WhatsApp Comunidades: como funciona esse recurso?

Desde o seu surgimento, o WhatsApp se tornou o recurso digital mais utilizado para comunicação instantânea. Prático e funcional, o aplicativo se revelou útil para diversas finalidades, como se comunicar com a família, participar de grupos do colégio dos filhos e, até mesmo, incorporá-lo enquanto ferramenta de venda nas empresas.

Hoje, já é possível dizer que sem o WhatsApp, o dia a dia das pessoas restaria prejudicado dada a relevância que a plataforma tem na vida dos indivíduos. Por isso, a Meta, empresa responsável pela ferramenta, vem desenvolvendo diversas melhorias e inovações, a fim de ser ainda mais útil no universo corporativo e uma das mais recentes foi o WhatsApp Comunidades.

Por meio dele, será possível criar subgrupos e tornar a comunicação com maior número de pessoas ainda mais eficiente. A função chegará ao Brasil em 2023. Se interessou e deseja saber como isso pode ser um aliado das vendas? Então, confira o post completo!

O que é o WhatsApp Comunidades?

Recentemente, a Meta anunciou um conjunto de novidades para o aplicativo WhatsApp. Dentre as várias modificações, está o WhatsApp Comunidades, uma ferramenta que possibilitará agregar vários grupos que tenham relação em um só ambiente compartilhado, funcionando como uma espécie de subgrupo.

Para ficar mais fácil de entender, pense na seguinte situação:

Você é dono de uma empresa que possui diversos setores. Assim, ao invés de criar um grupo em que todos estejam e mais vários outros para cada setor, com o Comunidades, você poderá criar uma comunidade para a sua empresa e nela, gerar vários subgrupos de acordo com cada segmento. Assim, além da organização e da centralização desses agrupamentos por temas, áreas e segmentos, a comunicação também se tornará ainda mais fácil e assertiva, pois será possível enviar uma mesma mensagem para vários deles.

Nele, a figura do administrador terá ainda mais comando porque além de controlar esses grupos, ele também poderá enviar avisos para grandes agrupamentos de participantes simultaneamente.

Leia também: Autopromoção: aprenda as melhores técnicas!

Como criar uma comunidade no WhatsApp?

O WhatsApp Comunidades já está sendo testado por usuários de todo o mundo, mas no Brasil, a ferramenta apenas será liberada para uso a partir de janeiro de 2023.

Isso porque, atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público Federal, a Meta somente lançará a ferramenta após passado o período da eleição, a fim de evitar o compartilhamento de fake news e maiores transtornos para o período eleitoral.

Assim, quando estiver disponível, a criação das comunidades será de responsabilidade dos moderadores, da mesma forma como ocorre com a atual versão. O administrador vai continuar gerindo as entradas de participantes e também a divisão dos subgrupos.

É possível criar uma comunidade para vender produtos ou serviços?

Sim, é plenamente possível se valer do WhatsApp Comunidades para vender e, na verdade, essa aplicabilidade será ainda mais efetiva. Nós, inclusive, já falamos sobre como utilizar o WhatsApp para as vendas por aqui. Se você quiser se aprofundar mais no tema, basta acessar e conferir o conteúdo!

Por meio da ferramenta, você conseguirá tornar a comunicação entre empresa e cliente mais otimizada e organizada, podendo criar grupos específicos para divulgar produtos, serviços, promoções, formas de pagamento e muito mais.

Você tem uma loja de roupas e deseja obter o feedback de clientes que já compraram e tiveram experiência com a sua marca. Assim, ao invés de enviar uma mensagem em particular ou em um grupo em que estão presentes vários consumidores, você pode criar um grupo específico e colocar nele determinados clientes.

Além disso, você também pode fazer uma segmentação de acordo com os perfis de clientes.

Dono de uma loja de produtos para pets, você pode criar subgrupos de acordo com as demandas dos seus clientes. Dessa forma, ao invés de compartilhar os novos produtos para todo tipo de animal e tornar a visibilidade desses produtos desorganizada, em razão da quantidade de conteúdo enviado, é possível criar uma comunidade para a sua empresa e nela gerar vários grupos para os clientes que tem gato, cachorro, pássaros e assim por diante.

Com isso, quando você enviar uma novidade que chegou na loja para os felinos, o conteúdo será visto por aqueles que realmente têm interesse.

Outra maneira pela qual o WhatsApp Comunidades pode ajudar com as vendas, é por meio de ações especiais, ajudando a direcionar os destinatários. Veja:

Imagine, por exemplo, que você deseja liberar vantagens para aqueles clientes fidelizados ou compartilhar cupons de desconto. A partir dessa ferramenta, você pode gerenciar um grupo, incluindo os clientes mais engajados, e liberar os benefícios.

Essas são só algumas das diversas funcionalidades que a plataforma irá gerar. Conforme for sendo utilizada, nossas funções e ideias irão surgir.

E já que estamos falando sobre anúncios digitais, confira o nosso conteúdo sobre o tema e saiba como fazê-los!

Bem, agora que você sabe o que é o WhatsApp Comunidades, como ele vai funcionar e como pode ajudar a alavancar as vendas de produtos e serviços, que tal já começar a se preparar para o lançamento da ferramenta no Brasil? Continue acompanhando o blog da Actionpay e aproveite também para descobrir como usar o WhatsApp Business!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário