Marketing de influência: o que é e a sua relevância

Sabe aquela(e) influenciadora(e) que você segue e ao fazer as famosas “publis” de uma empresa, conseguiu esgotar o estoque de determinado produto? Então, a lógica do marketing de influência é justamente essa: o produtor de conteúdo que possui grande quantidade de seguidores serve como uma espécie de ponte entre esses usuários e a marca.

Essa técnica é amplamente utilizada já há muito tempo e hoje em dia, está acontecendo o seu fomento a partir das redes sociais, cujo propósito consiste em divulgar produtos ou serviços por meio de uma pessoa que detém forte influência sobre outras.

Aqui, a Actionpay vai te explicar do que se trata o marketing de influência e destacar como aplicar essa estratégia no seu negócio e alcançar bons resultados. Para conferir, continue acompanhando o nosso conteúdo!

O que significa marketing de influência?

O marketing possui diversas vertentes, como o marketing de conteúdo, de relacionamento, de performance, entre outras tantas. E uma dessas modalidades é o marketing de influência ou Influencer Marketing, isto é, uma estratégia que contempla uma parceria entre uma empresa e uma pessoa com muitos seguidores e de notória influência que, em regra, é um produtor de conteúdo ou uma figura pública.

Desse modo, ao publicar uma marca nas plataformas digitais, esse indivíduo acaba por influenciar a tomada de decisões dos seus seguidores. Em suma, o influenciador digital sabe se comunicar, se conectar e gerar engajamento com a sua audiência e cada empreendimento escolhe aqueles que melhor se encaixam ao seu segmento. Assim, há uma união perfeita de diferentes fatores.

E não é necessário ir muito longe para captar a essência desse método:

Pense se alguma vez você já adquiriu algo após ver isso no perfil do Instagram de um(a) influenciador(a) que você segue. E é difícil, mas pode ser que isso jamais tenha acontecido com você; logo, basta refletir sobre o poder de influência de grandes bloguers como Virgínia Fonseca, Juliette, Carlinhos Maia e outros ou daquele influenciador da sua região.

A publicidade tradicional sempre utilizou essa técnica para fazer anúncios. Porém, antes eram artistas, cantores e outras pessoas que faziam essa divulgação nos meios mais variados possíveis. Hoje, o fomento do marketing de influência tem um campo fértil nas redes sociais.

Quais são as vantagens do marketing de influência para o seu negócio?

A lista que aborda a relevância do Influencer Marketing é extensa, abaixo elencamos os principais pontos que evidenciam a importância dessa técnica, confira:

  • O contato com os influenciadores é acessível;
  • Alcance de pessoas que estão dentro do perfil do seu público-alvo;
  • Estabelece-se um vínculo de confiança mais rápido, considerando que a palavra vinda do influenciador tem valor;
  • Fortalece a sua marca e a credibilidade dela;
  • Maior visibilidade da marca;
  • Maior possibilidade de gerar novas parcerias;
  • Lapida a sua estratégia de marketing, tornando-a mais efetiva;
  • Auxilia diretamente no processo de decisão de compra;
  • Alcance de resultados reais;
  • Aumento das vendas substancialmente;
  • Entre outras.

E se você se interessou em entender o mundo dos grandes sucessos da internet, confira o texto “Quanto ganha um influenciador digital? Saiba mais sobre essa profissão!“.

Como utilizar o marketing de influência?

Tendo em mente os benefícios que a sua empresa pode alcançar com essa modalidade de marketing digital, convém estabelecer alguns parâmetros que indicam como é possível colocá-lo em prática.

1. Não tenha medo de ser criativo

Tanto na escolha dos influenciadores quanto na criação das estratégias que serão passadas para eles, contar com a criatividade é ponto crucial. Isso porque hoje a quantidade de publicidades feitas por meio das blogueiras nas redes sociais assume um elevado patamar, o que pode cansar o consumidor.

Por isso, mais do que nunca se destacar é mais que uma necessidade, é um desafio – e ser criativo quanto a estratégia adotada é uma das ferramentas mais efetivas. Por isso, crie uma big idea, pense com cuidado como se dará a abordagem de publicidade, analise quais os pontos que as particularidades de cada influencer podem ser explorados e o principal: não sinta receio de pensar fora da caixa!

2. Conheça o seu público

Para saber como ser criativo, é importante entender o perfil do seu público ideal, de modo a conhecê-lo extremamente bem. Ao conhecer bem os seus potenciais clientes, você conseguirá ter estratégias assertivas e segmentar a sua atividade. Com isso, será mais fácil atrair a atenção do seu público e conversar com eles de forma humanizada e, ao mesmo passo, estratégica.

Por meio disso também será possível definir quais os influenciadores têm mais conexão com o seu produto ou serviço.

3. Estabeleça objetivos claros

Após conhecer bem o seu público-alvo e as suas predileções, é hora de definir quais são as metas que o seu negócio deseja conquistar ao colocar o método do marketing de influência em prática. Por isso, é essencial dispor de objetivos precisos, alcançáveis e reais para que, depois da estratégia ser executada, seja possível analisar os resultados e compreender se a tática obteve êxito ou não.

4. Escolha o influencer ideal ao seu negócio

Com todas as medidas anteriores feitas, é hora de escolher a pessoa que melhor se encaixa com o seu negócio e, mais do que isso, a que tem engajamento mais forte com os seguidores que pertencem ao perfil de cliente ideal da sua empresa. Por isso, vale uma dica importante: não considere apenas o volume de seguidores, observe a conexão que o produtor de conteúdo tem com a audiência.

Bem, agora que você sabe o que é o marketing de influência, entende as suas vantagens e conhece as etapas para colocá-lo em prática, é hora de colocar a mão na massa e utilizar essa estratégia para alavancar as suas vendas.

Continue acompanhando o blog da Actionpay e não deixe de conferir o post sobre estratégias de marketing digital para o seu e-commerce!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário