E-mail marketing ou marketing de conteúdo: qual o melhor para o seu negócio?

As empresas precisam investir em divulgação de produtos e serviços, podendo utilizar diferentes estratégias, incluindo o envio de e-mail personalizado e promovendo o marketing de conteúdo em diferentes plataformas digitais. 

Essas duas estratégias, especificamente, se mostram eficientes quando utilizadas conforme as finalidades propostas. 

No entanto, é válido dizer que o marketing de conteúdo pode ser aplicado dentro de um e-mail.

Inclusive, apesar de se tratar de dinâmicas diferentes, elas são complementares e podem ser aplicadas como estratégias de marketing digital de uma forma geral.

O inbound marketing é uma estratégia que visa atrair os leads, como são denominados os potenciais clientes e aqueles consumidores que demonstram interesse por uma marca, um produto ou um serviço como corte a frio de tubos.

Em um contexto amplo, é preciso valorizar a amplitude que se pode alcançar quando as estratégias são colocadas em prática de forma eficiente e com qualidade. 

Quando empregado de forma correta, é possível determinar o sucesso de uma marca, e o posicionamento que ocupa dentre um mercado tão concorrido. 

Ainda mais que as mudanças de hábito de compra se mostram cada vez mais evoluídas e voltadas para os meios digitais. 

A valorização de um e-mail marketing 

O e-mail é uma ferramenta eletrônica que está presente desde os primórdios da internet, quando esta foi disponibilizada para a sociedade de uma forma geral. 

Desde o princípio o e-mail é uma identificação própria, em que as pessoas mantêm esse endereço eletrônico para diversas ações, além de receber mensagens sobre o endereço comercial virtual estipulado por escritórios.

Por isso as empresas precisam valorizar o e-mail marketing da melhor forma possível, pois é uma ferramenta de conversão de leads em clientes com alto potencial de funcionamento, inclusive para o retargeting e nutrição.

É possível apresentar diversas justificativas que promovem as vantagens sobre o uso de um mailing apurado e disponível para o envio de e-mail marketing. 

Nesse sentido, vale destacar ao menos 4 aspectos que o investimento nesse tipo de publicidade digital se mostra efetivo, visto os seguintes benefícios:

  • Estabelece uma conexão única;
  • Impulsiona as vendas;
  • Possibilita a personalização de mensagem;
  • Reforça a credibilidade do remetente.

Caso seja necessário enviar um plano de atendimento a um condomínio residencial que precisa de administradora de condominios residenciais para a manutenção do local, por exemplo, o e-mail marketing pode contemplar diversos pontos e ainda ser utilizado para CTA (Call To Action).

Essa estratégia proposta dentro do e-mail pode levar os destinatários a páginas específicas, economizando tempo de quem recebe e garantindo uma audiência valiosa para a loja virtual, o e-commerce ou o marketplace no qual a empresa está inserida.

Marketing de conteúdo como forma de autoridade

Uma empresa precisa se posicionar perante os leads para determinar a potencialidade em que se encontra e conforme as necessidades de consumo. 

Para isso é disponibilizado o marketing de conteúdo, sendo produzido em diferentes formatos e que tem como objetivo principal atender ao público-alvo em suas principais dores e dúvidas. 

A produção deve levar em consideração a criatividade, e ser apresentado em diferentes formatos, entre os quais:

  • Artigos profissionais;
  • Podcasts com entrevistas;
  • Textos explicativos;
  • Vídeos institucionais e publicitários.

É importante ressaltar que a produção do marketing de conteúdo pode ter como finalidade produzir também as newsletters que são encaminhadas por e-mail. 

Ou seja, é uma complementação de estratégia que pretende, de qualquer forma, atingir o público de forma relevante. 

Além da autoridade proposta, uma construtora que trabalha com como fabricar velas em casa pode ter visibilidade maior entre os consumidores. 

Isso é tratado de forma coerente e atendendo aos princípios aplicados sobre a produção de um conteúdo rico de informações e com significado.

Mais ainda, é uma maneira de se tornar a fonte de informação, ganhando autoridade sobre determinados assuntos e uma referência para o público consumidor – e até mesmo para a concorrência.

Por fim, isso garante um melhor posicionamento e mais potencial de negócio.

Estabelecendo métricas de interesse interno

A medição referente a cada estratégia pode ser uma forma de encontrar a mais adequada, de acordo com o momento em que a empresa se encontra. 

No caso de e-mail marketing, é possível encontrar duas bastante específicas, e que devem ser analisadas de maneira separada.

  • E-mails abertos pelo lead

A partir do momento que uma empresa dispara um e-mail ou uma newsletter para o endereço eletrônico do mailing, é possível saber quem abriu e demonstrou interesse.

Isso demanda o uso de ferramentas digitais específicas que podem ser desenvolvidas por uma empresa de paineis solares rj e que seja de fácil aplicação.

Deste modo, consegue-se ativar os contatos e identificar quais materiais devem ser encaminhados para cada perfil de cliente, considerando os interesses. 

Inclusive, neste momento o conteúdo e o e-mail podem ser conciliados para uma estratégia mais efetiva.

  • Taxa de rotatividade do mailing

Pode ocorrer de constar dentro de um mailing um número exponencial, porém que não demonstre interesse sobre os produtos e serviços oferecidos por uma empresa. 

Dessa forma, essa métrica deve ser identificada a partir da rotatividade em que há o cancelamento de assinatura em relação ao número de leads captados por meios digitais, como landing pages, hot sites e redes sociais. 

Já no caso do marketing de conteúdo, a disponibilidade de métricas é maior, porém vale destacar ao menos duas relacionadas a consumo e que não devem faltar dentro do planejamento do marketing.

  • Visualização de página

Os indicadores voltados para a visualização de páginas de um site permitem rastrear a jornada de compra de um lead até a conversão em cliente. 

Essa métrica permite a identificação e avaliação de conteúdos que chamam a atenção do público, podendo ser um balizador para produção de materiais que são mais interessantes e atrativos.

  • Tempo médio por página

A experiência do consumidor é essencial para compreender como melhorar o atendimento, possibilitando o retorno e uma melhor experiência em uma segunda, terceira ou quarta visita, e assim por diante. 

Logo, o tempo médio gasto por página deve ser medido, pois pode determinar se o que foi pesquisado foi entregue de forma eficiente. 

Se alguém pesquisou sobre um reciclagem de bombeiro civil, todo o material deve estar relacionado conforme a localização e disponibilidade, e isso pode ser identificado com as ferramentas adequadas e dispostas nas ferramentas de marketing.

Público determina e-mail ou marketing de conteúdo

As estratégias adotadas para a conversão de leads podem ser significativas quando se trata do público a ser alcançado. 

Portanto, é preciso identificar qual a melhor forma de se comunicar com o potencial cliente, e como fazer isso de forma acertada.

Há dois mercados distintos que podem ser divididos como B2B (Business To Business) e B2C (Business To Consumer). 

Ambos estão relacionados ao mundo dos negócios, porém o primeiro trata da comercialização entre empresas e o segundo abrange a relação de empresas e consumidores.

No primeiro caso, o marketing de conteúdo pode ser aplicado em um evento formal, ou uma feira de negócios, em que o sentido corporativo se torna mais sensato e profissional, como fabricante de produtos sustentaveis para construtoras e incorporadoras, bem como nos materiais disponibilizados nas mídias digitais.

Dessa forma, o e-mail pode ser aplicado em um segundo momento, quando as parcerias comerciais estão estabelecidas. Pode ser o envio de um catálogo com os produtos e serviços, ou a formalização do contrato.

No caso seguinte, as empresas se colocam à disposição dos consumidores de forma direta, com o intuito de realizar uma venda, qualquer que seja a marca representada, e os produtos e serviços que tem à disposição.

Nessa situação, o e-mail marketing pode ser enviado continuamente, porém com parcimônia, para não cair no erro de criar um spam e ser relegado diretamente à lixeira. 

O marketing de conteúdo trata da prática de SEO (Search Engine Optimization), em que palavras-chave são incluídas nos materiais distribuídos para se tornarem destaque em plataformas de busca, remetendo à autoridade sobre assuntos específicos. 

Sendo assim, é preciso identificar de maneira apropriada como será a abordagem para estabelecer a forma como será aplicada na comunicação. 

De todas as formas, é preciso destacar que ambas as estratégias são importantes e devem ser colocadas em prática em algum momento.

Conclusão 

As empresas devem aplicar as estratégias que melhor atendam às necessidades relacionadas à divulgação da marca, do reposicionamento no mercado e no lançamento de produtos e serviços. 

Tanto o e-mail marketing quanto o marketing de conteúdo se estabelecem de maneira significativa, sendo explorados de forma eficiente conforme as características adotadas em cada planejamento de uma campanha publicitária e conforme os objetivos do negócio.

O foco principal deve ser direcionado sempre para causar impacto sobre o público-alvo, promovendo a conversão de leads em clientes fidelizados. Uma clínica veterinária pode oferecer um exame de sangue gato com descontos, por exemplo.

O envio de uma ecobag com a marca da empresa para clientes pode ser apenas uma forma de garantir a expansão corporativa utilizando estratégias de um marketing mais tradicional.

Já o encantamento proposto dentro do inbound marketing visa a divulgação espontânea e contínua por parte dos clientes, porém não pode ser descuidado e, por isso, tanto o e-mail marketing deve ser recorrente quanto o marketing de conteúdo deve ser esclarecedor. 

Por fim, vale destacar que ambos possuem vantagens significativas e que não devem ser descartadas em nenhum momento. 

Na verdade, é uma questão de oportunidade e, conforme se mostram as situações em que uma campanha publicitária se apresenta, o que melhor atende o negócio naquele momento e dentro do público almejado. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário