27
Junho

5 segredos para você escrever textos mais persuasivos

O marketing aplicado na internet continua crescendo. Ter um site já não é mais artigo de luxo, é uma necessidade. Um bom site para o seu negócio é uma espécie de cartão de visitas. Só que muitos empreendedores que possuem site reclamam porque têm pouco – ou nenhum – retorno no mundo virtual. Investem em tecnologia, design e mesmo assim suas páginas não convertem leads. O que é muito frustrante! Quando paramos para analisar as páginas, identificamos que os textos – um dos itens mais importantes do site – não influenciam os internautas a realizarem uma ação. Normalmente os textos não passam credibilidade ou não conseguem ser atrativos para o público alvo, resultando numa alta taxa de rejeição.

 

Neste artigo veremos 5 pontos básicos para você desenvolver textos mais persuasivos e claros para seu site. Vamos lá!

 

FOQUE NOS BENEFÍCIOS

Fale menos sobre você! Fale menos sobre sua marca e mais sobre como você pode solucionar o problema do seu potencial cliente. Nada de empurrar que sua empresa é a líder de mercado e coisas desse tipo. Pare de afirmar repetidas vezes suas características positivas.

 

Suas qualidades são muito boas e podem ser um diferencial no mercado, mas há algo ainda mais interessante para seu público: os benefícios. Isso mesmo! Quais são os benefícios que seu cliente obterá ao comprar seu produto?

 

É sobre isso que você deve escrever. Quando você for escrever um texto para seu site, fale menos sobre sua empresa e mais sobre os benefícios, sobre como os seus clientes alcançarão a transformação que tanto desejam.

 

“Quem quer matar a sede não procura entender a fórmula da água”.
– Fernando E. Tavares

As pessoas querem saber menos sobre você e mais sobre o que você pode fazer por elas. Mostre que você tem a solução e seu potencial cliente correrá atrás você.

 

USE CALL-TO-ACTION

O termo “call-to-action” em tradução livre significa “chamada para ação”. No meio digital isso quer dizer que você tem que deixar claro para o internauta qual é o próximo passo que ele deve seguir. Você deve rechear o texto com convites para o internauta tomar uma ação que você deseja que ele faça. É importante que estas palavras ou botões estejam linkadas com páginas importantes do seu site. Por exemplo: “Matricule-se já” ou “Faça seu orçamento agora”.

 

MENCIONE DORES

Lembre o internauta da dor que ele sente. Pode ser o desejo, mas é mais efetivo mencionar as dores. Qual solução seu potencial cliente está procurando? Ou melhor: que problema ele quer resolver? Vamos supor que você venda produtos para emagrecimento. Faça perguntas assim:

 

Meu potencial cliente quer emagrecer?
Quais suas principais dores?
Ele tem vergonha do seu corpo?
Está perdendo oportunidades profissionais?
Está ficando depressivo?
O período do verão é um tormento para ele?

Você descobre as dores do seu público-alvo fazendo pesquisas com ele. Quanto mais específico melhor.

 

Fique tranquilo! Seu potencial cliente te contará tudo. Você não tem ideia de como as pessoas estão prontas para desabafar na internet. Nos textos que você escreve poderá mencionar estas dores. Você não fará isso para fazer as pessoas sofrerem ainda mais. Não! A finalidade é apenas mostrar que você tem uma solução para resolver o problema delas.

 

LEMBRE DA ESCASSEZ

Mencione algum tipo de escassez no texto. A regra universal é: quanto menor a quantidade de um produto, mais valioso se torna. Nós tendemos a valorizar aquilo que é raro ou difícil de conseguir. Por isso as lojas anunciam “estoque limitado” ou “somente nesta semana”.

 

Vou te dar 3 tipos de escassez legais para você usar:

Preço vai subir: fale que o preço vai subir em breve. Se a pessoa não tomar ação agora poderá perder a oportunidade de comprar por um preço mais baixo.
Os bônus não serão dados no futuro: se você não pode dar desconto no preço pode criar um bônus para dar para as pessoas que comprarem até o dia X. Você pode mencionar que estes bônus são limitados.
A oferta não vai ficar no ar para sempre: você pode criar uma campanha especial para aquecer as vendas, mas que só existirá por um período limitado de tempo.

É claro que há várias ideias para aplicar. Mas nunca esqueça: as pessoas sentem mais interesse por aquilo que é escasso. Crie promoções com frequência, limite prazos ou quantidades. Deixe isso claro no texto. Assim seus produtos ficam mais atrativos e seu texto mais persuasivo. Porém, a escassez precisa ser real. Fale a verdade.

 

DÊ ALGUMA GARANTIA

Mencionar garantias no texto dará um grande destaque. Isso é muito importante para conquistar novos clientes. Não falo somente de garantia de produtos, mas de promessas que você garante que cumprirá.

 

Por exemplo:
"Entregamos em sua casa até amanhã"
"Se não resolvermos seu problema devolvemos seu dinheiro"
"Se a gente atrasar sua entrega, você ganha 50% de desconto"

E por aí vai. É importante você identificar formas de oferecer garantias além da garantia oferecida pelos fabricantes. Deixe estas garantias bem claras no texto e você ganhará pontos com seu público alvo. E em alguns casos deixará seu concorrente na poeira.

 

Fonte: ramontessmann.

 

• equipe actionpay

 

Deixe uma resposta