Preciso ter um CNPJ? 9 vantagens de formalizar seu trabalho

Está começando o seu empreendimento e gostaria de saber mais sobre as vantagens de ter um CNPJ e para o que exatamente ele serve? Saiba que você não está sozinho e que essa é uma dúvida presente na jornada daqueles que tiveram a coragem de navegar e investir em um negócio próprio.

Quer conhecer as principais vantagens de aderir a um CNPJ? Continue a leitura e confira na sequência:

1. Legalização do recolhimento de impostos

Sim, sabemos que o pagamento de impostos costuma ser uma etapa bastante burocrática. Contudo, quando de falamos de negócios, se torna ainda mais imprescindível.

O cálculo do imposto é realizado a partir dos dados cadastrados a respeito do volume de movimentações e rendimentos que seu empreendimento gera. Então, haverá sim uma proporcionalidade, garantindo uma equivalência à sua realidade.

Para os empreendimentos de menor porte, como o Microempreendedor Individual(MEI), esses impostos mensais têm um valor fixo e também compatível.

Também, ao legalizar seu recolhimento, você garante estar em dia e sem gerar débitos e penalizações junto à Receita.

Leia também: Quero ter um e-commerce, e agora?

2. Emissão de nota fiscal

Notas fiscais são a comprovação final de seu fluxo de vendas ou de prestação de serviço. Sem elas, os cálculos de rendimento não têm como ocorrer. Além de serem importantes para os órgãos oficiais, essa prática também demonstra para a sua clientela a profissionalização e seriedade de seu trabalho.

Outro ponto de extrema relevância é que, ao emitir notas fiscais, você pode expandir suas relações comerciais e passar negociar com outras empresas, que certamente farão a solicitação de nota.

3. Formalização de sua equipe de trabalho

Caso trabalhe com colaboradores, só poderá utilizar das leis trabalhistas e da possibilidade de formalização desse vínculo empregatício se tiver um CNPJ em nome de sua empresa.

É a possibilidade de sair da informalidade e de propiciar o acesso a direitos e deveres legalmente estabelecidos.

4. Legalização perante a Receita

Outra importante possibilidade relacionada a ter uma situação legalizada e legítima perante a Receita é que, a partir da garantia do cumprimento de seus deveres, você não corre o risco de sofrer punições pela Federação.

Ter rendimentos não declarados pode levar a uma acusação de sonegação fiscal, podendo gerar como consequência a chance de fechamento dos seus negócios ou até mesmo prisão. Portanto, cuidado.

5. Ter a possibilidade de acesso a uma linha de crédito

As instituições financeiras costumam ofertar a possibilidade de obtenção de linhas de crédito com descontos especiais e diferenciados para empreendedores. E, para ter acesso a essa chance, é necessário estar com seu registro, CNPJ, legalizado e sem o registro de débitos e multas.

6. Ter a chance de participação em licitações públicas

Instituições e órgãos públicos tem um mecanismo específico e diferenciado para a contratação de produtos e serviços: a licitação pública – uma seleção onde somente empreendimentos que estejam formalmente operantes e legalizados podem concorrer.

7. Expansão das possibilidades de atuação

Caso tenha o desejo e planos de investir no desenvolvimento de seu negócio, essa é outra vantagem proporcionada pelo CNPJ.

Enquanto as linhas de crédito te permitem realizar o financiamento de serviços e bens de menor porte e valor, o acesso à possibilidade de realização de um empréstimo propiciam uma aquisição de maior valor.

Pode ser a oportunidade perfeita para tirar do papel os desejos de aumentar os resultados financeiros do seu trabalho!

Veja também: Melhores técnicas de venda on-line para aumentar as conversões!

8. Contribuição para a previdência social

Não são só os colaboradores do seu negócio que podem ter acesso a direitos trabalhistas. O sonhado acesso futuro à segurança de uma aposentadoria também é um benefício para empresários – que pode ser obtida por aqueles que tem seu negócio formalizado.

Já dentre os impostos pagos mensalmente, há uma taxa em específico designada ao INSS.

9. Expansão das formas de pagamento

Mais uma das vantagens de ter um CNPJ: ao ter o seu cadastro, seu negócio ou serviço passa a contar com possibilidades de pagamento que não são acessíveis caso você empreenda apenas enquanto pessoa física.

E pensar em maiores formas de pagamento é mostrar ao seu cliente que você está atento às suas necessidades e pronto para facilitar suas compras! Resultado? Mais pessoas aderindo aos seus produtos ou serviços!

O que é CNPJ?

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, é a identidade oficial de um negócio perante os órgãos governamentais. Pense enquanto um CPF ao nível empresarial.

Ele é o responsável por abarcar os principais dados envolvendo o seu empreendimento. Com isso, é natural que empresas que estão no mercado recentemente, ou estão visando alguma possibilidade de crescimento, ainda não o tenham. Afinal, sabemos que dar o pontapé no mundo dos negócios nem sempre é algo fácil, não é?

O registro em CNPJ deve ser visto, então, enquanto uma das principais ferramentas, etapas e estratégias de impulsionamento do seu trabalho. É a oportunidade de estar formalmente legalizado perante a lei e fiscalização, além de poder desfrutar os benefícios e utilidades que isso trará!

Que tipo de negócio pode ter CNPJ

Todo empreendimento pode e dever ter um registro de CNPJ. Engane-se quem pensa que apenas grandes coorporações e serviços pode estar formalizados e legalizados.

No momento da realização do cadastro no site da Receita Federal, você fará a sinalização específica sobre a origem de seu negócio. E, caso seja um microempreendedor, essa também é uma possibilidade para você.

Então, seja qual for sua realidade, é muito importante que faça todo investimento possível para impulsionar seu crescimento.

Como é o processo de regularização de CNPJ:

O acesso ao site da Receita Federal é o ponto de partida. Lá, existem algumas ações principais que vão nortear a sua solicitação:

  • Na aba de consulta prévia você confere a informação com relação à possibilidade de seu negócio efetuar as atividades na região onde você precisa;
  • Na etapa de coleta, é o momento de informar todos os dados referentes ao seu empreendimento e atividade;
  • O momento de solicitar licenças vem posteriormente. E elas serão as autorizações legais para suas funções.

É gerado um protocolo, que te permite estar a par do andamento de todos os pedidos realizados.

E em determinado momento, você receberá uma mensagem informando a respeito da necessidade de comparecer à Junta Comercial de sua região ou na Prefeitura. Somente assim será possível concluir sua solicitação e ter a avaliação de seu pedido realizada!

Viu como você pode estar a apenas um passo de usufruir de todas as possibilidades e vantagens de ter um CNPJ? Não perca tempo e invista na formalização do seu trabalho, afinal o momento para crescimento é agora!

Aproveite para conferir nosso post sobre as melhores técnicas de autopromoção. Lá te damos dicas de como promover o seu negócio e garantir mais visibilidade entre possíveis clientes. Continue acompanhando nosso blog para mais dicas do mundo do empreendedorismo!

Até mais!

Avalie este post
Actionpay

Actionpay

A Actionpay é uma plataforma de afiliação lançada em 2010 para atuação no mercado CPA (Custo por Ação) com foco em alta performance. Atualmente, contamos com centenas de afiliados que atuam com nossas campanhas e conseguem garantir sua renda com marketing de afiliação, atuando em várias frentes nas plataformas digitais. Em nosso blog, disponibilizamos diversos conteúdos sobre estratégias de marketing digital, campanhas, black friday, performance digital e muito mais. Tudo para que você possa aprender como atuar nesse universo e tornar-se um parceiro da Actionpay. Aproveite nossos conteúdos semanais e garanta sua renda com a gente!

Deixe um comentário