Como montar um Instagram profissional? 10 dicas imperdíveis

Para quem deseja ter um perfil profissional no Instagram, seja para vender ou divulgar, entender sobre essas funcionalidades é essencial. Mas para se destacar e ter um perfil rentável, a Actionpay preparou dicas imperdíveis, além do passo a passo para montar seu Insta profissional.

O perfil comum é diferente do perfil comercial no Instagram?

Sim! Com uma conta comercial você tem acesso a funcionalidades e informações que uma conta comum não tem. A possibilidade de acompanhar dados referente ao público, impressões e engajamento faz toda diferença para quem usa a rede social como uma ferramenta de trabalho.

Além disso, o Instagram profissional conta com a possibilidade de criação de anúncios, além do cadastro de informações e valores de produtos.

Ferramentas mais usadas do Instagram comercial

  • Acompanhamento de Interações: com a conta comercial, você tem acesso aos números das interações. Quantas vezes seu post foi salvo ou quantos envios foram feitos.
  • Perfil de seguidores: a possibilidade de entender quem são os seguidores com informações como gênero, idade e localização. Conta também com informações de pico de acessos e tempo gasto nas redes sociais.
  • Impressões e alcance: o alcance diz respeito ao total de usuários que visualizaram sua publicação. As impressões abrangem quantas vezes os usuários alcançados teriam visualizado seu conteúdo.

Como montar um Instagram profissional?

Sabendo das funcionalidades do Instagram comercial, fica fácil optar por esse formato. Quando o Instagram é utilizado apenas para o uso pessoal, não é necessário ter essas funcionalidades, mas quando vai ser usado como uma ferramenta de trabalho ou como parte de uma estratégia e marketing, um perfil comercial é indispensável.

Para facilitar a criação do seu perfil como uma conta profissional, preparamos um passo a passo objetivo e completo.

– Configure o perfil comercial

O processo de criação é bem intuitivo: será necessário um e-mail, um nome de usuário e uma senha. Aos poucos você pode ir preenchendo as informações necessárias. Após a ser conta criada, basta acessar as configurações e acessar “Conta”. Entre as opções estará “Mudar para conta profissional”.

Ali mesmo você poderá escolher entre “Criador de Conteúdo” ou “Empresa”. Dentro de empresa, existem diversas categorias, escolha a que represente a sua empresa e fique atento as dicas para melhorar seu perfil para vendas.

– Ofereça informações objetivas

Na Bio do seu perfil existem espaços para colocar nome, endereço, link e uma descrição objetiva, use esses espaços da melhor forma possível. No campo “Nome” é inserido o nome da empresa ou do influencer (seu nome próprio, apelido ou nome artístico). Pode ser também um termo ou uma forma de ser encontrado, então, se for uma loja, pode colocar o que vende, por exemplo, “loja de semijoias”.

Na descrição coloque uma informação que você acredita ser muito importante sobre a empresa. Pode ser o tempo de atuação no mercado, a especialidade, o slogan ou o propósito da marca. Mas nunca deixe esse espaço em branco. Se couber, coloque também o e-mail de contato principal.

O link pode ser o seu site ou um link que direcione para seu contato de WhatsApp ou outras formas de contato com seu negócio. Preencha também o endereço da empresa, se você tiver um endereço físico.

– Confira as funcionalidades e métricas

Além das ferramentas mais usadas, está disponível em insights uma série de dados que vão te auxiliar a entender o público. As descobertas, impressões e engajamento no Instagram podem ser melhor compreendidos através dessa ferramenta. Além disso, você tem acesso ao número de cliques no link do seu site e às atividades, com o número de interações totais no seu perfil.

10 dicas para aplicar em seu Instagram profissional

Após criar sua conta, chegou a hora de fazer do seu perfil um sucesso! A seguir trouxemos dicas e sugestões para você ter sucesso nessa rede social tão popular.

1. Crie um planejamento de publicações

Para ter a audiência dos usuários, é interessante ter uma constância nas postagens. A partir das informações fornecidas nos insights, é possível encontrar os horários com mais acessos, por exemplo. Com essa informação, você pode escolher fazer as postagens nos momentos em que seu público estará online.

2. Capriche nos conteúdos

Quando falamos de conteúdos, oferecer qualidade, informações ricas e relevantes faz toda diferença. Seja para um perfil de negócios ou um criador de conteúdo, faça publicações com um propósito ou intenção. Só postar por postar não trará resultados. Saber como ser um influenciador digital pode te ajudar nisso, além rentabilizar seu perfil.

3. Analise melhores formas de publicação

Tem quem prefira posts estáticos, quem ame navegar pelos Reels e também quem passa horas vendo stories. Saber o que os seus seguidores mais consomem facilita na hora de saber onde empenhar suas forças. Mas não deixe de postar em outros formatos, capriche em tudo que for fazer. O Instagram incentiva posts variados.

Uma das formas de entender o melhor formato de publicação para o seu perfil é testando todos. Faça o teste de publicar em todos os formatos, assim você poderá identificar, de forma objetiva, o que mais teve interação.

4. Teste diferentes formas de conteúdo

Além dos formatos variados de publicações, você pode investir em variações de conteúdo. Por exemplo, se um dia postou fotos do seu produto, no outro dia mostre o processo de criação, a história por trás dele ou curiosidades. Variar nos conteúdos é fundamental para manter o usuário interessado.

Dessa forma você entende o que faz mais sentido para sua marca e o que traz mais retorno. Pesquise referências de conteúdo e se inspire em marcas maiores. Com o passar do tempo, você vai aprimorar suas habilidades e terá ainda mais facilidade.

5. Analise o retorno: comentários, envios e salvos

Cada publicação mostra as interações, curtidas, comentários, envios e salvos. Observe esses números, um perfil profissional analisa as interações para atuar de forma estratégica.

Se você entrega um conteúdo com informações relevantes, faz sentido que tenha muitos salvamentos. Mas se quer elaborar uma estratégia para receber muitos acessos, o ideal é que sua publicação tenha envios e compartilhamentos. Observando as publicações anteriores, identifique o que mais foi compartilhado e faça posts em formatos semelhantes.

6. Não tenha medo de impulsionar posts

O Instagram oferece essa ferramenta de impulsionamento, com ela você faz posts patrocinados e alcança usuários que podem ter interesse em seu conteúdo ou empresa. A melhor forma de conquistar seguidores é de maneira orgânica, mas não deixe que isso te impeça de fazer esses impulsionamentos.

Com essas campanhas você pode selecionar região e características especificas do perfil do usuário que deseja atingir. Faça os anúncios com atenção para não perder o investimento. Faça testes com pequenos investimentos até entender as melhores formas de fazer essas campanhas.

7. Interação do público

Não é porque o seu perfil é profissional que você não vai interagir com as pessoas. Seja para divulgações, vender produtos ou criar conteúdos, seu perfil é um canal de comunicação, por isso comunique!

Uma técnica muito utilizada no marketing, o CTA (call to action), traduzido literalmente seria “chamada para ação”, são gatilhos mentais que você convida o usuário a ter uma ação.

Aplique essa técnica para incentivar a interação do usuário, respondendo caixas de pergunta, comentando, compartilhando as publicações e muito mais. Entenda mais sobre textos que vendem em nosso post: 5 segredos para escrever textos persuasivos.

8. Faça publicações com propósitos

Sair fazendo postagens sem sentido não é o ideal. Entenda o porquê de você estar publicando. Seja para cativar o público com algo sentimental, ou mostrar o processo de criação do seu produto para fortalecer sua marca. Sempre tenha um motivo ou propósito para fazer as publicações.

9. Use materiais disponibilizados pelo Instagram

O Instagram é uma ferramenta de trabalho para muitas pessoas. Esse é um dos motivos que fizeram com que algumas ferramentas e funcionalidades comerciais fossem criadas. Hoje o Instagram oferece uma série de dicas e conteúdos para você aprender a usar o máximo do potencial desse aplicativo.

10. Comece a usar!

Enfatizamos os testes e incentivamos explorar as possibilidades, pois é a melhor forma de entender o que faz sentido para você. Seguindo essas dicas e se dispondo a aprender sempre mais, você pode encontrar alguma alternativa ou inovação que traz resultados em sua conta.

Então, teste as possibilidades e encontre as melhores estratégias para o seu perfil profissional. E para complementar seu conhecimento, continue acompanhando noss

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário