhor conteúdo possível em suas redes sociais. Isso porque, o BuzzSumo traz recursos essenciais para elevar o engajamento, como:
- mostra quais são os tipos de posts mais compartilhados;
- identifica influenciadores digitais e os links divulgados por eles;
- faz relatórios de análises a partir de filtros e assuntos;
- rastreia backlinks, concorrentes e marcas.
Não há dúvidas de que a ferramenta é vital para que o seu conteúdo nas mídias sociais ganhe destaque, além de mais engajamento e compartilhamentos.
Para quem o BuzzSumo é ideal?
Essa é uma plataforma para quem atua com marketing e tem um dia a dia muito ocupado. Então, é ideal para quem não consegue acompanhar todos os conteúdos postados diariamente. Por fim, é essencial para auxiliar a criar novas estratégias digitais.
Quais são as vantagens de investir no gerenciamento de redes sociais?
Investir no gerenciamento de redes sociais é vital para obter vantagens como, por exemplo, maior ganho de visibilidade online, ainda ajuda a atrair novos clientes em potencial e ter menos custos com pessoal.
Veja, então, outros benefícios que essas plataformas de gestão oferecem:
- permitem que uma marca seja encontrada no Instagram e no Facebook;
- maior divulgação de promoções e lançamentos de uma empresa;
- redução de gastos com prospecção;
- maior interação entre empresa e público-alvo.
Ter um gerenciador é muito importante para atrair e fidelizar público, bem como, para que o seu negócio tenha um alcance muito maior e mais sólido no meio digital.
Vale a pena investir em gerenciamento de redes sociais?
Não há dúvidas de que você deve investir agora mesmo em uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, a fim de aumentar a sua presença online e também torná-la mais sólida no meio digital.
Uma marca que não é vista nas mídias sociais, perde grandes chances de vendas, além da oportunidade de impactar novos usuários. Dessa forma, foque na plataforma ideal para as suas demandas e tenha mais tempo livre para focar em outras áreas do seu negócio.