6 Dicas para Começar no Marketing Digital com Sucesso

O Marketing Digital para iniciantes oferece muitas oportunidades, aliás, tanto para aplicar em seu próprio negócio, bem como, para prestar serviços a terceiros, por exemplo, empreendedores que querem crescer no meio virtual e gerar uma segunda fonte de renda. 

Afinal, o que é Marketing Digital para iniciantes?

O marketing digital para iniciantes se refere às estratégias voltadas à promover uma marca e assim, atrair mais clientes no ambiente virtual por meio do uso de:

  • redes sociais;
  • postagens em site ou blog;
  • envio de e-mail marketing;
  • criação de anúncios pagos. 

Há muitas formas de atuar nesse ramo, como ao aplicar estratégias de marketing digital para crescer o e-commerce, por exemplo. Nesse caso, é possível atuar tanto na atração de novos visitantes para o endereço online como na conversão daqueles que visitam a loja.

Quais as diferenças do digital para o marketing tradicional?

Esse novo formato trouxe como principal mudança a rapidez com a qual as informações são transmitidas. Afinal, nas mídias tradicionais, em especial os impressos, como jornais e revistas, havia um tempo maior entre a criação e a distribuição do conteúdo ao público. 

Mesmo na televisão, por exemplo, uma campanha pode não atingir a sua audiência ideal se não for veiculada no horário adequado.

Já no meio digital, um post em blog ou site, fica disponível 24 horas por dia e pode ser acessado a qualquer momento pelos usuários. Além disso, a internet proporciona mais formas de interação com o público, como comentários e compartilhamentos.

O marketing digital para iniciantes abrange muitas áreas de atuação, como a criação de conteúdo e anúncios pagos. Imagem de Will Francis no Unsplash

Quais são as possíveis oportunidades no marketing digital para iniciantes?

Para quem deseja atuar no Marketing digital para iniciantes, há um mercado amplo para designer, social media e gestores de tráfego. Uma das vantagens é que nem sempre é preciso ter uma formação acadêmica, uma vez que se valoriza as competências práticas. 

Abre-se, então, uma ampla gama de opções para gerar renda. Por exemplo, para quem trabalha como profissional liberal, é possível usar as estratégias para divulgar suas atividades, o que é ideal para:

  • tatuadores;
  • advogados;
  • médicos ou profissionais da área da estética.

Também há a opção de ganhar uma renda extra como afiliado, ou seja, quando se divulga o produto de outra pessoa, ganhando uma comissão a cada venda. Nesse caso, para atingir um volume alto, é importante saber como ter destaque no meio virtual e conquistar clientes. 

Outra alternativa é oferecer a terceiros serviços como a criação de posts para redes sociais ou textos para sites e blogs, por exemplo. Outro ramo em alta é a criação de estratégias para campanhas de tráfego pago, que aumentem o retorno sobre o investimento (ROI). 

Em qualquer um dos casos, é preciso estudar sobre cada assunto, como marketing de conteúdo, o que é, como fazer e porquê. Isso permite entender quando e de que forma usar cada um de acordo com o objetivo que pretende alcançar.

Quais as principais dicas de Marketing Digital para iniciantes?

Dentre as dicas de marketing digital para iniciantes, a primeira é estudar a fundo sobre o assunto, para ser capaz de traçar as estratégias de forma consistente. 

Conforme o tipo de atividade a que vai se dedicar, é possível também conhecer de forma mais geral alguns tópicos ou focar em um segmento.

1 – Marketing digital como funciona

Um dos primeiros passos é buscar as lições básicas do Marketing Digital, por exemplo, o que significam as principais métricas, siglas e como analisar cada uma, além de:

  • noções de SEO, ou seja, otimização para mecanismos de pesquisa;
  • copywriting para usar em páginas de venda e e-mail marketing;
  • criação de campanhas de anúncios.

Para quem vai aplicar essas estratégias no próprio negócio, é ideal conhecer ao menos o básico de cada assunto. Já no caso de buscar se especializar em uma área específica, é importante aprofundar os conhecimentos para se diferenciar no mercado.

2 – Saiba como usar as ferramentas certas

Outro ponto importante é conhecer quais são as ferramentas essenciais para usar no dia a dia, bem como, as funções que oferecem. Muitas delas, inclusive, são gratuitas, como o Google Analytics que fornece relatórios sobre acessos em uma página, além de:

  • origem dos visitantes, se chegaram a você por pesquisa orgânica ou tráfego pago;
  • região geográfica;
  • gênero. 

