A popularização do uso de cupom de desconto online no Brasil

O primeiro registro na história do uso de cupom de desconto foi em 1887 feito pela Coca Cola como ação de marketing. A ideia era imprimir em revistas um voucher onde as pessoas podiam recortá-lo e trocá-lo por um refrigerante nos stands de venda da bebida. A partir da década de 50, nos Estados Unidos, os cupons de desconto já eram oferecidos por supermercados e lojas de departamentos e metade da população já usava este benefício com frequência. 

Na cultura brasileira, apesar de sermos loucos por desconto, nunca tivemos o hábito de recortar cupons e trocar por produtos ou desconto em lojas físicas. Mas isso vem mudando com o surgimento dos cupons de desconto online.

Com o crescimento do ecommerce no Brasil, muitos varejistas online começaram a oferecer descontos através de vouchers online para atrair novos compradores e para fidelizá-los. Hoje, praticamente todos os grandes varejistas online possuem a opção de uso de cupons de desconto em suas páginas de finalização de compra. Com isso, os consumidores começaram a buscar por códigos promocionais no Google com mais frequência, o que resultou em um aumento de demanda e consequentemente sites de cupom de desconto.

“O uso de cupom de desconto se tornou uma estratégia eficaz para as empresas, pois a percepção do consumidor ao aplicar o cupom e conseguir visualizar o desconto gerado ao finalizar a compra gera uma satisfação maior do que oferecer o tradicional desconto no preço do produto.” – comenta Rogério Vairo, fundador da Eu Amo Cupons.

Somente pelo Google, são feitas cerca de 3.5 milhões de buscas todo mês com o termo 

“cupom de desconto” ou simplesmente “cupom” associado ao nome da loja. Estima-se que cerca de 9.5 milhões de brasileiros já tenham usado pelo menos uma vez um cupom de desconto online. Empresas como ifood, Rappi e Uber estão popularizando o uso de cupons no Brasil e consequentemente outras empresas se beneficiam com isso por tabela. 

Americanas, Submarino, Kabum, Marisa, C&A, Hering, Netshoes e Centauro são apenas algumas das milhares de empresas que usam esta estratégia para vender e fidelizar seus clientes. 

Mesmo que você seja um anunciante e não tenha uma margem alta para oferecer um cupom de desconto, tente utilizá-lo como um aliado para atingir algum objetivo de marketing: um cupom com um valor mínimo de compras pode ajudar a aumentar o seu ticket médio; um de frete grátis pode incentivar as pessoas de uma determinada região a comprarem; uma categoria específica pode alavancar as vendas daquele segmento e um para primeira compra pode incentivar a aquisição de novos usuários.

A Actionpay possui parceria com centenas de lojas online que fazem uso desta estratégia para aquisição de clientes. Marcas como Submarino, Amazon, Shoptime, Aliexpress, New Balance e muito mais. 

Se você tem um ecommerce ou trabalha em um e quer expandir a capacidade de vendas, o programa de afiliados é uma boa. Acesse nosso site para se cadastrar como anunciante e faça um teste conosco. O cupom de desconto é tendência de marketing há mais de um século e se você ainda não fez o teste, vale a pena tentar! 

Artigo escrito por Joyce Ribeiro e Rogério Vairo. 

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário