4
Junho

Como Aumentar as Vendas Através do Branding?

Os profissionais de marketing costumam falar sobre a importância da marca, trazer exemplos de logos famosos de empresas de sucesso e criar uma identidade visual corporativa. 

Antes de entender sobre a necessidade de criar uma marca que seja lembrada, vamos falar como ela funciona em situações reais. Por que tantas vezes nós pagamos mais caro por determinados itens? Um motivo é a confiança na marca que estamos comprando, sem necessidade de pesquisas e análises prévias. 

Qualquer produto pode apresentar alta qualidade, porém quando o logo acompanha uma história valiosa de marca e que tenha muitos fãs, faz com que o público confie e se identifique mais nele. 

Esse produto diz ao consumidor que, se ele for até o balcão e o adquirir, não será um desperdício de dinheiro, mas sim um investimento em algo realmente valioso. Ao mesmo tempo, o que pode nos dizer um produto bom, mas sem uma marca conhecida? Nada. Ele é silencioso.

Neste artigo, falaremos sobre como tornar produtos e serviços que não são “ouvidos” em algo atrativo para o público-alvo e como aumentar as vendas da empresa.

Como criar uma marca forte?

Agora que lembramos de como é importante a influência da marca, vamos descobrir que tipo de coisa ela é e como alcançar o mesmo resultado com o nosso logotipo. Visto que a identidade visual da marca deve ser desenvolvida a partir do logo, você definitivamente precisa ter um. Usando serviços online, essa será uma tarefa fácil e rápida de ser concluída. 

Primeiro de tudo, é preciso distinguir claramente os conceitos de logo e de marca. Voltando ao exemplo anterior do produto no balcão, podemos concluir que não confiamos apenas em uma figura, ou seja, no logotipo, mas confiamos em toda a marca, e assim, na experiência e nas conquistas da empresa que conhecemos. O logo, neste caso, nos permite identificar a empresa por trás do produto. Isso significa que o logo é um componente importante da marca. Contudo, também existem outros elementos que devem ser considerados.

Qualidade e preço

A qualidade do seu produto ou serviço deve ser confirmada pelos preços. Às vezes, sem uma consulta oportuna, o consumidor pode descobrir que um produto mais caro será de maior qualidade. Isso é algo que não pode ser erradicado de nós. Porém, você também pode perder clientes nesse truque. 

Por exemplo, a marca Lexus foi criada pela Toyota Motors especificamente para diferenciar a linha principal com o slogan “A corrida imparável pelo sucesso”. Os carros de luxo estão agora em 10 marcas japonesas a preço de mercado. Se a sua política de preços não envolver um aumento no preço de um produto ou serviço competitivo, concentre-se no orçamento dessa compra. Usando publicidade e instruções simples, deixe os clientes entenderem que a funcionalidade e a qualidade do seu produto não são inferiores às apresentadas pelos fabricantes mais populares. 

A inconsistência da qualidade em relação ao alto preço pode afetar gravemente a atitude de seus clientes para com a sua empresa. É melhor contar com um grupo de compradores dispostos a arriscar a qualidade de um produto ou serviço em relação ao seu baixo custo.

Diversidade em atrair clientes

Você conhece bem o seu público-alvo? Essa análise é necessária para desenvolver boas estratégias de atração de clientes. Considerando as características do seu público é necessário não apenas fornecer produtos e serviços a ele, mas também desenvolver uma identidade corporativa e até mesmo escolher a cor que as paredes de uma loja ou escritório serão pintadas. 

É importante lembrar constantemente das preferências de seus clientes e trabalhar com elas, usando métodos e abordagens adequadas. Isto é, ao abrir uma creche, você precisa considerar que tipo de serviço os pais das crianças estão dispostos a pagar, bem como, que tipo de oferta interessará a uma criança. 

Se isso parece uma tarefa difícil, lembre-se de Walt Disney. Ele não parou no setor principal, que era animação, mas também se arriscou a comprar 60 hectares de terra em Nova Orleans, onde construiu a Disneylândia com o slogan “O lugar mais feliz do planeta”. Essa nova abordagem para atrair clientes encantou as pessoas e aumentou significativamente as vendas da empresa. 

Analise as características de seus clientes e experimente abordagens para atrair novos consumidores.

Trabalhe com os clientes

Um cliente ofendido não é apenas uma simples perda, mas um vírus que propaga críticas negativas sobre a empresa, sempre que possível. Assim, a empresa pode perder não apenas clientes atuais, mas também potenciais. É importante evitar a negligência na comunicação com os clientes. Não importa se você está dialogando ou trocando e-mails com seu cliente, mostre seu interesse em resolver problemas. O cliente deve saber que pode confiar em você e que vale a pena trabalhar com você. 

Além disso, ter interesse nas opiniões e avaliações dos clientes pode abrir uma maneira mais prospectiva de desenvolvimento da empresa. Assim, a mundialmente famosa empresa LEGO e seu slogan “Crianças Nos Servem de Exemplo”, em meados dos anos 60, tornou-se a primeira do setor a ouvir os desejos dos clientes antes de começar a desenvolver um novo produto. Isso ajudou a empresa a concluir um dos projetos mais bem-sucedidos: criar uma ferrovia a partir de blocos, o que trouxe um enorme lucro aos proprietários. Não deixe as mensagens para serem respondidas mais tarde, é preciso responder prontamente aos clientes. Isso criará uma imagem favorável da sua empresa. 

A maneira como você se comunica com os clientes, o humor e o estilo da conversa podem afetar diretamente as vendas. Muitas vezes, depois de conversar com um vendedor experiente, um cliente faz uma compra que ele não planejava anteriormente. Além disso, compreender os princípios básicos da psicologia ajudará você a deixar o comprador mais interessado e a inspirar a confiança dele. Mas isso requer diálogo. Não tenha medo de conversar com seus clientes.

Estilo criativo

Crie o seu estilo corporativo e atenha-se a ele. Assim será mais fácil para seus clientes formarem uma imagem unificada de sua empresa. O estilo original deve incluir, além das cores corporativas e o uso de um logo, também o conceito de como o conteúdo será construído: temas e estilos que dominam em seus blogs ou mídias sociais. Recomenda-se publicar fotos de produtos ou quaisquer outros componentes visuais que combinem uns com os outros em suas plataformas web, criando assim uma imagem original da empresa. Para fazer isso, você pode contratar um fotógrafo ou usar a câmera de seu smartphone. Seja qual for o caso, cada elemento do seu estilo deve destacar de forma harmoniosa a criatividade da sua empresa. Cuide disso.

Transparência e honestidade

Não tente enganar o cliente. Isso é algo que pode destruir o relacionamento de confiança com ele para sempre. Seja extremamente honesto sobre as vantagens e desvantagens do seu produto. Não use conteúdo manipulador em e-mails, comerciais, artigos, etc. Os consumidores não gostam quando alguém os engana. Além disso, eles rapidamente sentem que não foi sincero. A melhor maneira é tentar criar uma amizade especial. Para isso, esteja aberto.

  • Conte aos clientes a história da sua empresa em uma página web chamada “Sobre Nós”.
  • Compartilhe os princípios da sua empresa postando fotos ou informações sobre eventos ou organizações que você apoia.
  • Avaliações reais dos clientes são necessárias, tanto positivas, quanto negativas. Pois ninguém acredita que 100% dos usuários admirem o produto.
  • Escreva descrições verdadeiras dos produtos. É importante que as pessoas saibam o que vão receber ao darem o dinheiro delas.
  • Garanta aos consumidores a proteção de seus dados. É importante que as informações do cliente não acabem em outras mãos.
Incentive a atividade dos clientes

Crie plataformas para discussão em suas páginas de mídia social, onde os clientes podem compartilhar experiências e sentimentos após a compra. Faça ofertas especiais para motivar o público a postar fotos com a sua marca ou deixar comentários. Acima de tudo, os clientes confiam em avaliações de outros clientes. Portanto, tente abrir páginas para discussão. Atraia visitantes para participarem de pesquisas e outras atividades. Isso ajudará a formar um grupo de pessoas que gostam de seus produtos e serviços. Também criará a sensação de uma grande e amigável família entre os usuários. Assim, o risco dos clientes buscarem os concorrentes será reduzido.

Todos esses aspectos do negócio são componentes integrais da marca, o que fará com que o seu produto fale por si e motive os consumidores a se tornarem seus clientes. 

Como atrair clientes através da mudança da percepção da marca?

Vamos considerar a situação de um produto de marca no balcão da loja novamente. Se a escolha para o consumidor é óbvia, tudo está bem e a empresa não tem com o que se preocupar. Mas e se houver outras marcas conhecidas próximas ao seu produto? Provavelmente isso vai acontecer. De fato, a competitividade no mercado moderno é simplesmente insana. É improvável que haja algum nicho em que uma startup não precise lutar para ter seu lugar ao sol. Mas mesmo que você consiga encontrar algum, com certeza você não ficará sozinho lá por muito tempo. O mercado cria uma ampla gama de produtos para o público e, consequentemente, maior concorrência para as empresas. Portanto, apenas criar uma marca não é suficiente, é preciso também cuidar da sua competitividade.

Primeira impressão

Pode parecer que para startups no ramo de locação ou aquisição de imóveis, por exemplo, estabelecimentos de catering, escolas particulares, lavagens de carros, etc. que a primeira impressão dos clientes será gerada apenas quando no interior do estabelecimento e quando o serviço for feito. Mas é preciso olhar mais profundamente e pensar nos outros caminhos que existem entre você e o seu público. Você deve considerar todas as opções possíveis para se encontrar com um cliente em potencial: páginas de destino, cartões de visita, publicidade, etc. Para percorrer esses caminhos, vale a pena considerar as preferências do seu público-alvo.

Consistência

Há pouca confiança em pessoas que são inconsistentes em seus discursos e frequentemente mudam de ideia. No marketing, essa diversidade pode afetar negativamente o status da sua empresa. Para manter a sua imagem clara e familiar para os consumidores, você precisará criar uma estratégia clara de promoção da marca e segui-la. Também é importante verificar quais resultados o Google mostra ao pesquisar informações sobre sua empresa. Se algumas informações não estiverem em conformidade com a sua empresa, exclua-as entrando em contato com os autores ou com o Google diretamente.

 

Fidelidade

A lealdade do cliente acelera o crescimento da base de clientes e aumenta as vendas repetidas. Seja amigável com seus clientes e mostre a eles a sua disposição em ajudar. Para fazer isso, é melhor usar o e-mail, onde você pode informar os clientes sobre ofertas especiais. A quantidade dos e-mails enviados dependerá diretamente do número de seus eventos e conteúdo exclusivo. Se você não tem nada para anunciar, pode enviar um lembrete de que você existe, mas não force muito. 

Usando essas dicas, a sua marca em breve conversará com seu público-alvo com mais confiança e chamará mais atenção de que seus concorrentes. Mas antes, dê o primeiro passo para criar uma marca forte e eficiente da sua empresa criando um logo e o estilo corporativo dela agora mesmo. E saiba que isso nunca será um problema: com os serviços online disponíveis, é apenas questão de minutos.

 

 

Material preparado logaster.com.br

O autor: Anatolii Riaby

 

 

Deixe uma resposta