Oportunidades nos mercados de E-commerce e afiliação durante a pandemia

Um levantamento da Ebit/Nielsen constatou que no 1º semestre de 2020 o faturamento do e-commerce no Brasil atingiu a sua maior alta em 20 anos. Além disso, a quantidade de pedidos na internet cresceu em 39% e 7,3 milhões de brasileiros fizeram nesse período a sua primeira compra online. Mas qual seria o motivo de tamanho crescimento?

A pandemia da COVID-19 tem sido um grande desafio para as empresas, que buscam, a todo custo, se manter firmes no mercado. Em razão disso, muitos empreendedores, marcas, lojas e negócios locais precisaram se reinventar para lidar com esse período de maneira positiva, fugindo de prejuízos. 

Assim, com os obstáculos da pandemia, a necessidade por um negócio que fosse além do offline fez com que a procura por e-commerces crescesse. Esse aumento se mostrou expressivo tanto em relação à quantidade de lojas online existentes, quanto ao faturamento gerado por esse mercado digital. Com o fechamento do comércio físico e a necessidade do distanciamento social, a população como um todo recorreu às compras online e assim percebeu a simplicidade, praticidade e conforto que essa forma de mercado oferece para o consumidor.

Aliado a esse cenário, o mercado de afiliação disparou paralelamente. Ainda assim, muitos não sabem do que ele se trata. Caso você seja um desses, o Marketing de Afiliados envolve basicamente o processo de ganhar uma comissão promovendo sites e e-commerces e ele se mostrou crucial por ser uma ferramenta importantíssima para alavancar as vendas nas lojas online. Por isso, a maioria dessas lojas anunciam em alguma plataforma de afiliados, e assim, os mercados de e-commerce e afiliação crescem de mãos dadas.

Além do crescimento nos sites de e-commerce, o distanciamento social contribuiu para o aumento na busca de novos provedores de serviços. Afinal, quem não quer garantir uma redução nos custos, aproveitar o tempo economizado no deslocamento para aperfeiçoar o conhecimento, melhorar a infraestrutura de telecomunicações em casa ou simplesmente poder resolver o que der de forma remota? Os segmentos de educação, finanças e telefonia, principalmente, possuem ótimas oportunidades de remuneração para quem está começando no mercado de afiliados.

É possível notar o crescimento do mercado de afiliação através de dados fornecidos pela Actionpay, uma das principais redes de afiliados globais, que mostram que o faturamento da empresa cresceu 20% em 2020, comparado ao ano anterior. Já no primeiro semestre de 2021, o faturamento da empresa disparou em 50% comparado a 2020. Além disso, no 2º semestre de 2020 mais de 3500 novos afiliados se cadastraram na plataforma.

O Marketing de Afiliados é uma ótima fonte de renda para aqueles que perderam seus empregos durante a pandemia, já que qualquer pessoa maior de idade que possua acesso à internet pode trabalhar como afiliado, basta encontrar uma maneira efetiva de divulgar as campanhas. Assim, é possível trabalhar de forma remota, quando e o quanto quiser, gerenciando os próprios horários, montando a rotina da maneira que preferir e se orientando diretamente para resultados. 

Com o mercado tão aquecido, promover uma venda online se tornou uma tarefa muito mais fácil para o afiliado do que costumava ser no passado. Além disso, não é difícil encontrar na internet cursos e treinamentos gratuitos que ensinam a prática.

Para os e-commerces, participar de um programa de afiliados é a oportunidade perfeita para dar um gás nas vendas, principalmente porque só se paga por aquilo que tiver dado retorno, já que o anunciante pode escolher pagar uma comissão a cada venda concretizada, a cada clique, preenchimento de cadastro ou outro formato que preferir. Já para o afiliado, é uma fonte de renda extremamente prática e eficiente, que vale a pena o tempo investido, basta trazer resultados. 

Considerando a rápida expansão do mercado digital e os benefícios e resultados do mercado de afiliação, é possível afirmar que o momento atual é muito propício para investir nessas áreas. Por isso, vale a pena tanto para quem se interessa em trabalhar como afiliado, quanto para os gerentes e donos de e-commerces, estudar um pouco sobre o assunto e usar disso a seu favor.


Texto por Larissa Barreto.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário