O primeiro registro na história do uso de cupom de desconto foi em 1887 feito pela Coca Cola como ação de marketing. A ideia era imprimir em revistas um voucher onde as pessoas podiam recortá-lo e trocá-lo por um refrigerante nos stands de venda da bebida. A partir da década de 50, nos Estados Unidos, os cupons de desconto já eram oferecidos por supermercados e lojas de departamentos e metade da população já usava este benefício com frequência.
Na cultura brasileira, apesar de sermos loucos por desconto, nunca tivemos o hábito de recortar cupons e trocar por produtos ou desconto em lojas físicas. Mas isso vem mudando com o surgimento dos cupons de desconto online.
Com o crescimento do ecommerce no Brasil, muitos varejistas online começaram a oferecer descontos através de vouchers online para atrair novos compradores e para fidelizá-los. Hoje, praticamente todos os grandes varejistas online possuem a opção de uso de cupons de desconto em suas páginas de finalização de compra. Com isso, os consumidores começaram a buscar por códigos promocionais no Google com mais frequência, o que resultou em um aumento de demanda e consequentemente sites de cupom de desconto.
“O uso de cupom de desconto se tornou uma estratégia eficaz para as empresas, pois a percepção do consumidor ao aplicar o cupom e conseguir visualizar o desconto gerado ao finalizar a compra gera uma satisfação maior do que oferecer o tradicional desconto no preço do produto.” – comenta Rogério Vairo, fundador da Eu Amo Cupons.
Somente pelo Google, são feitas cerca de 3.5 milhões de buscas todo mês com o termo
“cupom de desconto” ou simplesmente “cupom” associado ao nome da loja. Estima-se que cerca de 9.5 milhões de brasileiros já tenham usado pelo menos uma vez um cupom de desconto online. Empresas como ifood, Rappi e Uber estão popularizando o uso de cupons no Brasil e consequentemente outras empresas se beneficiam com isso por tabela.
Americanas, Submarino, Kabum, Marisa, C&A, Hering, Netshoes e Centauro são apenas algumas das milhares de empresas que usam esta estratégia para vender e fidelizar seus clientes.
Mesmo que você seja um anunciante e não tenha uma margem alta para oferecer um cupom de desconto, tente utilizá-lo como um aliado para atingir algum objetivo de marketing: um cupom com um valor mínimo de compras pode ajudar a aumentar o seu ticket médio; um de frete grátis pode incentivar as pessoas de uma determinada região a comprarem; uma categoria específica pode alavancar as vendas daquele segmento e um para primeira compra pode incentivar a aquisição de novos usuários.
A Actionpay possui parceria com centenas de lojas online que fazem uso desta estratégia para aquisição de clientes. Marcas como Submarino, Amazon, Shoptime, Aliexpress, New Balance e muito mais.
Se você tem um ecommerce ou trabalha em um e quer expandir a capacidade de vendas, o programa de afiliados é uma boa. Acesse nosso site para se cadastrar como anunciante e faça um teste conosco. O cupom de desconto é tendência de marketing há mais de um século e se você ainda não fez o teste, vale a pena tentar!
Artigo escrito por Joyce Ribeiro e Rogério Vairo.