A partir de tais informações, fica mais fácil entender qual o perfil do público, quais as páginas com maior índice de acesso e assim, ajustar a produção. Ainda é possível usar recursos como planejadores de palavras-chave para direcionar a criação de conteúdo. 

Em relação às ferramentas pagas, é preciso avaliar aquelas que se aplicam às necessidades. Um exemplo é a plataforma da RD Station, que permite integrar a gestão de leads com envio de e-mail marketing.

3 – Defina um nicho e persona

Seja em um negócio próprio ou fazendo a gestão do Marketing Digital para terceiros, o ideal é definir esses dois elementos antes de iniciar qualquer ação. Isso porque, saber como se comporta o cliente ideal ajuda a entender o que ele busca em um produto. 

Muito embora seja possível trabalhar com uma ampla variedade de itens para diferentes perfis, quanto mais específico o nicho, é possível garantir uma clientela mais engajada. Assim, a empresa consegue criar soluções mais personalizadas e ter menos concorrência.

Analisar dados e saber usar as ferramentas certas é essencial para o sucesso no marketing digital para iniciantes. Imagem de Kenny Eliason no Unsplash

4 – Aplique a estratégia 

O planejamento é um passo importante, mas somente com a prática é possível validar se uma estratégia teve resultado positivo. Ainda assim, para minimizar os riscos, uma sugestão é iniciar com testes menores antes de investir um valor mais alto. 

Uma boa forma de fazer isso é iniciar com medidas voltadas à atração de tráfego orgânico, como a otimização do site, blog ou redes sociais com a produção de conteúdo de qualidade. 

À medida que cresce, é possível incluir o uso de anúncios, a fim de aumentar o fluxo de visitantes. Mas, ao invés disso, se começar já com o uso de tráfego pago, poderá não ter o retorno esperado, já que a pessoa não encontrará um bom volume de postagens.

5 – Escolha os canais ideais para divulgação

Além dos já conhecidos meios para uso do Marketing Digital para iniciantes, como redes sociais, sites e blogs, é possível diversificar com:

  • landing pages, ou seja, páginas para a captação de leads;
  • canais de vídeos no Youtube;
  • newsletters enviadas à lista de leads.

Nesse passo, é preciso levar em conta o tipo de negócio e em especial, o perfil do cliente que se pretende atingir. A partir disso, fica mais fácil saber quais as redes mais utilizadas, bem como, os melhores horários para postar.

6 – Acompanhe as métricas

Esse é um aspecto essencial para quem já conhece o marketing de performance, o que é e quais suas vantagens. Afinal, é a partir dos resultados reais que é possível medir se uma estratégia deu resultados e obter alguns indicadores importantes, como:

  • ROI, ou retorno sobre investimento;
  • CPC, custo por clique, utilizado para mensurar gastos com anúncios. 

No caso de um profissional que executa esse tipo de serviço para terceiros, ter essas métricas ajuda a demonstrar a eficácia do trabalho realizado. Além disso, é um fator que pode compor o portfólio e ajudar a atrair novos clientes.

O Marketing Digital para iniciantes é uma área promissora, mas exige constante atualização.

Como ganhar clientes no marketing digital para iniciantes?

Buscar os primeiros clientes no Marketing Digital para iniciantes é procurar oportunidades em seu próprio círculo de amizades e fazer networking. Por isso, é importante manter um perfil ativo e buscar conexões em cursos ou eventos de que participe. 

Uma outra sugestão é oferecer o serviço em regime de teste por um curto período, assim consegue mostrar as suas competências e gerar material para o portfólio de trabalho. Caso o cliente goste, poderá fechar um contrato remunerado.

Vale a pena investir no marketing digital para iniciantes?

O Marketing Digital para iniciantes possui um enorme campo para atuação, afinal, o uso da internet está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Dessa forma, as empresas que querem se manter competitivas devem entrar para esse mercado. 

Com um negócio em expansão, o empreendedor tende a delegar mais funções, entre elas aquelas com as quais têm menos habilidade. Então, conhecer o Marketing Digital como funciona pode ser uma boa forma de entrar para esse meio. 

Esse é um ramo que exige constante atualização, uma vez que novas tecnologias e tendências surgem a cada momento. Portanto, se destacam aqueles que são capazes de se adaptar de forma mais rápida.

3/5 - (Total de avaliações: 2)
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário