Live no Instagram: como e quando fazer a sua!

Live no Instagram: como e quando fazer a sua! | Actionpay

Muitas empresas optam pelo live Instagram para conquistar novos clientes e obter mais resultados. Devido à sua popularidade, a rede social traz cada vez mais recursos para as marcas, além de novos formatos de conteúdo que ajudam a captar melhor a atenção dos usuários. 

É importante que você conheça todas as funções dessa rede, pois ela o ajudará a alcançar seu público da maneira mais variada possível. Assim, você aprenderá as vantagens, as etapas e as dicas para criar uma transmissão ao vivo. E hoje vamos explicar a você como fazer live Instagram!

O que é uma live no Instagram?

A transmissão ao vivo no Instagram, também chamada de Instagram Live, é um canal do Instagram que permite que você se conecte ao vivo com seus seguidores do Instagram para que eles possam ver e ouvir você, enquanto usam o bate-papo para se comunicar com você.

Não é necessário ter um número específico de seguidores para poder fazer a live, embora seja aconselhável ter um número significativo antes de entrar ao vivo.

Os espectadores que estão assistindo à sua Live podem deixar uma pergunta sobre o tópico na seção de comentários, para que sua comunidade também se sinta envolvida e possa interagir com você.

As transmissões ao vivo são feitas na seção Histórias do Instagram e, quando terminam, permanecem salvas por no máximo 24 horas.

Como começar uma live no Instagram?

Como fazer live no instagram, vá até o ícone “+” localizado no canto superior direito do aplicativo; será exibido um menu com algumas opções. Escolha Live.

O aplicativo abrirá a câmera. Para iniciar a transmissão, pressione o botão central (o mesmo que você usa para gravar ou tirar fotos).

O Instagram verificará sua conexão e, em seguida, iniciará a transmissão; Para finalizar, pressione o botão “X” no canto superior direito e confirme a opção.

Como usar os recursos das lives no Instagram?

O live do Instagram permite que você faça uma transmissão muito visual e completa graças às ferramentas disponíveis:

  • Você pode compartilhar uma imagem ao vivo com seus espectadores.
  • Você pode ligar e desligar o microfone quantas vezes quiser. Ideal quando há mais de um participante.
  • Você pode girar a câmera o tempo todo, caso queira ativar a câmera frontal ou traseira por qualquer motivo.
  • Você tem a opção de ativar e desativar a câmera durante a transmissão.
  • Aplique vários filtros de vídeo em suas transmissões ao vivo.

Veja com a Actionpay como fazer ou aplicar todas essas funções a seguir.

Como dou um título à minha live?

Você pode adicionar um título ao seu feed ao vivo para que os usuários vejam quando o acessarem.

Para fazer isso, vá para a seção de notícias do Instagram, deslize para a direita e selecione a opção ao vivo. Você verá o menu ao vivo e o ícone de 4 linhas para dar um título. Clique ali e escreva seu título antes de iniciar a live.

Como praticar um show ao vivo antes de fazê-lo?

Se esta for a primeira vez que você está fazendo uma transmissão ao vivo ou se quiser simplesmente testar com antecedência, você pode escolher a opção de prática.

Para fazer isso, vá para a seção stories do Instagram, deslize para a direita e selecione a opção ao vivo. Você verá o menu ao vivo e um ícone de olho.

Clique nele e escolha se deseja que a transmissão seja pública e qualquer pessoa possa vê-la, ou na prática e ninguém será notificado.

Mais tarde, você poderá alterar isso clicando em encerrar ao vivo e escolhendo a opção de transmitir ao vivo com mais pessoas.

Como faço para silenciar uma live Instagram?

Se você estiver ao vivo e precisar silenciá-lo porque há ruído ou alguém está falando com você, clique no ícone no menu à direita com o formato de um microfone. Lembre-se de ligá-lo novamente para que eles possam ouvi-lo.

Como fazer uma transmissão ao vivo somente com áudio?

Se quiser fazer uma transmissão ao vivo somente com áudio, desative a câmera do seu celular clicando no ícone da câmera no menu à direita.

Por padrão, sua foto de perfil será exibida, mas você pode adicionar uma imagem de fundo se quiser (e se tiver um dispositivo Apple).

Como faço para adicionar uma imagem de fundo ao meu Instagram Live?

Se você quiser fazer uma live do tipo webinar, no qual mostra imagens de fundo, deverá iniciar a live e selecionar o ícone de foto no menu à direita.

Lá, você pode selecionar a imagem que deseja mostrar na sua galeria e ela mostrará a câmera em tamanho pequeno.

Se for fazer isso, recomendo que faça um teste antes para evitar que os designs criados sejam obscurecidos pela câmera ou pelo que os seguidores escrevem. Esse recurso está disponível apenas para dispositivos Apple.

Como faço para adicionar um moderador minha live Instagram?

Uma função muito esperada que o Instagram adicionou há muito tempo é a possibilidade de adicionar um moderador ao seu feed ao vivo.

Dessa forma, uma pessoa pode ajudá-lo a gerenciar as perguntas para que você possa respondê-las e não deixar nenhuma de fora ou banir os haters.

Para adicionar um moderador, você deve estar em sua transmissão ao vivo e selecionar os três pontos que aparecem dentro da caixa de comentários. 

Lá você verá “add moderator” (adicionar moderador) e basta procurar na lista de pessoas que estão assistindo à sua live para adicioná-las.

Como convidar alguém para seu Instagram Live?

Se quiser fazer um evento com outra pessoa (você pode fazer isso com até 4 pessoas ao mesmo tempo), acesse a live e selecione, na barra inferior, o ícone da pessoa. Lá, você poderá selecionar alguém da lista de participantes para se juntar a você ao vivo.

Você também pode acessar o ícone da câmera para ver se a pessoa já enviou uma solicitação para participar da sua live.

Como publicar sua transmissão ao vivo no feed do Instagram?

Depois de terminar seu show ao vivo, você pode compartilhá-lo no feed para que as pessoas que não puderam comparecer por vários motivos possam assisti-lo.

Para fazer isso, você deve terminar a transmissão ao vivo e selecionar o botão de compartilhamento.

Você precisará preencher a legenda e poderá adicionar uma capa, um local e tags. Você também pode incluir seu vídeo ao vivo em uma série (algo como as listas de reprodução do YouTube, mas com vídeos do Instagram).

Do que preciso para fazer uma boa live no Instagram?

O que eu preciso fazer para fazer uma live no Instagram? Antes de fazer uma boa live no Instagram, é essencial que você tenha os seguintes itens.

Uma boa conexão

Se a sua conexão for instável, você poderá ter cortes e as pessoas não conseguirão ouvi-lo bem.

A imagem poderá ficar pixelada ou congelada ou a transmissão ao vivo poderá terminar antes de você terminar. Certifique-se de estar em um local que tenha uma boa conexão com a Internet.

Um microfone

O som é muito importante, portanto, recomendo que você tenha um microfone à mão para usar. Não é necessário investir em um microfone.

Especialmente se você for fazer apresentações ao vivo ocasionais; um microfone como o embutido em seu próprio fone de ouvido móvel é suficiente.

Boa iluminação

A imagem também é muito importante, portanto, procure uma fonte de luz, seja natural, ficando em frente a uma janela, ou artificial, como um anel de luz, para evitar que a imagem pareça escura.

Um bom tripé

Se você for falar por um longo período, precisará de um lugar para colocar seu dispositivo. Um tripé é ideal, mas você também pode fazer o seu próprio com objetos que tenha em casa. O importante é que a imagem não trema, como aconteceria se você a estivesse segurando.

Tenha um roteiro do que você vai dizer

Você estará ao vivo, portanto, deve saber com antecedência o que vai dizer, pois não pode ficar quieto e esperar que as ideias cheguem até você.

Escreva um esboço do que você vai falar com antecedência e também defina quando você olhará para as perguntas do público para respondê-las.

Dessa forma, você evitará ficar em branco ou interromper a apresentação ao vivo alguns minutos depois por não saber mais o que dizer.

Ideias para transmissões ao vivo no Instagram

Isso dependerá de qual é o seu objetivo com a live, mas aqui estão algumas ideias interessantes se você quiser começar a fazer live na sua conta do Instagram.

Venda de um produto, serviço ou infoproduto

Com isso, não quero dizer que você apareça como em uma televenda, mas que trabalhe em um conteúdo que seja interessante para seu cliente em potencial e que mostre que você pode ajudá-lo com um produto, serviço ou infoproduto.

Antes de vender, sempre forneça conteúdo de qualidade.

  • Faça um webinar ou workshop
  • Você também pode fazer um webinar ou workshop sobre um tópico específico no qual você é um profissional para gerar autoridade.

Nesse caso, você também pode acabar vendendo seu produto, serviço ou infoproduto.

Compartilhe sua opinião sobre um assunto atual

Se houver um tópico que esteja sendo muito discutido em seu setor, você pode aproveitar isso para criar uma transmissão ao vivo e compartilhar sua opinião como especialista com seus seguidores.

Reaja ou recomende

Você também pode gravar uma live no Instagram para reagir a algo novo em seu setor ou para recomendar algo que tenha experimentado e queira compartilhar com sua comunidade.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário