Headline: o que é e como criar originais para seu conteúdo?


Headline: o que é e como criar originais para seu conteúdo?

Escrever na Internet é essencial, e os títulos (Headline) são a chave para fazer com que os leitores escolham seu conteúdo. Há alguns anos, quando poucas empresas tinham um website, tudo se concentrava no design da página. 

Mas hoje em dia, quando a concorrência é alta em termos de plataformas digitais e sites, o conteúdo tornou- se uma parte fundamental e uma forma de nos posicionarmos em relação aos concorrentes.

Usabilidade, design e conteúdo são os principais elementos no desenvolvimento de um site eficaz. Mas o último é algo que pode aumentar nossas vendas graças ao uso da técnica de copywriting, uma maneira de escrever estrategicamente com o objetivo de levar o leitor a fazer o que queremos, seja uma assinatura, venda ou download do nosso conteúdo.

O que é um headline no marketing?

A headline é a isca que fará com que seus possíveis leitores decidam clicar ou não quando o virem nas redes sociais ou no Google. Um bom título deve sugerir, não revelar; ele deve gerar um desejo por mais.

Um título ruim pode fazer com que um excelente artigo passe despercebido. Da mesma forma, um título que gera expectativas pode se voltar contra você se o conteúdo não atender às expectativas criadas. O último caso, infelizmente, é bastante comum. Isso é conhecido como clickbait.

Com o título de uma publicação em qualquer tipo de blog, devemos atrair o interesse dos leitores, para que eles fiquem curiosos para saber o que se esconde por trás dele. Poderíamos compará-lo ao “Assunto” de um e-mail marketing.

A seguir, explicarei uma série de dicas para que nosso título desperte o interesse e não se perca no oceano das redes sociais.

Como fazer headlines: o que considerar?

Com essas dicas, que o ajudarão a escrever títulos que atraiam visitantes, há alguns princípios que você deve sempre seguir.

Elimine tudo o que for desnecessário

Em seu artigo, você certamente falará sobre vários tópicos e apresentará muitos argumentos, mas não se esqueça de que tudo isso pode ser resumido em uma frase simples (sujeito, verbo e predicado), que é o que você está tentando transmitir. Condense essas informações importantes em uma frase curta, direta e atraente.

Deixe algo para o artigo

Algumas pessoas usam os títulos para resumir todo o artigo e não deixam nenhuma informação nova para o texto. Não cometa esse erro e certifique-se de que os usuários precisam clicar para entender completamente o título.

Crie títulos surpreendentes

Você precisa criar a necessidade de os leitores clicarem para ler o artigo completo. Se você não usar o título para chamar a atenção deles e surpreendê-los de alguma forma, não estará fazendo um bom trabalho.

Escolha o verbo certo

Há muitos verbos com significados semelhantes, mas com conotações muito diferentes. Escolha sempre aquele que melhor ilustra o que você quer dizer e esqueça os verbos genéricos, como fazer, conseguir, ganhar ou perder. Dê alma à sua headline.

Sempre pense em seu público

Você deve ter um público ideal bem definido e escrever para ele, portanto, precisa saber de onde ele está partindo, em termos de conhecimento, e tornar as headlines acessíveis para que ele possa entender tudo o que você quer dizer.

Pense em SEO

Use a palavra-chave no título, de preferência no início, e você terá mais chances de posicionar o artigo corretamente.

Listas

Está comprovado que as pessoas adoram listas. Já falamos sobre isso antes, mas o formato de lista funciona particularmente bem. É compreensível, pois elas resumem as ideias de forma muito concreta, de modo que o leitor já sabe onde ir diretamente no artigo para encontrar as informações que deseja.

Não prometa algo que você não pode cumprir

O título e o texto precisam estar relacionados. Você não pode criar expectativas que não possa cumprir no corpo do texto se quiser que os usuários continuem lendo. O contrário resultará em uma alta taxa de rejeição da página.

Esqueça os títulos banais

Não use nomes de filmes, músicas ou frases de efeito. Pode parecer original para você, mas os usuários da Internet já estão acostumados com esse tipo de coisa e isso não chamará a atenção deles.

Pratique

Cada público é diferente e há muitas opções que funcionam. Pratique com diferentes títulos e veja quais funcionam melhor para você.

Por último, mas não menos importante, uma última dica. No início, escreva várias propostas e, quando terminar todo o artigo, escolha a que for mais persuasiva e que melhor expresse o foco de todo o texto.

​​

Tipos de títulos que funcionam

Existem diferentes tipos de títulos, dependendo do tipo de artigo a ser escrito e, embora não possamos prever qual deles será um sucesso, sabemos que há vários títulos que tendem a funcionar:

  • Títulos com perguntas. Escrever títulos com perguntas faz com que o leitor queira saber a resposta e o convida a ler o texto. Quem quer deixar perguntas sem resposta? Os títulos com perguntas funcionam porque despertam a curiosidade dos leitores. Exemplos: “Programação é a profissão do futuro?”, “Estamos viciados em smartphones?”, “Estamos preparados para as tecnologias do futuro?”.
  • Listas. Listas são títulos que resumem as informações que encontraremos posteriormente de forma direta e concisa e deixam claro para o leitor o que ele encontrará. Exemplos: “5 dicas para ser mais produtivo”, “20 especialistas em marketing que você deve seguir”.
  • Títulos que resolvem problemas. Quando você conhece seu público e identifica seus interesses, também sabe quais são suas preocupações. Use isso para criar títulos atraentes que os convidem a resolver suas dúvidas. Exemplo: “Como fazer campanhas no Twitter e no Facebook”, “O que posso fazer com meu blog no verão”, “Dicas para obter mais visitas ao seu blog”.
  • Títulos que mostram benefícios. Se, por exemplo, você quiser vender um produto ou obter inscrições para um site, ofereça no título os benefícios que eles obterão com isso. Exemplo: “Inscreva-se e aprenda a gerenciar suas redes do zero”. O usuário sabe que o conteúdo é destinado a um público sem conhecimento prévio, mas que pode aprender o que procura por meio desse curso.
  • Títulos que despertam curiosidade. Os títulos de artigos que geram curiosidade chamam a atenção dos usuários. Tente criar títulos que façam com que o leitor queira continuar lendo o que vem a seguir. Exemplo: “Você sabe como obter mais seguidores sem investir dinheiro?”

Essas são apenas algumas das diferentes fórmulas que existem para criar headline atraente. Nesse ponto, entra em jogo a imaginação de cada um de nós e o que queremos alcançar com elas. Mas, sabendo que grande parte dos nossos leitores em potencial pode escapar de nós por causa de uma headline ruim, você já está convencido da importância de escrever títulos atraentes?

O que faz um bom título?

Um título deve ser inequívoco, concreto, compreensível para todos os públicos e longe de sensacionalismo ou de criar falsas expectativas.

Assim como o primeiro parágrafo de um artigo, o título deve despertar a curiosidade dos leitores, que com essa informação terão uma ideia do que encontrarão no artigo.

Ele não deve ter mais de 6 palavras e deve conter a parte mais importante ou mais relevante do artigo, mesmo que outros tópicos relacionados sejam tratados posteriormente. Não deve precisar de sinais de pontuação, como vírgulas ou ponto e vírgula.

Crie Headline que geram cliques com a Actionpay 

É aconselhável começar por quem somos, ter trabalhado em uma boa definição de nossa marca, conhecer o cliente que estamos almejando para criar os títulos mais adequados que atrairão a atenção dele. 

E, por fim, aplicar esses tipos de truques que nos permitirão acessar esse tipo de usuário com mais facilidade e eficácia para nos diferenciarmos da concorrência. Atualmente, há muitas empresas com o mesmo objetivo e dedicação na Internet e, graças ao uso das palavras certas, podemos promover a marca acima delas.

Essa série de dicas práticas tornará seus títulos mais relevantes e chamará a atenção dos usuários. No entanto, também devemos trabalhar no conteúdo principal, pois se, depois de trabalhar para obter títulos mais eficazes, perdemos leitores por não desenvolver informações interessantes, por isso a Actionpay tem foco em ajudar você a se desenvolver no marketing e conseguir novas visitas, vendas e destaque no Google.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário