Principais Mudanças do Instagram em 2021

No início do mês de julho, o head do Instagram, Adam Mosseri, fez uma publicação em seu perfil na rede social para comunicar as novidades sobre a plataforma e o novo caminho que o Instagram deve seguir. Segundo o executivo, eles não são mais um app de compartilhamento de fotos. Segundo ele, em uma pesquisa feita no final do ano passado, a primeira coisa que as pessoas pensam sobre como usam o Instagram, elas falam que é para entretenimento, e não mais somente para o compartilhamento de fotos.
Entre as mudanças, consta a maior priorização da entrega de conteúdo em vídeo, recomendações de novas contas para seguir na timeline, e maior investimento em shopping e mensagens diretas.

Principais novidades do Instagram de 2020
Provavelmente, durante o ano passado você também pode ter percebido algumas mudanças no app. Algumas dessas mudanças foram sutis, mas facilitam o uso do aplicativo no dia a dia, como o Compartilhamento de Lives no IGTV logo após o ao vivo, a permissão para assistir Lives pelo Instagram Web e o lançamento de emojis de reação para DM.
Além disso, com o boom do famoso aplicativo vizinho (TikTok), o Instagram lançou o Reels, um modelo de vídeo mais curto e mais dinâmico, para tentar competir diretamente com ele.
Entre outras mudanças do ano de 2020, podemos citar também o lançamento do Instagram Shopping e tags de compras nas legendas do Feed, lançamento de templates no modo “criar” do Story e a possibilidade de doação em Lives para criadores de conteúdo. 

Principais novidades do Instagram em 2021
  • Painel profissional
    O painel profissional é uma ferramenta que está disponível para contas comerciais e criadores de conteúdo no Instagram. Com ela, é possível verificar métricas, com Insights e tendências, baseadas na performance da própria conta. Seu objetivo é que produtores de conteúdo e marcas possam visualizar sua evolução na rede social e tenham acesso a estratégias mais diretas para gerenciar seus perfis. A ferramenta em si não é nova, mas é a primeira vez que o Instagram apresenta essas informações centralizadas para os dois tipos de conta no mesmo local.

  • Aba “excluídos recentemente”
    A nova aba de “excluídos recentemente” tem a principal função de socorrer aqueles usuários que apagarem algum conteúdo sem querer. Quando acessar Configurações > Conta > Excluídos recentemente, terá acesso a uma biblioteca com todo o seu conteúdo recém deletado (fotos, vídeos, Stories, IGTV e Reels).  Os stories excluídos permanecem na pasta por 24 horas e todos os outros tipos de conteúdo podem ser restaurados em até 30 dias.

  • Ao vivo com mais de 1 convidado, além da possibilidade de mutar o audio
    Desde o início da quarentena mundial por culpa do CoronaVirus, as Lives têm feito sucesso nas redes sociais. Principalmente por simular o bate-papo entre celebridades visto muitas vezes na grande mídia, ou até relembrar o contato ao vivo com amigos. No Instagram, o recurso permitia a participação de apenas duas pessoas, o anfitrião e o seu convidado, mas a novidade é que agora é possível fazer uma transmissão com até 4 participantes.  Esse recurso é ótimo para a interação com os seguidores e proporcionar um diálogo mais aberto com a audiência.
    Além disso, outra novidade é a permissão para que o áudio e a câmera sejam desativados durante uma Live. Esse recurso dá mais flexibilidade e privacidade aos participantes. O usuário que desabilitar a câmera terá apenas sua foto de perfil exibida, assim como acontece em outros aplicativos de video-chamadas.  Até o momento, o anfitrião da live ainda não tem a autorização de mutar o áudio ou desativar a câmera dos convidados durante a transmissão.

  • Integração entre o Inbox do Instagram e o Facebook Messenger
    Essa novidade abre a possibilidade de interagir com colegas das duas redes sociais sem que seja necessário ficar alternando entre os apps. Para realizar a atualização, os usuários devem acessar o Direct e tocar no botão “atualizar” que aparecerá junto a um aviso na tela, permitindo a integração das plataformas.

  • Função remix do Reels
    A função remix do Reels permite que criadores produzam conteúdo com base em vídeos gravados por outras pessoas. Essa nova ferramenta se dá principalmente para, mais uma vez, ir de encontro a competição com o aplicativo vizinho (TikTok), já que esse app tem como uma das funções mais usadas os duetos. Esse Remix divide a tela em duas e, de um lado com o vídeo original, e do outro, o usuário pode gravar reações, imitar cenas, recriar a versão original de forma inusitada ou o que mais quiser inventar. O recurso é mais uma maneira de incentivar a interação entre os produtores de conteúdo na rede social, tanto entre si, quanto entre o produtor com seu público. Para ativar a função, abra o aplicativo do Instagram e clique no ícone do Reels, clique nos três pontinhos e selecione a opção “Remixar esse vídeo do Reels”.

  • Lançamento de sticker com legenda automática no Story
    Outra novidade incrível do Instagram é o sticker de legenda automática para Stories. Por ora, o recurso está disponível apenas em países de língua inglesa, mas a sua chegada já é muito aguardada em outras regiões do mundo. Depois de gravar um Story, o usuário seleciona o sticker de legenda automática e a ferramenta faz o reconhecimento das falas e cria uma legenda sincronizada ao vídeo na mesma hora. Esse recurso é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência auditiva no app, já que possibilita o entendimento dos mesmos.
  • Compartilhamento de tweets no story
    O Twitter está marcando presença no Instagram. Agora, se tem a possibilidade de fazer um compartilhamento mais rápido e fácil de tweets no Story. O usuário pode encontrar, dentro do Twitter, um botão com a opção de compartilhar o tweet nos Stories do Instagram. Quando o tweet for levado ao Story, é possível usar os recursos do editor do Instagram para personalizar, redimensionar, escrever e adicionar filtros, por exemplo.
  • Compartilhamento de links no Story para todos os usuários
    A funcionalidade de colocar um link em Story, o famoso “arrastar para cima”,  é um recurso exclusivo apenas para contas com mais de 10 mil seguidores. A grande novidade é que a plataforma está fazendo experimentos para permitir que qualquer usuário adicione links para sites externos em suas histórias.  A ideia é que, ao invés de arrastar para cima, o link seja adicionado em um sticker, que poderá ser movimentado e ajustado na tela de acordo com as preferências do usuário. Assim, todos que clicarem no adesivo serão direcionados à página linkada.
  • Pesquisa por palavra chave
    No aplicativo hoje existe a aba “Explorar”, onde você consegue buscar algo somente por hashtag, localização ou pelo nome de perfil de um usuário. Sendo assim, o Instagram divulgou que, em breve, será possível fazer pesquisas por meio de palavras-chave. A rede social anunciou que vai se basear nas legendas, datas e formatos das publicações, além de aprendizado de máquina, para entregar os resultados que os usuários desejam.
  • Pagamento dentro do Instagram Shopping
    O Instagram Shopping é um recurso que permite que marcas anunciem seus produtos de forma simplificada dentro da rede social.  Com um clique, o usuário pode visualizar o produto que desejar, caso tenha interesse, dentro do e-commerce ou no catálogo da loja no Facebook. Mas, para facilitar o processo de compra, o app anunciou que irá possibilitar o pagamento dentro do próprio Instagram Shopping, sem que o consumidor precise sair do aplicativo para finalizar a compra. 
  • Disponibilização do calendário para planejamento de conteúdo
    Essa novidade, em breve, disponibilizará um calendário para o planejamento dos posts. Ainda não tem 100% confirmado de como o recurso será, o que se especula é que seja possível ter uma visão geral de todas as postagens do Instagram, tanto os conteúdos já foram publicados, quanto os que estão agendados. Além disso, os usuários também terão acesso a recursos para facilitar a organização e gestão das publicações, como ferramentas e métricas mais específicas para o seu engajamento e público.
  • Timer de duração de Story
    Relembrando um pouco a época do Snapchat, o Instagram anunciou que vai adicionar um timer de duração no Story. O objetivo é que os usuários vejam quanto tempo falta para os stories saírem do ar, já que eles duram somente 24 horas, o que causaria uma certa urgência no consumo daquele conteúdo. Ainda não se sabe exatamente como o cronômetro vai funcionar, mas a suspeita é que a contagem seja adicionada abaixo do balão dos Storie ou em forma de círculo em volta dele.
  • Lançamento do feed vertical de Story
    E para concluir a lista de atualizações, a rede social está desenvolvendo uma novidade que promete ficar um pouco mais parecida, mais uma vez, com o TikTok: um feed vertical para Stories. O objetivo é otimizar e melhorar a usabilidade e a experiência do usuário, uma vez que a rolagem vertical é usada para navegar na maior parte das páginas da web mobile (como o feed do Facebook e a home do YouTube, por exemplo). 
Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário