16
maio

O que é CTA no Instagram e qual seu impacto nos resultados?

Banner "o que é CTA no instagram"

Saber o que é CTA no Instagram e outras redes sociais é essencial para quem quer alcançar melhores metas no seu trabalho com redes sociais. E essa estratégia de marketing — em inglês, Call to Action —, que podemos traduzir para “Chamada para Ação”,convida os usuários a interagirem com o seu conteúdo de diversas formas e com variados objetivos.

Em outros textos, já falamos sobre como converter leads em clientes para sua empresa, abordando os pontos mais essenciais dessa prática. Hoje, iremos nos aprofundar em um dos pontos mencionados em nossos posts anteriores para te ajudar a botar a mão na massa e mudar o seu cenário.

Aprenda com a gente como melhorar suas vendas na internet com essa técnica simples que irá enriquecer os seus textos e trazer ainda mais resultados positivos. Continue lendo no nosso post para saber como empregar táticas que geram ações específicas nos leads, clientes ou visitantes do seu perfil e alavancar as suas contas no Instagram.

Afinal, o que é o CTA no Instagram?

Conhecida no meio “marketeiro” pela sua sigla em inglês, o conceito de uma chamada para ação é muito simples e fácil de entender. Basicamente, o que se entende por isso é um conjunto de palavras que persuade a pessoa a interagir da forma que você precisa em algum conteúdo, como seguir perfis, acessar páginas de blogs, compartilhar um sorteio e mais.

Ele é uma das partes mais relevantes quando a intenção é fazer com que as pessoas passem mais tempo consumindo o seu trabalho e aumentando o engajamento, por exemplo. Não ter uma CTA faz com que não haja oportunidades desse desenvolvimento, dificultando o fluxo de tráfego e a conclusão dos seus objetivos. Por isso, é fundamental saber trabalhar bem as suas contas no Instagram paraaumentar suas chances de sucesso.

Sobre os tipos de Call to Action

Utilizando recursos textuais, é possível convencer o seu leitor a efetuar uma tarefa ou ação determinada por meio de verbos no modo imperativo, que indicam uma ordem ou pedido. Por isso, ter um bom domínio da língua, alinhado aos parâmetros de copywriting, faz com que seu público atue da maneira que você precisa em cada ponto importante.

Conhecendo quais são os tipos de chamada, fica muito mais fácil aplicar esses métodos de forma assertiva e que gerem o impacto esperado. Para isso, temos os seguintes tipos:

  • Conversão: foco na venda, geração de comprar por parte dos leads;
  • Engajamento: busca interação. Seja um clique, uma curtida, um comentário ou compartilhamento;
  • Tráfego: procura levar os visitantes a páginas específicas como as de conversão;
  • Dedicado a vídeos: quer persuadir o usuário a acessar um vídeo;
  • Dedicado a carrossel: tem o objetivo de convencer que sejam feitas ações relacionadas ao próprio layout e configuração da plataforma. No caso do Instagram, pode ser: arrastar pra cima, etc.

Pode parecer um pouco complicado no começo, mas com a prática constante, essas técnicas são cada vez mais internalizadas na sua escrita e logo farão parte do seu repertório textual. Por isso, entender como cada uma delas funciona é primordial.

As estratégias de copywriting no Marketing e sua importância

O direcionamento correto dos usuários é uma porção muito importante do trabalho de quem atua nas redes sociais. Isso porque essa ação determina os níveis e taxas de sucesso do que está sendo proposto pelo indivíduo responsável pela criação de materiais audiovisuais e textos que são apresentados nas plataformas digitais.

Sem o impulsionamento correto, não há como esperar altos números de respostas positivas. É nessa etapa que o funil de vendas deve ser analisado e implementado no direcionamento dos esforços. Para elaborar um copywriting eficiente é importante que você conheça muito bem cada fase de sua construção, pois isso faz toda a diferença na hora de criar seus conteúdos.

Essencialmente dividido em três partes, ele procura identificar e catalogar os estágios em que o usuário se encontra, que são: topo, meio e fundo de funil. Cada uma dessas etapas deve contemplar táticas específicas para cada momento, trazendo o que você precisa para a sua página ou conta digital.

Por que utilizar CTAs nas suas redes sociais?

Saber aplicar métodos que façam com que o lead interaja e faça sua trajetória de interação e consumo no Instagram é o foco de quem atua nesse ramo. Para que isso aconteça, não basta somente esperar que a curiosidade de cada indivíduo seja suficiente. A sua marca depende que os seus esforços sejam direcionados para os pontos mais estratégicos.

Boas calls to action, ou chamadas para ação induzem e trazem os visitantes do seu perfil mais para perto, gerando um senso de proximidade e promove o engajamento nos seus posts, dando maior retorno nos comentários, compartilhamentos e likes nos seus posts, stories e reels.

Além disso, com as palavras certas, é possível abrir uma porta para diálogo e interação entre quem consome o seu trabalho e você, além de ajudar a resolver eventuais dúvidas e também contribui para que os leitores fiquem mais à vontade para comentar e dividir suas impressões com as outras pessoas.

Aprenda como fazer Calls to Action efetivas

Antes de mais nada, existem alguns pontos que devem ser considerados antes da criação dos elementos que serão inseridos no seu texto. Que são podem ser divididos em quatro aspectos.

  • Objetivo a ser alcançado: considere o que você quer obter para que os recursos sejam direcionados para as áreas que você precisa. Assim, tudo estará alinhado conforme os propósitos corretos;
  • Formatos de produção de conteúdo: adaptar o que você escreve ao formato das publicações é essencial. Por exemplo, no caso dos stories, a sua CTA deve estar em destaque, de preferência perto do botão que a sua ação indica, ou mais solta caso seja uma chamada para compartilhamento ou like, por exemplo;
  • Conheça o seu público: uma das partes mais relevantes de todo tipo de comércio ou trabalho que envolva clientes ou leads é conhecer com que você está falando. Somente assim será possível identificar suas dores para que os produtos e serviços corretos sejam oferecidos; e
  • Aspectos textuais: elabore a sua construção textual baseado nos dados obtidos e definidos acima. Dessa forma, as táticas empregadas serão mais pontuais e atingirão onde você precisa. Utilize persuasão, equilíbrio e argumentos que reforçam a sua ideia.

Confira alguns exemplos para aplicar nas suas contas

Como discutimos anteriormente, existem diferentes tipos de CTA e cada um deles serve para objetivos específicos e diferentes. Trouxemos aqui, uma lista de exemplos que podem contribuir na sua jornada de produção de conteúdos convidativos e que convençam o seu público a interagir. Confira.

Calls to Action relacionadas à conversão:

  1. Não perca a chance de adquirir o seu [produto];
  2. Garanta já o seu;
  3. Faça o download do nosso [produto] e aproveite;
  4. Confira os nossos descontos incríveis;
  5. Compre agora mesmo e faça parte desse grupo.

Calls to Action relacionadas ao engajamento:

  1. Marca aqui aquela pessoa que te lembra isso;
  2. Comenta aqui embaixo se você também se identifica;
  3. Me conta aqui nos comentários…;
  4. Gostou das dicas? Compartilhe com as amigas;
  5. Clica no “salvar” e não perca nenhuma novidade.

Calls to Action relacionadas ao tráfego:

  1. Arraste pra cima e fique por dentro;
  2. Clique no link da nossa bio para saber mais;
  3. Acesse o nosso site clicando no link da bio;
  4. Confira a nossa linha de produtos através do link na bio.

Calls to Action relacionadas a vídeos:

  1. Aperte o play e confira;
  2. Assista o vídeo completo no nosso canal;
  3. Veja até o final e comente aqui o que você achou.

Calls to Action relacionadas ao carrossel:

  1. Arraste para o lado e confira;
  2. Passe para o lado para saber os detalhes.

Agora que você já sabe bastante sobre o que é CTA no Instagram, coloque essas dicas em prática para aproveitar os resultados. Caso tenha interesse em aumentar ainda mais as suas perspectivas de lucro com seu trabalho nas redes sociais, que tal conhecer um pouco mais sobre como se tornar um afiliado da Actionpay?

Garantimos que você não vai se arrepender. Faça o seu cadastro na nossa plataforma e veja como é fácil gerenciar e investir na sua carreira profissional e alcançar seus objetivos.

Deixe um comentário