Entenda o que é CPM, CPC, CPA e a função de cada um para o marketing

Na hora de fazer um anúncio, entender qual a forma de divulgação se torna essencial, analisando qual a melhor para sua empresa e qual agradará mais o seu público pode fazer total diferença, a fim de atingir números excelentes e garantir um retorno positivo para seu empreendimento.

E, dentro desse nicho de anúncios, encontramos os três principais: Custo por Mil (CPM), Custo por Clique (CPC) e o Curso por Aquisição (CPA).

Esses são anúncios que geram números e pagamentos de formas diferentes e todos contam com pontos positivos para traçar uma estratégia de marketing que deve ser muito bem definida e utilizada.

Para você entender melhor o que significa cada um deles e como utilizá-los da maneira correta, nós preparamos esse conteúdo com os principais tópicos para tirar suas dúvidas. Continue na página e boa leitura!

Afinal, o que é o CPM (Custo por Mil)?

O custo por mil é uma métrica gerada pelo anúncio, na qual deve ser pago ao divulgador um valor já pré-determinado a cada mil impressões (as quais são as visualizações dos usuários da web). Dessa forma, você terá que pagar um valor mesmo que a pessoa não acesse o anúncio e não seja convertido a algo para a empresa.

Trata-se de uma estratégia que visa o alto volume de visualizações que o anúncio irá gerar, sendo uma ótima ação para empresas de médio e grande porte, aumentando a marca da empresa em campanhas de branding.

Além disso, quanto menor o público e mais alta for concorrência, mais caro o CPM tende a ser. O cálculo para o CPM o valor é bem simples, assim que souber o valor do divulgador, coloque nessa fórmula: valor gasto com anúncios/ impressões de anúncios * 1000.

E o que significa CPC (Custo por Clique)?

Diferentemente do CPM, que paga por visualizações, no CPC há valores a serem pagos apenas quando o usuário clica em anúncio e entra no site do anunciante. Esse tipo de anúncio é bom para calcular os resultados, uma vez que é possível ter um número mais exato de acessos em determinada campanha.

Além disso, boa parte dos usuários que acessam o site ou a url da campanha através do anúncio tendem a adquirir algum produto ou serviço, visto que se ela mesma se interessou pelo anúncio e acessou. Portanto, a porcentagem de conversão aumenta consideravelmente.

O CPC é um ótimo caminho para quem está começando um negócio agora e quer ter mais acessos em seu site, o gasto é relativamente menor e as chances de conversões são maiores.

A fórmula do CPC é: custo total / número de cliques.

E o que é o CPA (Custo por Aquisição)?

O caso do CPA é um pouco diferente dos outros dois e é a mais cara também dentre às estratégias de CPM, CPC e CPA. Nesse tipo de campanha, você só pagará caso você tenha sucesso e alcance o objetivo final — podendo ser a venda de algum item, download de um material ou outra métrica relacionada à aquisição (ação concreta do usuário em uma página).

Por demorar um pouco mais para gerar uma ação desejada, o custo acaba sendo um pouco mais elevado, entretanto, compensa para empresas com uma margem de lucro um pouco mais alta do que o comum, pagando ao divulgador apenas se você realizar a venda.

Saiba mais no post: CPA: Custo por ação ou custo por aquisição?

Por que conhecer essas métricas é importante para quem trabalha na web?

Conhecer essas métricas é importante para determinar o melhor tipo de investimento que você deve fazer em seu negócio, qual a ideia e a estratégia para gerar mais leads ao seu site e aumentar sua rentabilidade.

Além disso, você precisa ter um anúncio muito bem definido e, claro, para surtir ainda mais efeito, não basta apenas gerar anúncios e não ter um conteúdo para atrair as pessoas. É necessário entender qual o seu público, criando uma persona para, então, conseguir delimitar qual o melhor anúncio a ser utilizado.

E, afinal, no que investir?

Quando consideramos anunciar algum produto ou serviço na internet, é necessário se atentar a uma série de decisões importantes e identificar qual o melhor tipo de investimento para realizar naquele momento e, claro, destinar um valor máximo para ser aplicado nessa campanha, destinando uma renda específica para a campanha.

E analisar se é melhor atrair mais pessoas para visualizarem o anúncio e conhecerem a sua marca ou fazer uma ação mais voltada para a conversão.

Vimos que essas três modalidades de anúncios tem suas vantagens, com foco em determinada ação, com isso, como dissemos, é imprescindível que você estude e analise qual dos três se encaixa melhor para o que está buscando no momento.

Ao investir em uma campanha sempre verifique como está o andamento da mesma para identificar se deve continuar ou é necessário traçar outra estratégia.

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo! E para saber mais sobre esse meio, continue acompanhando o blog da Actionpay!

E não deixe de conferir: nutrição de leads: o que é e quais são as estratégias?

Até a próxima leitura!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário